Produtividade no emprego

krendam

New member
Vou resumir a ideia, o que fazem voces para serem mais produtivos? Planeiam tudo? Vão para algum sitio especial?

Preferem trabalhar quando não há pessoas em redor?

No meu caso, eu em Portugal trabalhava sempre a horas que estavam as pessoas para ir almoçar, noites e manhas, porque os barulhos distraiam-me. Mas o que me fazia ser produtivo, quando se tratava de papelada e analisar dados, era pegar no carro a hora de almoço ou algo assim, e ir para a Ria de Aveiro ou para a praia, pegar no portatil e trabalhar, seja dentro do carro ou em cafés na praia (na primavera então ou nos dias solarengos de inverno, era qualquer coisa).

Agora aqui na holanda, sem carro, sem essa possibilidade de fugir a qualquer momento, sinto-me totalmente preso e improdutivo, apesar desta cultura nordica.

PS: estou a olhar pelo escritorio e está um VW golf caído numa vala (grande, diga-se). Foi de traseira e nao se ve ninguem....nozes a quem nao tem dentes[:D]

Fala-se muito da falta de produtividade em Portugal, que os salários não aumentam por causa disso

O Belmiro de Azevedo veio há dias criticar os portugueses

Para mim a baixa produtividade é a consequência de baixos salários e das condições de trabalho e não o contrário

se se fosse a uma empresa, onde os empregados ganhassem o ordenado mínimo, e se dividisse os empregados em 2 grupos :

- um que recebesse bónus de produção, tipo mais uns 200 ou 300 euros
- um que não recebesse nada

eu apostava que o primeiro grupo iria certamente produzir o dobro ou o triplo

outra coisa que contribui para a produtividade são as condições de trabalho :

- obrigar a trabalhar muitas horas seguidas, não conceder dias de descanço, etc...

Sou produtivo na medida que faço tudo o que tenho para fazer diariamente. Planeio o meu dia de manhã consoante a carga de trabalho.

O barulho não me pode incomodar pois tenho constantemente gente a falar ao telefone na mesma sala.

Fala-se muito da falta de produtividade em Portugal, que os salários não aumentam por causa disso

Para mim a baixa produtividade é a consequência de baixos salários e das condições de trabalho e não o contrário

se se fosse a uma empresa, onde os empregados ganhassem o ordenado mínimo, e se dividisse os empregados em 2 grupos :

- um que recebesse bónus de produção, tipo mais uns 200 ou 300 euros
- um que não recebesse nada

eu apostava que o primeiro grupo iria certamente produzir o dobro ou o triplo

outra coisa que contribui para a produtividade são as condições de trabalho :

- obrigar a trabalhar muitas horas seguidas, não conceder dias de descanço, etc...

Eh pá desculpa lá, então o user pergunta alhos e tu respondes bugalhos?

Partindo do princípio que ele emigrou para ganhar mais, ele está precisamente a queixar-se disso, que antes, e possivelmente a ganhar menos, era mais produtivo. Ou seja, cada caso é um caso, e não vale a pena estar em todos os posts a repetir as mesmas supostas causas, quando neste caso até nem se trata disso. ;)

krendam: eu por acaso também preciso de silêncio, seja para trabalhar em casa, estudar, escrever, etc. Nem música posso ter, porque me distrai. Outra coisa que me habituei foi ter tudo preparado com antecedência e andar sempre com imenso material suplente para que nada falhe. Desde carregadores no carro, cabos USB, internet 24h por dia, pens, cd's...

De resto, e como não temos a mesma profissão é difícil opinar com maior precisão. ;)

...

Para ti pode ser, mas não é para quem estuda estas coisas. Como é óbvio, as coisas nunca são a preto e branco. A produtividade não é exclusivamente determinada pelos salários, nem os salários são exclusivamente determinados pela produtividade. A economia é um sistema de vasos comunicantes. Contudo, da investigação e evidência que existe verifica-se que a produtividade puxa muito mais pelos salários que o contrário. Explicações há muitas, porque há vários factores a concorrer para isso, mas uma delas é bastante evidente: é preciso capital para pagar melhores salários, e o capital é um bem escasso e caro. Ora, se uma empresa decide pagar grandes salários na expectativa de ter ganhos de produtividade futuros que a compensem desse investimento inicial, ela está a correr um risco adicional no negócio, risco esse que é dificilmente inteligível e justificável. No curto prazo, essa empresa vai ter que subir os preços dos seus produtos, ainda antes de começar a obter os tais ganhos de produtividade esperados, e isso pode significar ser ultrapassada pela direita e pela esquerda pela concorrência. É uma jogada de risco muito elevado.
Já se for ao contrário, a situação é diferente. A empresa vai conseguindo paulatinamente ganhos de produtividade, vai sendo mais rentável, e vai podendo pagar melhores salários, sobretudo para evitar que os seus trabalhadores muito produtivos se escapem, eles e mais o seu know-how, para a concorrência. Os riscos aqui são muito mais calculados e o empresário ou gestor, como pessoa racional que é, prefere ir pelo caminho menos fulgurante mas mais seguro, do que optar pelo tiro no escuro.
Se te puseres na pele de um gestor de uma empresa, com salários e outras obrigações a pagar todos os meses, rapidamente chegarás à mesma conclusão.

20130522163520rtz6Qobgk.jpg

Saindo da esfera microeconómica, há um efeito macroeconómico, um estabilizador automático, que é quase tão certo quanto a morte e os impostos: aumentos de salários sem acompanhamento de aumento da produtividade, e portanto sem aumento da competividade, resultam invariavelmente em aumento da inflação, que tipicamente geram redução da competitividade, e a médio prazo geram sobre-aquecimento com ajustamentos de salários futuros muito dolorosos. Foi aquilo que até certo ponto aconteceu em Portugal desde que entramos na CEE, e é precisamente aquilo que aconteceu tantas a tantas vezes em países sul-americanos ao longo dos últimos 50 anos.

Planear o dia de trabalho com 48 horas de antecedência, cumprir a agenda e horários.

Já tentei fazer assim. Chego a conclusao que há que planear somente 5-6horas e deixar as outras 2-3h para imprevistos.

Uma coisa que nao tenho andado a fazer mas que tanto a mim como a conhecidos, aumentava a produtividade ao longo do dia, era começar o dia com uma caminhada de meia hora ou jogging.

Sempre fiz o meu trabalho de acordo com as expectativas quer ganhando pouco quer ganhando muito, Em um caso me demiti por me sentir mal pago mas não foi por causa de isso que reduzi a minha performance.

Se existe baixa produtividade em Portugal pode ser derivado ao facto de nossos patrões não serem formados ou especializados na área que exploram esse freestyle deveria ser reformado.

uma boa noite de sono faz muita diferença, pelo menos para mim.
cortar ao sono, para trabalhar mais horas é um erro colossal.
pensar, planear razoavelmente, há muitas pessoas que com tanta ansia de serem produtivos nem pensam 1 minuto, esforçam-se muito, com poucos resultados. Como em tudo há que fazê-lo com conta, peso e medida, porque também ocorre o erro inverso, o otimo é inimigo do bom.
a quem acha que se pagar mais o trabalhador trabalha bastante mais deixo um conselho, montem uma empresa, depois venham cá contar.
mas pode ser que tenham descoberto a solução para a académica ser campeã de Portugal para o ano. Vai passar a pagar 10 x mais aos seus jogadores e eles irão jogar muitissimo melhor. Será que se pagarmos o mesmo ao zé coxo que o real madrid paga ao ronaldo o zé coxo passa a jogar como o ronaldo? as dúvidas que me atormentam...

Já tentei fazer assim. Chego a conclusao que há que planear somente 5-6horas e deixar as outras 2-3h para imprevistos.

Uma coisa que nao tenho andado a fazer mas que tanto a mim como a conhecidos, aumentava a produtividade ao longo do dia, era começar o dia com uma caminhada de meia hora ou jogging.

bons conselhos, a pratica regular de desporto mantem a mente desperta, não só nesse dia como ao longo da vida.
E uma meia hora diária é uma boa "dose". É melhor de manhã que ao fim da tarde.

Os salários não se podem aumentar sem mais nem menos porque por si só não aumentam a produtividade.

E então quando aumentam os impostos a uma pessoa e lhes retiram vencimento ? É que a produtividade também não aumenta assim ...

Os salários não se podem aumentar sem mais nem menos porque por si só não aumentam a produtividade.

E então quando aumentam os impostos a uma pessoa e lhes retiram vencimento ? É que a produtividade também não aumenta assim ...

Aumente pois... Uma das componentes para calcular a produtividade é exactamente o custo. Se o custo diminui, e o valor produzido se mantém, a produtividade aumenta ;)

Aumente pois... Uma das componentes para calcular a produtividade é exactamente o custo. Se o custo diminui, e o valor produzido se mantém, a produtividade aumenta ;)

Se os impostos que aumentam, estes incidem sobre o rendimento disponivel da familia, mas o custo do salário com o trabalhador mantem-se na mesma para a empresa... logo não há alterações no calculo da produtividade, de forma teorica.

Se os impostos que aumentam, estes incidem sobre o rendimento disponivel da familia, mas o custo do salário com o trabalhador mantem-se na mesma para a empresa... logo não há alterações no calculo da produtividade, de forma teorica.

Se os impostos aumentam, entra mais dinheiro nos cofres do estado para poagar aos mamões todos que por lá andam... a produtividade do sector privado que se lixe...

Pensas que estás num pais à seria ou quê?

Agora a sério,

isso que dizes é verdade, no sector privado. No sector público, os impostos pagos pelos trabalhadores, não passam de uma mera operação contabilistica... Ao aumentar os impostos sobre esses trabalhadores, o estado reduz-lhes os ordenados liquidos, e ao mesmo tempo, reduz a sua despesa, uma vez que os impostos retidos são retidos para si mesmo.... :sh)

Última edição:
Países mais a norte trabalham para ter qualidade de vida e tirarem ferias na sua maioria países com sol, boas temperaturas, praias. À partida que já temos a 2da condição, logo nós(latinos) teremos menor produtividade no emprego [:cool:]

Andar no facebook e nos fóruns (a atenção cansa-se rapidamente)
Não ter consistência nas coisas (se o que fiz ontem, não serviu para aprender nada, algo se perdeu).
Chegar cedo quando calha (sem colegas e sem chefes faço mais em cinco minutos do que no resto da semana).
Ler as instruções das coisas e programas.
Não perguntar como se fazem as coisas antes de ter estudado o assunto.
Registar tudo por escrito.
Falar com clientes sempre que possivel por email

Voltar
Superior