Problemas Vectra C, ajuda

aioaio

New member
Bom dia a todos [:cool:],

Aproveito este tópico para fazer a minha apresentação, não sou novo utilizador do fórum pois já tive uma outra conta que foi cancelada porque houve colegas meus que a usaram para criar tópicos menos próprios... Bem, o meu nome é Paulo e sou de Tomar mas trabalho em Abrantes, nos últimos tempos não tenho estado muito presente pois o trabalho tem me ocupado parte do tempo...

A viatura que conduzo é uma Opel Vectra C Caravan 1.9 CDTI 120CV de 2004 que conta neste momento com cerca de 130 000 km.

O que me traz aqui é um problema que tenho na carrinha, de há uns tempos para cá de vez em quando acende-se a luz de avaria de electrónica do motor (símbolo de um carro com uma chave por cima) e depois a luz de emissões de gases (símbolo de um motor), o carro começa a perder potência e não responder ao acelerador, penso que deve entrar em modo ‘safe’, o que tenho feito é desligar e voltar a ligar voltando tudo ao normal, isto acontecia raramente e mais em percursos citadinos, em estrada aberta era raro.

O problema é que neste fim-de-semana as coisas pioraram, assim que ligo o motor os avisos acendem e passados uns metros entra logo em ‘safe mode’, o que também tenho vindo a notar é um fosso na aceleração do turbo, até às 2000rpm ele puxa bem, depois tem um fosso de 1 ou 2s e se acelerar mais ele volta a recuperar, não sei se será normal este fosso na operação do turbo.

Estava esperançado que ficasse melhor depois da revisão dos 130k KM que fez na semana passada, mas parece que foi o contrário.

Gostaria que os entendidos me pudessem dar indicações do que poderá ser…em todo o caso vou deixá-la hoje na Opel para eles a ligarem á máquina e fazerem o diagnostico…

Agradeço desde já a boa vontade de todos e desculpem o testamento…[;)]
Paulo (aioaio)

Atendendo que dizes que inicialmente começou por fazer em cidade, estou em querer que talvez possa ser a EGR entupida.

P.S: Já agora, este tópico deveria ter sido colocado nas BOXES. Pede a um administrador que faça a transferência para lá. [;)]

Agradeço o aviso, ja fiz o pedido de transferência à administração...

Quanto ao problema também me da ideia que nos dias de mais humidade era pior...talvez ande em torno da MAF, EGR, Lambda ou Catalisador... não sei qual o equipamento que se enquadra mais com os problemas que tem o carro...:(

Boas,

acho que e o EGR,um familiar tem um Vectra GTS 2,2cdti de 2002,que tinha as mesmas sintomas,resultado foi uma EGR nova.
cumps.

Acho que foi a volta de 500€.Isto foi depois de limpar a mesma,que não resultou...
E foi numa oficina fora da marca.
cumps.

Normalmente costumam-se anular as EGR para não darem mais chatices, é mais barato. Uns são a favor, outros são contra. Mas isso vai de cada um, não me comecem a "achincalhar".

Cumprimentos

aioaio disse:
Estava esperançado que ficasse melhor depois da revisão dos 130k KM que fez na semana passada, mas parece que foi o contrário.

Bem vindo!

Espero que a revisão não tenha sido na marca e que tenha sido apenas mudar oleos e filtros em casa, pois não detectarem isso não falar com o Cliente acerca do problema revela mesmo uma grande falta de profissionalismo e cuidado por parte das oficinas.

Quanto ao problema, o meu Vectra B DTI já teve o mesmo sintoma 4x:

1x MAF substituida em garantia;
2x MAF substituida a pagantes;
3x Limpeza Camara Admissão a pagantes;
4x Substituição de alguns componentes da camara de admissão, a pagantes claro!

O bicharoco também já conta com 365k kms.

Exacto, muito provavelmente será da válvula EGR. Mas podem ser outros factores, mas isso implicaria o motor desligar-se em andamento, o que não me parece ser o caso. Tenho um colega que teve um problema parecido num 156 mas o motor ia abaixo em auto-estrada, por exemplo. Era da válvula EGR e umas borrachas nos bicos dos injectores que se tinham deslocado.

Não, a revisão nao foi feita na marca, deixei de fazer quando acabou a garantia, não acho que justifique pagar balurdios muitas vezes por maus serviços, normalmente nas revisões e mudanças de peças recorro ou ao bosh car service (perto de casa) ou a uma oficina de confiança (de um conhecido) e não tenho tido razões de queixa, mas penso que na semana passada quando fez a revizão (oleo 5W30, filtros ar, oleo, combustivel e habitaculo) nesse dia não acendeu as luzes de aviso...

A carrinha nunca se chegou a desligar, simplesmente deixa de ter força e acelerar, deve ser o controlo de tracção que actua, mas quando encosto ela trabalha bem no relantim mas so acelera até às cerca de 2000rpm mesmo no relantim, desligando e voltando a ligar fica sem problemas mas por pouco tempo...[8b]

Deixei-a ontem na Opel de Abrantes para me fazerem o diagnostico em principio dizem-me qqc pela manhã.

Varycela, por alto sabes me dizer o valor das tuas MAF?

Deixei-a ontem na Opel de Abrantes para me fazerem o diagnostico em principio dizem-me qqc pela manhã.

Varycela, por alto sabes me dizer o valor das tuas MAF?

A que paguei andou na casa dos 200 e poucos euros, já à meia dúzia de anos, marca BOSCH.

Numa casa de peças, para uma MAF da concorrencia deram-me o preço de 100 e poucos euros.

Não poderá ser a MAF? Não informando da quantidade correcta de ar a ser injectado, o carro perde força porque a mistura não é equilibrada, pois tem oxigénio a menos.

Peço desculpa se estou enganado, é um principiante a falar [:D][;)]

Um abraço

Boa noite a todos,

Pelo que a opel me informou hoje ao final do dia o problema está na borboleta do acelerador, pelo que percebi na admissão de ar, ou seja, não deve de abrir ou fechar de acordo com o pisar do acelerador, não sei... O estranho é o facto de no inicio ao desligar e voltar a ligar o problema ficava aparentemente resolvido...agora é que já não vai lá assim...

Alguém me pode explicar melhor o funcionamento desta peça e se faz sentido ser esta a avaria...

O preço que a Opel me deu foi de 240€ + IVA, já pedi preço em dois sitios diferentes, mas se a diferença não for muito grande o melhor será meter mesmo na Opel, pois o meu medo é que não seja exactamente esse o problema e se voltar a acontecer entretanto é mais facil reclamar, já que o diagonostico foi dado por eles...[8b]

Bem, espero não dizer asneira, e se tiver corrijam-me pf [:p]

A borboleta que falas é a de admissão. Funciona mais ou menos da seguinte maneira: sempre que carregas no acelerador a borboleta abre, para deixar entrar ar. Funciona de forma proporcional á pressão que é exercida no acelerador, ou seja, quanto mais carregas no acelerador mais abre a borboleta, ora, se carregas no acelerador e a borboleta não abre, o carro não anda....que penso que seja o que acontece contigo!

Edit: Por vezes não é necessário a substituição da borboleta, fica resolvido com uma simples limpeza!

Espero ter esclarecido!

Um abraço [;)]

Última edição:
Boas...

Já telefonei ontem para a Opel e mandei encomendar a borboleta para eles a mudarem... ainda lhes perguntei se não daria para efectuar uma limpeza mas disseram-me que já tinham retirado a peça e que a parte electrica estava bastante danificada, o que poderia dizer contra isto, só espero que a avaria seja mesmo na borboleta e que fique resolvido...

Ainda por cima estou a precisar da carrinha e não posso estar à espera mais tempo, em principio a peça chega na sexta de manha e posso ir buscar a carrinha à tarde, sabem me dizer se é de substituição facil a borboleta? disseram-me que seria mais ou menos uma hora de mão de obra.

Boas...

Já telefonei ontem para a Opel e mandei encomendar a borboleta para eles a mudarem... ainda lhes perguntei se não daria para efectuar uma limpeza mas disseram-me que já tinham retirado a peça e que a parte electrica estava bastante danificada, o que poderia dizer contra isto, só espero que a avaria seja mesmo na borboleta e que fique resolvido...

Ainda por cima estou a precisar da carrinha e não posso estar à espera mais tempo, em principio a peça chega na sexta de manha e posso ir buscar a carrinha à tarde, sabem me dizer se é de substituição facil a borboleta? disseram-me que seria mais ou menos uma hora de mão de obra.

A substituição da borboleta de admissão é relativamente simples, isto para aqueles que não têm muito experiência em mecânica. Uma hora era o que diria se fosses tu por exemplo a substituí-la [:p] portanto, é rápido para quem já está habituado [;)]

Se deres uma pesquisa por outros fóruns há muitos user's a fazerem eles mesmo a limpeza á borboleta de admissão [:cool:]

Um abraço [;)]

Olá amigo aioaio, nao te quero alarmar mas eu tenho uma Astra Carrinha de 2004, e no ano passado comecou a ter exactamente os mesmos sintomas que o teu carro tem, depois de um diagnostico na marca o resultado foi, uma avaria na centralina electronica no que diz respeito á acelaracao, ou seja um dos componentes que faz a aclaracao do carro ou resistencia como queiram chamar avariou, em consequencia dessa avaria resultaram outras avarias como por exemplo o módulo de ignicao.

Tentei trocar a centralina por outra usada mas nao foi possivel já que tem que ser uma exactamente igual com o mesmo codigo. Depois fui á marca e o orcamento partiu-me todo... 1200€ sem programacao. Entao dei mais umas voltas na net e descobri uma empresa que repara centralinas, exactamente com o erro que a minha acusava, 650€ com portes de envio e numa semana ficou tudo pronto e nunca mais tive problemas nenhums.

Mas é como digo pode ser outra coisa totalmente diferente no teu carro.

Um abraco

Voltar
Superior