Problemas na direcção?

Jorgix

New member
Boa noite,

A minha viatura (Toyota) apresenta sintomas na direcção algo estranhas, particularmente em estradas com inclinações. O volante vira sozinho para o lado da inclinação da estrada, sendo que é necessário rectificar a trajectória para se seguir em frente!

Em estradas de paralelos bastante irregulares noto que o volante "baila" em demasia quer para um lado quer para o outro!

Nota: A direcção está alinhada!

O que poderá estar na origem deste facto? Algum orgão da direcção danificado / empenado?

Obrigado.

Boa noite,

A minha viatura (Toyota) apresenta sintomas na direcção algo estranhas, particularmente em estradas com inclinações. O volante vira sozinho para o lado da inclinação da estrada, sendo que é necessário rectificar a trajectória para se seguir em frente!

Em estradas de paralelos bastante irregulares noto que o volante "baila" em demasia quer para um lado quer para o outro!

Nota: A direcção está alinhada!

O que poderá estar na origem deste facto? Algum orgão da direcção danificado / empenado?

Obrigado.

Seria bom saber kilometros e ano do carro e se tem direcçao assistida e já agora se os pneus são os indicados e se estão em bom estado.

Estimado amigo
A viatura tem caixa de direcçao de esferas Recirculantes Assistida ? ou tem caixa de Pinhão/cremalheira Assistida ?já alguma vez foi desmontada? (se foi.... pode não estar centrada) podem estar demasiado justas (mal afinadas) esta é uma situação que dá origem a estar sempre a corrigir o volante mas a mais situaçoes que dão origem a problemas relacionados com o teu caso. A distancia entre eixos está certa?

Estimado amigo
A viatura tem caixa de direcçao de esferas Recirculantes Assistida ? ou tem caixa de Pinhão/cremalheira Assistida ?já alguma vez foi desmontada? (se foi.... pode não estar centrada) podem estar demasiado justas (mal afinadas) esta é uma situação que dá origem a estar sempre a corrigir o volante mas a mais situaçoes que dão origem a problemas relacionados com o teu caso. A distancia entre eixos está certa?

Boa tarde,

Antes de mais, obrigado pela ajuda.

A minha viatura é um Toyota Auris que comprei na Toyota como viatura de serviço e com 40.000 km. A direcção assistida é eléctrica. Nos testes iniciais não me apercebi deste problema e mais tarde comecei a notar que de facto existiam alguns sintomas um pouco estranhos, como por exemplo o facto de ter de aplicar um pouco mais de força no volante ao virar para a esquerda do que para a direita e o facto de em estradas com piso bastante irregular o volante exercer alguma força para ambos os lados esquerdo e direito.

Agora que a viatura tem 74.000km e a precisar de mudar de pneus, esses sintomas são um pouco mais evidentes e com a agravante de se ouvir ruídos que parecem ter origem na coluna de direcção pois tenho uma pessoa amiga que também tem um Toyota Auris que faz os mesmos ruídos e na Toyota disseram-lhe que era um problema crónico dos modelos Corolla e mais recentemente dos Auris.
E para agravar mais as coisas há muita gente a trocar em garantia as caixas de direcção e passados alguns kms, os problemas tornam a surgir!!!

Já ouvi também falar que o sensor do ângulo de viragem poderá estar descalibrado. Também poderá ser algum triângulo empenado, algum orgão da direcção empenado ... caixa de direcção que poderá estar desafinada e/ou com anomalias!

Enfim, uma série de coisas!

Cumprimentos.

Sabes, fico admirado com a irresponsabilidade de alguem dentro da Toyota dizer que é um problema (crónico)....permite-me discordar mas só as doenças crónicas é que eventualmente podem não ter solução.O ruido será mais no empedrado pode ser a caixa onde está alojado o pinhão/cremalheira que pode ter ou não ter um afinador para diminuir o bater pinhão/cremalheira..... ultimamente os fabricantes optaram por eliminar esse afinador.Quanto ao problema de ficar dura pode ser no motor electrico que se encontra dentro do carro abaixo do volante com mais componentes; mas vê se a bateria está nas suas capacidades, pois é importante que esteja boa...... pois se não estiver nos 13,5V com o motor a trabalhar tens de certeza uma situação que contribui fortemente para a direcção ficar pesada,principalmente em manobras de parque; Ao sentires o volante bailar, é sinal que o motor electrico não está a assistir,isto porque uma direcçao assistida amortece as oscilaçoes no volante.
Se a bateria estiver por exemplo a 11,9 está mal e portanto direcção assistida não tens.( é a minha opinião )....

Sabes, fico admirado com a irresponsabilidade de alguem dentro da Toyota dizer que é um problema (crónico)....permite-me discordar mas só as doenças crónicas é que eventualmente podem não ter solução.O ruido será mais no empedrado pode ser a caixa onde está alojado o pinhão/cremalheira que pode ter ou não ter um afinador para diminuir o bater pinhão/cremalheira..... ultimamente os fabricantes optaram por eliminar esse afinador.Quanto ao problema de ficar dura pode ser no motor electrico que se encontra dentro do carro abaixo do volante com mais componentes; mas vê se a bateria está nas suas capacidades, pois é importante que esteja boa...... pois se não estiver nos 13,5V com o motor a trabalhar tens de certeza uma situação que contribui fortemente para a direcção ficar pesada,principalmente em manobras de parque; Ao sentires o volante bailar, é sinal que o motor electrico não está a assistir,isto porque uma direcçao assistida amortece as oscilaçoes no volante.
Se a bateria estiver por exemplo a 11,9 está mal e portanto direcção assistida não tens.( é a minha opinião )....

Boa noite veterano,

De facto, foi precisamente por também suspeitar do motor eléctrico da direcção assistida que me desloquei à Salvador Caetano em Vila Nova de Gaia para expor o meu problema! Disponibilizaram-se para dar uma volta no meu carro e perante a tal resistência do volante ao virar para a esquerda disseram que era muito normal pois estavamos a circular numa rotunda com inclinação e por isso era preciso aplicar um pouco mais de força no volante!!! Não achei a justificação nada satisfatório pois o meu anterior veículo (Seat Ibiza) nunca apresentou esse sintoma!

Bom, depois em estrada de paralelo, o mesmo técnico disse que o facto do volante "bailar" era devido à largura dos pneus (205/55/60) que acusavam com maior intensidade as irregularidades da estrada!
Achei muito estranho porque já conduzi veículos com pneus mais largos e nada disto acontece!!!

Aposto, que o técnico sabia que realmente o motor da direcção eléctrica não estaria nas suas perfeitas condições!
Nessa altura o veículo ainda usufruía de garantia, porque caso contrário, essa anomalia era logo detectada ...

Acredito sinceramente que a anomalia realmente esteja no motor da direcção eléctrica porque também acontece com frequência que quando estou a estacionar e giro o volante com alguma rapidez, esta fica muito pesada!

Boa noite,

Hoje mudei os pneus ao meu Auris que já estavam bem gastos e optei por uns Bridgestone Turanza com equilibragem e alinhamento da direcção.
Não detectaram nada de anormal na direcção, contudo detectaram um pequena folga na coluna de direcção ... a tal folga muito comum nos Toyotas Corolla e Auris (Crónico!!!)

A minha surpresa foi que ao conduzir o carro com estes novos pneus (Bridgestone Turanza) os sintomas anormais que eu referi reduziram quase na totalidade, apenas se sentindo alguma diferença na resistência do volante ao virar para a esquerda! Penso mesmo que a anomalia esteja no motor da direcção assistida, mas enquanto for só este o problema, não me preocuparei muito com isto!

Pois... na Toyota é tudo "normal".

Por aqui o Auris simplesmente trepida a coluna de direcção - quanto pior dor o piso mais a direcção trepida. O feedback? Primeiro, mudaram a caixa de direcção (porque trepidava ligeiramente mesmo em bom piso) e agora dizem que afinal é normal, mas após eu insistir andam a empatar sem saber o que fazer...

Quanto ao teu caso, deixa passar uns kms com os novos pneus e avalia se a situação fica completamente resolvida ou se passados alguns kms volta a surgir.

O meu já trepidava antes de trocar de pneus, mas pensava que era alguma roda que precisava de ser equilibrada. Quando troquei os 4 pneus, equilibrei e alinhei desapareceu, e passados 3000kms surgiu novamente e foi piorando!!! Testei tudo, equilibrei em mais 2 sítios diferentes de várias formas diferentes, testei os pneus, vi se tinha jantes empenadas... tudo! Só depois avançei para a marca e tem sido o que se tem visto... já ando nisto a uns meses...

Pois... na Toyota é tudo "normal".

Por aqui o Auris simplesmente trepida a coluna de direcção - quanto pior dor o piso mais a direcção trepida. O feedback? Primeiro, mudaram a caixa de direcção (porque trepidava ligeiramente mesmo em bom piso) e agora dizem que afinal é normal, mas após eu insistir andam a empatar sem saber o que fazer...

Quanto ao teu caso, deixa passar uns kms com os novos pneus e avalia se a situação fica completamente resolvida ou se passados alguns kms volta a surgir.

O meu já trepidava antes de trocar de pneus, mas pensava que era alguma roda que precisava de ser equilibrada. Quando troquei os 4 pneus, equilibrei e alinhei desapareceu, e passados 3000kms surgiu novamente e foi piorando!!! Testei tudo, equilibrei em mais 2 sítios diferentes de várias formas diferentes, testei os pneus, vi se tinha jantes empenadas... tudo! Só depois avançei para a marca e tem sido o que se tem visto... já ando nisto a uns meses...

Olá Ribeiro[;)], tudo bem amigo?

Pois é, vamos lá ver se esta mudança positiva (pneus novos) tem alguma durabilidade ou se de facto acontece o mesmo que aconteceu contigo!

Pergunto se a Toyota perante este facto que prejudica gravemente a sua imagem, já não deveria ter uma solução à altura???
Será que o modelo novo do Auris ainda sofre deste mal que parece ter nascido no início dos anos 2000??? E será que têm em stock colunas / caixas de direcção EM PERFEITAS CONDIÇÕES, para eventuais substituições nos novos Auris?

Abraço.

Última edição:
Voltar
Superior