Problemas de Travões

Boas. Á coisa de dois meses mudei discos de travão e de calços do meu carro. Inicialmente estava tudo impecável, mas passados uns dias começou a fazer uma vibração no volante bem como no pedal de travão. Com o passar do tempo essa vibração tem aumentado. Falei com o mecânico que me realizou o trabalho, que pelo facto dos discos serem novos não encontrou explicação para aquela vibração senão o facto dos discos terem levado algum “escaldão”.
Hoje quando ia para o trabalho tive que fazer uma travagem forte, para minha surpresa, depois dessa travagem a vibração desapareceu.
Será que a vibração era resultado dos discos empenados, ou haverá outras causas para a mesma?
Cumprimentos.

Pode ser, Discos empenados ou algo se passa nas pastilhas (mal colocadas e/ou nas lonas)
Em principio não pode ser mais nada ser ser isso..
Se realmente os sintomas passaram depois de uma travagem forte, chira-me que foram mal colocadas por qualquer razão e agora foram ao sitio(??)

Durante os primeiros 300km após troca de pastilhas, discos, convém fazer uma "rodagem" ao material, não esforçando, evitando travagens bruscas afim do material das pastilhas "acamar" à superfície do disco novo.

A vibração sentida mostrava-se quando se pisava o pedal do travão, certo!? Pode muito bem ser o material a "acamar".

Calibrar rodas!? Há quanto tempo não é feito, de 10Mkm em 10Mkm convém verificar bem como o alinhamento.CUMPS.

citação:Originalmente colocada por jcc

Durante os primeiros 300km após troca de pastilhas, discos, convém fazer uma "rodagem" ao material, não esforçando, evitando travagens bruscas afim do material das pastilhas "acamar" à superfície do disco novo.

A vibração sentida mostrava-se quando se pisava o pedal do travão, certo!? Pode muito bem ser o material a "acamar".

Calibrar rodas!? Há quanto tempo não é feito, de 10Mkm em 10Mkm convém verificar bem como o alinhamento.CUMPS.

Também pensei que fosse calibragem ,mas calibragem não se nota, por regra geral, nas travagens;)

Sim, mas como descrevi numa primeira fase cerca de 2000 km estava tudo ok, a vibração começou depois. Realmente tenho as rodas um pouco descalibradas que me faz vibrar o carro quando circulo entre os 85 e os 100 km/h, mas isso não é razão para a vibração que sinto no volante e pedais.

Enquanto acamam os calços é aplicado mais esforço no pedal e sistema hidráulico para travar na mesma distância e a superfície de contacto com os discos é menor. Isso obriga a maior aquecimento especialmente quando se abusa dos travões enquanto acamam, daí empenarem com mais facilidade. Por vezes desempenam sozinhos, por aquecimento.
Numa utilização moderada nada disso acontece...

Voltar
Superior