Problemas com direcção assistida (Clio II)

pm2002

New member
Boas.

Hoje deparei-me com uma situação estranha no meu bolide. Durante a condução, e sem razão aparente, fico sem direcção assistida por uns instantes, depois volta ao normal. Reparei ainda que isto acontece (pareceu-me) quando rodo o volante para a direita, no sentido dos ponteiros do relogio. Sabem o que é que se pode estar a passar?

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado.

De qual correia? De distribuição? O oleo ainda não verifiquei, mas vou verificar isso logo. Já agora, existe algum deposito de oleo só para a direcção assitida?

A correia é a unica à vista (é a do alternador). E existe um tambor de oleo da direcção. Se estiverem todos no nivel é porque não é falta de oleo.

Depende do Clio II... se for de 1998 a 2001 vê as correias, se fôr de 2001 a 2005 a assistência é eléctrica.

Cmpts

Então é igual ao meu. Em 1ºlugar vê a correia e o nivel do oleo.
Poe o carro a trabalhar e abre o capot para veres se notas algo de anormal.
O meu gripou a bomba de agua e por isso aqueceu e a correia saltou, fiquei sem direcção assistida.
Nessa correia trabalha a bomba de agua, o alternador e a direcção assistida, isto no caso de o carro não ter AC.

Passa aí por um concessionário Renault porque se calhar nem te cobram nada pela "meia dúzia de gotas" que põem.

Não sei qual é o óleo mas se está baixo (abaixo do min) usa o manual. De certeza que la vem o tipo de oleo.
Depois compras em qq loja de peças auto.
Em todo o caso se o nivel esta no minimo deve haver outro problema, O óleo saiu por algum sitio.
Vê se descobres alguma fuga.

Não me parece. O meu tem quase 140000 e na direcção nunca aconteceu nada. Verifica tudo e depois diz alguma coisa.

Se, como diz, o óleo está no mínimo, será de verificar o fole de borracha que está na barra de direcção se tem indícios de fuga - significa que há um retentor na caixa de direcção que deixa passar óleo.

Voltar
Superior