Problemas atrás de problemas...

nDray

New member
Boas!

Antes de mais, sou novo neste fórum, por isso, caso algo não esteja conforme as regras do mesmo, peço desculpa.

Para começar, sou dono de um Mitsubishi Lancer 1.3 GLX do ano de 1997. Já conta com 207 mil km.

Os problemas começaram a aparecer a cerca de um mês atrás. Após uma viagem de 200 km estava eu a chegar praticamente ao destino (coisa de 5 km) quando vejo que o ponteiro da temperatura estava a 3/4 e a subir, sendo o normal estar a meio. Parei o carro, fui ver a água e nada, vazio.
Nem uma semana antes, tinha verificado o nível da agua e estava a meio.

Desde esse dia, o carro custa a pegar a quente, e quando pega o relanti fica nos 400/500 rpm sendo que só volta ao normais 800 após um cheirinho de acelerador.

Passando a frente, hoje novamente numa viagem de 200km, o carro voltou a aquecer, estava eu parado na McDrive a fazer o meu pedido quando vejo o ponteiro da temperatura novamente nos 3/4 e a subir...
Lá encostei o carro, agarrar na água para meter la dentro quando vejo que o reservatório estava a meio. :confused: Fui ver o óleo, normal.

Pus, mais um pouco de água pelo sim, pelo não. E voltou a temperatura normal.

Resumindo:
Custa a pegar a quente;
Água desaparece, e o motor aquece mesmo tendo água e óleo nos níveis normais.

Agora pergunto, que raio se passa com o carro? [8b]

Cumprimentos.

Última edição:
Pois, eu logo vi que não havia de ser coisa boa. [s)]

Eu estas duas semanas é-me impossível estar sem carro, será muito grave se eu fizer mais 500 a 1000 km com o carro neste estado?

Já agora o arranjo disto, se realmente for a junta da cabeça queimada, é coisa para ficar em que preços?

Amanhã já irei a um mecânico de confiança, e ai vou tirar as dúvidas.

Já agora, algo estranho em que reparei. Apesar de a temperatura ter aumentado, a ventoinha nunca disparou...é normal?

Já agora, algo estranho em que reparei. Apesar de a temperatura ter aumentado, a ventoinha nunca disparou...é normal?

Não, de modo algum.

Então o mais certo é ser o motor do motoventilador queimado. Não dispara e a temperatura do liquido de arrefecimento sobe demais.

Em viagem, a levar com ar frio de frente, foi-se aguentando até a água desaparecer e só ai deu sinais de aquecimento.

Parado no MacDrive com o motor ao ralenti, mesmo com o circuito cheio, a temperatura dispara se não tiver arrefecimento forçado.

Deve ser mesmo isso, consulta um electricista enquanto é tempo.

Não, claro que não é!

O problema pode ser precisamente esse, embora a "água" tenha efectivamente desaparecido, e isso por si não é bom sinal.

Eu não te aconselhava a andares com o carro assim, nem 500 nem 50 km.

Nada te garante que a temperatura que estás a ver no ponteiro está correcta, e uma junta queimada não é uma coisa caríssima de substituir, mas se deixas isso levar alguns escaldões podes ficar com uns valores para pagar que não têm piada nenhuma.

Eu apostava na ficha que leva corrente à ventoinha.
Pode estar a fazer mau contacto/calcinada, algo do genero.

Vê isso quanto antes.[;)]

Isso da ventoinha nao arrancar pode ser o termostato que tenha pifado. No inverno não se nota porque não tá calor, mas quando chega o verão aí sim começam os problemas.

Sobre a agua, dizes que por vezes perdes a agua toda, e outras vezes o carro aquece mas tem agua. Ve se nao é o radiador da sofagem que esteja routo. Pode perder agua por ai. Ou entao já nao tinha agua e nem notaste isso.

Caso seja isso de não teres notado, e o carro não perde agua, pode ser termostato lixado ou radiador/tubos entupidos.

Epá pode ser muita coisa [:D]

Pelo menos no meu UNO se o nível da água for muito baixo a ventoinha não trabalha.

Pode ser termostato, que faz a ventoinha não disparar bem como o próprio motor da ventoinha; junta da cabeça; cabeça do motor estalada...
Cabeça estalada até faz algum sentido, porque ao dilatar a racha, a água desaparece. Mas não quero ser alarmista. É melhor recorreres a um mecânico.

Se for possível, pede um carro emprestado e não arrisques andar assim com o motor.

Depois diz os resultados!

Cumprimentos

Um carro japonês avariado? hummm... Deve ser uma cabala. Por acaso o fim de semana passado um carisma td desalvorou a minha frente. Isto realmente as marcas são todas iguais. Quando dá para dar problemas....

Acho que deves parar o carro e ir a uma oficina o quanto antes. Pode ser uma coisa simples que se pode tornar em algo complicado.

Já pus o carro na oficina, fez-se alguns testes e descobriu-se uma fuga na bomba de água.

A fuga não me parece grande o suficiente para fazer desaparecer tanta água em tão pouco tempo, mas a ver vamos.

Amanhã irão tratar disso e ver se existe mais alguma coisa. No entanto, estou com um feeling que o problema não deve ser só a bomba... esperemos que não.

Seja como for amanhã terei mais pormenores e darei mais novidades. [;)]

dci80, apesar deste problema o carro, no seu ciclo de vida, já com 13 anos e + de 200.000 km nunca deu problemas para além das habituais peças de desgate e um pequeno toque que teve. Acho o carro extremamente fiável [:p]

Cumprimentos

Última edição:
dci80, apesar deste problema o carro, no seu ciclo de vida, já com 13 anos e + de 200.000 km nunca deu problemas para além das habituais peças de desgate e um pequeno toque que teve. Acho o carro extremamente fiável [:p]

Cumprimentos

O meu vai com 235000 em 7 anos e também nunca teve nada de especial. E é uma marca da tanga segundo alguns frequentadores deste fórum.

Afinal o carro tem se portado bem, ou são problemas atrás de problemas?? [:p]

Claro que sim! Para uma pessoa habituada a um carro sem problemas, os sintomas que o mesmo teve e ter sido tudo quase de uma só vez, é um monte de problemas. [:p]

Já agora, um aparte em jeito de curiosidade... Gostava de rebaixar o carro alguns cm's. Para o fazer é necessário mudar o kit de molas e/ou suspensão, ou pode ser feito mantendo os de origem?

Última edição:
Claro que sim! Para uma pessoa habituada a um carro sem problemas, os sintomas que o mesmo teve e ter sido tudo quase de uma só vez, é um monte de problemas. [:p]

Já agora, um aparte em jeito de curiosidade... Gostava de rebaixar o carro alguns cm's. Para o fazer é necessário mudar o kit de molas e/ou suspensão, ou pode ser feito mantendo os de origem?

Enche a mala com tijolos.[:D][:D][:D][:p]

Voltar
Superior