Problemas Alfa Romeo156

Boas Pessoal....
Mais uma vez recorro a este site em busca da vossa opinião e ajuda.

Então é assim: Possuo um Alfa- Romeo 156 1.6 de 1999. E quando o comprei o carro tinha o relanti instável e abafava sobretudo ao arrancar em subidas, ao abrigo da garantia o stand resolveu o problema por mudarem (segundo eles) o potenciómetro da borboleta. A questão é que 2 anos volvidos o problema voltou. Já mandei limpar a borboleta e melhorou, mas o mecânico disse-me que a mesma estava com desgaste e iria necessitar ser substituída. Acham que o problema poderá advir doutra situação? As velas estão com 116.000 Km e na próxima revisão vou substituir. Onde poderei arranjar material o mais em conta possível para esta viatura na zona do grande porto?

Outra problema que já tem a algum tempo, e ainda nenhuma oficina conseguiu resolver, é uma chiadeira do género rolamento gripado. Já levou correia de acessórios e tensores, Kit de distribuição, e Bomba de Agua. O mecânico apontou a embraiagem como provável causa do problema.
Como posso verificar se será mesmo de lá. Uma vez que não queria andar novamente a trocar peças desnecessárias.
Peço desculpa pelo enorme “relatório” e agradeço desde já a vossa ajuda.

Ps. O carro circula a GPL.

Boas Pessoal....

Então é assim: Possuo um Alfa- Romeo 156 1.6 de 1999. E quando o comprei o carro tinha o relanti instável e abafava sobretudo ao arrancar em subidas, ao abrigo da garantia o stand resolveu o problema por mudarem (segundo eles) o potenciómetro da borboleta. A questão é que 2 anos volvidos o problema voltou. Já mandei limpar a borboleta e melhorou, mas o mecânico disse-me que a mesma estava com desgaste e iria necessitar ser substituída. Acham que o problema poderá advir doutra situação? As velas estão com 116.000 Km e na próxima revisão vou substituir. Onde poderei arranjar material o mais em conta possível para esta viatura na zona do grande porto?

Outra problema que já tem a algum tempo, e ainda nenhuma oficina conseguiu resolver, é uma chiadeira do género rolamento gripado. Já levou correia de acessórios e tensores, Kit de distribuição, e Bomba de Agua. O mecânico apontou a embraiagem como provável causa do problema.
Como posso verificar se será mesmo de lá. Uma vez que não queria andar novamente a trocar peças desnecessárias.

Primeiro que tudo acho que deverias procurar outro mecânico...

É que esse parece que vai substituindo peças a ver se acerta, pelo menos com a guinchadeira...

Não é um bom prenuncio...

Em segundo, as velas arranjas em www.spark-plugs.co.uk, as NGK de Iridium, por 1/3 do preço que elas custam noutro sitio...

( aqui ficam em cerca de 120€ já com transporte, aí por fora prepara-te para abrir os cordões á bolsa... )

Eu mudei as minhas com 115k, mas ele trabalhava certinho na mesma antes, não deve ser daí, agora que ja está na hora de as mudares já...

Boas Pessoal....

A chiadeira é sempre ou só os primeiros minutos quando o metes a trabalhar?

Borboleta: 2x parece-me de mais, Só com uma leitura de parametros é que lá vais pode ser uma corrente ligada, em que a sugidade tem a sua palavra a dizer. ex: lambda (ela diz ao calculador, rico ou pobre).

Velas penso NGK são as mais adequadas para este motor

A chiadeira acontece tanto a frio como a quente, tendo notado que em tempo de chuva ou depois de lavar o carro a mesma aumenta.
Dá ultima vez que o mecanico limpou a Borboleta verificou que a mesma para além de estar suja tinha algum desgas-te. Alguem sabe a Referencia dessa peça para tentar encontrar no Ebay? Ultimamente, com o carro em frio, por vezes acontece que ao embraiar a rotação desce ao ponto de o motor ir abaixo.
A temperatura do motor anda sempre a abaixo do 60º, a não ser que circule por algum tempo acima dos 150 ou esteja parado numa fila.
Isso é normal?
Obrigado pela dica das Velas.

Última edição:
A chiadeira acontece tanto a frio como a quente, tendo notado que em tempo de chuva ou depois de lavar o carro a mesma aumenta.
Dá ultima vez que o mecanico limpou a Borboleta verificou que a mesma para além de estar suja tinha algum desgas-te. Alguem sabe a Referencia dessa peça para tentar encontrar no Ebay? Ultimamente, com o carro em frio, por vezes acontece que ao embraiar a rotação desce ao ponto de o motor ir abaixo.
A temperatura do motor anda sempre a abaixo do 60º, a não ser que circule por algum tempo acima dos 150 ou esteja parado numa fila.
Isso é normal?
A temperatura normal de funcionamento é cerca de 80º em andamento e 90º em transito .

60º é porque tens o termo-estato nas couves...

Muda isso que não é assim tão caro e com o carro frio não anda o mesmo, não trabalha como deve de ser, gasta mais, e desgasta-se mais depressa...

Velas com 116.000 km ? :eek: É a primeira vez que ouço tal.

Em média a que quilometragem se susbtituem as velas na Alfa-Romeo (nos motores Twin Spark) ?

Em média a que quilometragem se susbtituem as velas na Alfa-Romeo (nos motores Twin Spark) ?

Estão programadas para serem trocadas de 100 em 100mil...NMo entanto, dependendo do trato, penso que a partir dos 80mil já começam a perder eficácia.

em relação aos teus "problemas"....

1ªrelanti instável: Esse problema tem mesmo a ver com o potenciometro do acelerador.No meu 156 já aocnteceyu o mesmo.Limpei com spray, mas mais tarde voltou.Troquei por um novo e até agora, 15milk feitos tem estado impec.

2º Chiadeira: O meu também faz.é um barulho pouco audivel, mas quem tem o carro desde novo como é o meu caso, estes detalhes sobressaem.Também julguei que o ruido saia quando trocasse a distribuição e tensores, mas tal não se verificou.Também, troquei a bomba de agua aos 100mil por precaução, mas a chiadeira também não era de lá.Eu penso que sóp pode ser de alguma polia, ou até do alternador.Mas como aquilo não me incomoda tenho deixado andar.
O meu também circula a GPL! [;)]

De facto a chiadeira de inicio não era mto incomodativa, mas agora tem alturas em que é bastante audivel. Já agora, Alfamaniaco, em quanto me pode ficar isso do ponténciomentro do acelerador. O potenciometro do acelerador e o corpo da borboleta é a mesma coisa???
Obrigado a todos pela ajuda...

De facto a chiadeira de inicio não era mto incomodativa, mas agora tem alturas em que é bastante audivel. Já agora, Alfamaniaco, em quanto me pode ficar isso do ponténciomentro do acelerador. O potenciometro do acelerador e o corpo da borboleta é a mesma coisa???
Obrigado a todos pela ajuda...

Não é a mesma coisa.
O preço anda a volta dos 150€.

O que está no livro de manutenção é 100 000.

Não faço ideia do que poderá ser a chiadeira. Tinha aquele matraquear de manhã que foi resolvido agora quando troquei correias e variador de fase.

Última edição:
Isso é normal?

1.Chuva, Agua , penso correia velha ou não ter ensão suficiente ou o tensor .
2. podes mudar o teu termostato e aproveita +20€ o termocontacto que está no bloco de termostato.
3.150€ novo acho pouco mas!!
penso mais na sonda lambda, ela não corrige bem e o potenciometro de borbo é que paga a quere fazer a correcção por comande do calculador, mas é verdade com as impurasas não ajuda.
4. o Variador de fase era a frio porque não tinha valvula de retenção de oleo. e levava um bocado a encher.
5.Faz atençao ao tipo de oléo motor que metes dentro

1.Chuva, Agua , penso correia velha ou não ter ensão suficiente ou o tensor .
2. podes mudar o teu termostato e aproveita +20€ o termocontacto que está no bloco de termostato.
3.150€ novo acho pouco mas!!
penso mais na sonda lambda, ela não corrige bem e o potenciometro de borbo é que paga a quere fazer a correcção por comande do calculador, mas é verdade com as impurasas não ajuda.
4. o Variador de fase era a frio porque não tinha valvula de retenção de oleo. e levava um bocado a encher.
5.Faz atençao ao tipo de oléo motor que metes dentro

Para a chiadeira
Aguns carros tiveram a vulcanisção du Dumper defeituosa, e fazia chiadeira a frio e/ou com absorção de potencia.

Boas,
Vou usar este tópico apenas para deixar aqui um feedback aos proprietários de Alfas 156, é algo que pode vir a dar jeito[;)]

No meu Alfa 156 recentemente deixou de funcionar o limpa vidros, ou seja as velocidades intermitentes morreram, desmontei aquilo tudo á procura do problema e não é mais que dois relés acoplados ao motor do limpa vidros que deixam de funcionar, até aqui tudo bem, não fosse o preço que custa reparar, a volta de 250.00€ isto porque só se vende o conjunto completo, motor + braços.

A solução para quem como eu acha um absurdo despender esse dinheiro por dois simples relés, é ir ao ebay e comprar dois relés com a mesma referência dos que estão lá junto ao motor, e trocar; precisa apenas de um soldador de estanho para efectuar o serviço, os relés custam 7 ou 8€ no ebay, porque cá não há.

No meu fiz assim e poupei 243.00€, dai escrever aqui este texto pois achei um absurdo o preço pedido, quando se pode resolver por tão pouco.

Muito bem, fica apontado.

Engraçado que andamos os dois com o mesmo logo, temos os mesmos carros e somos praticamente da mesma zona (Esterreja).

Cumprimentos.

Voltar
Superior