Meu caro amigo, como o meu Ibiza também é de 97, vou dar-te uma mãozinha.
Em relação ao isqueiro, o do meu também nunca funcionou (vi que deve ter uma peça partida). Em relação aos ponteiros, já me aconteceu isso, precisamente quando, num dos meus artesanatos, tentava estabelecer contacto no isqueiro e provoquei um curto-circuito. Sem saber o que tinha sido afectado, tentei ligar o carro (só a ignição), a ver o que dava. Luzes do painel de instrumentos ok, ponteiros ok (o da gasosa e da temperatura davam um saltinho) até que acordei o motor. Quando desliguei, o conta-voltas continuava na marca do ralenti, mesmo com o motor desligado.
Fui ver ao manual de instruções o capítulo dos fusíveis, e vi lá um (15A) que abrangia fecho central, ponteiros, luz interior e da mala; em resumo, tudo o que tinha ido ao ar.
Mudei-o, e tudo voltou ao normal.
Contigo, o fusível voltou a rebentar por, efectivamente, ser de 10A, pois esse circuito foi concebido para um máximo de 15A. Ora, suponhamos que esse circuito leva uma carga de 12A. Em situação normal, tudo bem, mas com o de 10 rebenta. Portanto, o teu colega não resolveu nada; deves colocar um de 15A.
Espero ter ajudado.