Problema na embraiagem?

LinoMarques

Well-known member
Ora boas.

Um amigo pediu-me para eu colocar aqui um pequeno pedido de opinião sobre um sintoma que o anda a preocupar um pouco.

Ultimamente, de há umas 2 semanas para cá, ele ouve um barulho metálico (uma espécie de "rrrrrr", como se fosse uma corrente a roçar num objecto metálico, ou um ranger) que acontece quando ele larga o pedal de embraiagem, quase no final do curso. Isto acontece quase sempre ao arrancar ou após meter a 2.ª, e normalmente apenas de manhã, quando a mecânica está "fria".

Acham que pode ser algo grave ou é de "deixar andar"? Ele diz que as mudanças entram bem e não nota qualquer diferença no manuseamento da caixa ou outros comportamentos diferentes do habitual.

Boas. Assim por essa descrição é dificil perceber o problema, nem sabemos qual é o modelo do carro em causa.
Agora o que costuma originar barulhos na embraiagem é o rolamento e o volante bi-massa.

Ora boas.

Um amigo pediu-me para eu colocar aqui um pequeno pedido de opinião sobre um sintoma que o anda a preocupar um pouco.

Ultimamente, de há umas 2 semanas para cá, ele ouve um barulho metálico (uma espécie de "rrrrrr", como se fosse uma corrente a roçar num objecto metálico, ou um ranger) que acontece quando ele larga o pedal de embraiagem, quase no final do curso. Isto acontece quase sempre ao arrancar ou após meter a 2.ª, e normalmente apenas de manhã, quando a mecânica está "fria".

Acham que pode ser algo grave ou é de "deixar andar"? Ele diz que as mudanças entram bem e não nota qualquer diferença no manuseamento da caixa ou outros comportamentos diferentes do habitual.

Deixar andar é sempre uma opção, quando deixar de fazer uma espécie de "rrrrrr" e fizer: crak, trás, patchabek, catrapum. Está na hora de ir á oficina.

O meu está a começar a fazer isso, mas ainda só faz parado e ao desligar o barulho metálico que basicamente só eu me apercebo.
É com 80% certeza o bimassa. Quando estiver mesmo nas ultimas nota-se bem, já que mudar um kit destes não tem nada de barato.

Voltar
Superior