Problema matemático

Parece-me mais uma pergunta de lógica do que propriamente matemática.

Sim, não há nenhuma conta a fazer, apenas raciocínio lógico.

Acho é que estragaram a piada ao Crato que devia estar a pensar meter isto no próximo exame dos profs e assim já não dá.

Já agora, eu e Cheryl fazemos anos na mesma altura... poucos dias de diferença :)

Última edição:
Pessoal,

estou com dificuldades em conseguir encontrar a solução para para o seguinte problema:

"No supermercado a Inês gastou 6.60 Euros em sumos. Sendo que existe pacotes de 2 Euros/ 1 litro , 0.9 Euros / 500 ml e 0.45 Euros / 200 ml.
Que pacotes poderá ter comprado a Inês?"

O meu raciocinío foi algo:
6.60 €= (2€*a)+(0.9€*b)+(0.45€*c)

Mas não consigo explicar isto a um aluno do 4ª ano.

Algum de vós me pode dar uma pista.
Obrigado

Não me querendo armar nem em matemático nem em esperto da Língua Portuguesa, há que ter o devido cuidado no texto, principalmente quando se trata de alunos do primeiro ciclo.

A frase "Sendo que existe pacotes de..." está mal construída! Deveria estar "Sendo que existem pacotes de...". Parece-me um erro inadmissível para a situação em causa!

Passando à frente, em pegaria no assunto pelo lado dos múltiplos dos cêntimos (o menor valor). Se temos 0,90 como menor valor, temos que encontrar um múltiplo para ele. O resto do raciocínio vem a seguir seguindo os mesmos parâmetros.

Sim, não há nenhuma conta a fazer, apenas raciocínio lógico.

Acho é que estragaram a piada ao Crato que devia estar a pensar meter isto no próximo exame dos profs e assim já não dá.

Já agora, eu e Cheryl fazemos anos na mesma altura... poucos dias de diferença :)

Não precisa de contas para ser Matemática.

A lógica é um dos ramos da matemática.

Não necessariamente.

A lógica pode ser um ramo da matemática ou da filosofia. Mais recentemente pode ser um ramo computacional também... Mas a lógica pode ser "lógica" por si, não me parece necessário chamar-lhe matemática, ainda que seja correcto.

Sobre o Inglês, também achei a construção da frase pouco ortodoxa, mas pensei que fosse algo "idiomático". Cada vez mais se usam notas da oralidade...

como área de investigação, a lógica é um ramo da matemática. que tem várias vertentes, como a computacional (a lógica computacional). "computacional" não é uma área científica. é sim uma vertente de alguma área (ou um seu ramo) científica. tal como a álgebra computacional, a teoria de números computacional, etcetc.

Voltar
Superior