Problema em maxilas de travão

R4E

New member
Boas pessoal.

Passa-se o seguinte:

Tenho um R19 1.9D e troquei os tambores/cubos de tras por uns de um Megane.

Os cubos são muito maiores, acontece que, a rosca do tubo de travão não dava nos bombitos que estavam nos cubos do megane, então, coloquei os bombitos originais do R19. Acontece que o bombito do R19 é ligeiramente mais comprido para os lados e abriu as maxilas e mesmo com a afinação no minimo, a maxila trava a roda.

A minha questão é, como as maxilas têm muita altura ainda de ferodo, se desgastar um pouco uma delas (que é a que tá a travar a roda) até o tambor entrar e rodar sem prisão, será que fico com problemas na travagem depois?

Por problemas digo, o travão de pé bloquear uma roda de tras quando travar ou algo do genero?

Agradecido desde já.

Boas pessoal.

Passa-se o seguinte:

Os cubos são muito maiores, acontece que, a rosca do tubo de travão não dava nos bombitos que estavam nos cubos do megane, então, coloquei os bombitos originais do R19. Acontece que o bombito do R19 é ligeiramente mais comprido para os lados e abriu as maxilas e mesmo com a afinação no minimo, a maxila trava a roda.

A minha questão é, como as maxilas têm muita altura ainda de ferodo, se desgastar um pouco uma delas (que é a que tá a travar a roda) até o tambor entrar e rodar sem prisão, será que fico com problemas na travagem depois?

Por problemas digo, o travão de pé bloquear uma roda de tras quando travar ou algo do genero?

Agradecido desde já.

Acho que alteraste um componente muito complicado, e parece-me que agora estás aflito, peço desculpa e coloca tudo como estava; isto porque não se pode tirar á espessura das maxilas á balda, depois
as maxilas devem começar a gastar do meio para as extremidades,depois é bom que os bombitos estejam na posição correcta ou seja o sangrador tem que estar sempre a cima da enttrada do fluido.
Qual o motivo da tua ideia em alterar as medidas dos travoes???????????
abraço

Boas pessoal.

Passa-se o seguinte:

Agradecido desde já.

Espero que estejas consciente de que ao alterar os travões traseiros para uns mais potentes podes vir a ter surpresas desagradáveis. como o bloqueio prematuro das rodas de trás e consequente peão (mais provável e perigoso em piso molhado), isto durante uma travagem a fundo.

Como já disseram os nossos caros companheiros, isso de alterar o sistema de travagem traseiro tem muito que se lhe diga. Se ficar a travão mais a trás do que a frente é um perigo constante a cada curva. É que o carro faz logo um peão se for uma travagem brusca em piso molhado, Mais valia teres investido a melhorar os discos a frente, com um calços de melhor qualidade por exemplo.

São os travões da frente que sofrem maior desgaste e fadiga.

Quanto ao problema em concreto, só posso aconselhar que não andes a inventar muito, mesmo que desgastes a pastilha, o sistema vai empurra-la na mesma para a sua posição, portanto não me parece que resolva nada.

Boas.

Obrigado na mesma mas os travões já estão montados, a funcionar e aprovados na IPO.

Cumps.

Interessante,colocas um problema pedes dicas, os colegas dizem-te e bem.... o que deves fazer e tu simplesmente vais ao IPO e o carro fica aprovado......apr:)

por favor não fiques aborrecido
abraço

Última edição:
Boas.

Obrigado na mesma mas os travões já estão montados, a funcionar e aprovados na IPO.

Cumps.

Obviamente que estão aprovados na IPO. O eixo traseiro é testado separadamente do dianteiro. Lá não se testa a dinâmica do carro em travagem, mas sim a eficiência de cada uma das rodas do carro. Oxalá não nos venhas a dar razão.

Voltar
Superior