Problema eléctrico em casa

Stormskaer

Allez BENFICA Allez
Boas,

No Sábado, tinha a máquina de lavar roupa a funcionar na cozinha quando de repente ouvi um estouro e o quadro desligou-se.

O estouro veio da máquina e com ele um cheiro a queimado. Puxei logo a máquina e, apesar do cheiro, não havia nada a queimar.

Desliguei-a da ficha e tentei ligar o quadro mas não consegui. Punha a patilha para cima mas ela não ficava. mesmo ficando lá com o dedo, não ligava. Durou cerca de 1/2 minutos até que deu para ligar.

Entretanto está tudo a funcionar bem, inclusivé a máquina, mas noto um piscar de luz de vez em quando. Isso acontece bem espaçado no tempo (de 2 em 2 horas talvez) e noto apenas nas luzes em especial na da cozinha visto que é daquelas cilindricas e por isso faz o arranque.

Tudo o que seja TVs, box zon, etc não acusa nada quando isso acontece. Nem o relógio do forno (eléctrico) perde memória...

Já desmanchei a tomada da máquina de lavar e está tudo bem ligado e branquinho (sem queimadelas). Inclusivamente já desmanchei também as tomadas perto desta e estão iguais.

Ontem ainda pensei que esse piscar fosse da EDP (chuva) mas devido ao facto de até morar numa zona onde raramente fico sem luz e também devido a hoje já ter piscado uma vez ainda não chamei ninguém para ver.

Eu sei que não se brinca com a electricidade mas também não queria chamar um electricista a casa e depois o piscar ser mesmo da EDP.

Neste momento estou com a máquina ligada à tomada para ver se pisca. Se isso acontecer vou desligá-la da tomada e ver se continua a piscar.

Se continuar vou mesmo ter de chamar alguém.

Quanto ao estoiro e consequente desligar de quadro, será que poderá ter sido de muita humidade acumulada nas traseiras das máquinas?

É que tenho as 2 colocadas nos buracos próprios no armário da cozinha e nesse dia, a de secar roupa esteve toda a tarde a trabalhar.

Se tivesse alguma coisa em curto-circuito, a luz não piscaria, o quadro ia logo abaixo, certo?

Quando pisca a maquina está a trabalhar???
Se sim, tens o motor da maquina de lavar a querer entrar a alma ao criador, isso normalmente passa-se quando a bobina apresenta algum defeito. Resolve-se com um motor novo ou uma bobinagem do velho.

Não, a máquina está desligada. Apenas tem a ficha ligada na tomada.

Aliás, depois de ter mandado o tal estoiro, ela retomou onde ia na lavagem (electrónica) e já fez mais uma lavagem.

A minha máquina dre lavar roupa fazia disprar o quadro quando chegava à centrifugação.
Cheguei à conclusão que havia um fio no quadro da electricidade que estava fora do lugar. (bem...o senhor da EDP é que lá chegou á conclusão...)
Na altura creio que era o fio preto (acho que se chama o fio retorno ou lá o que é).
Queres um conselho? Chama a EDP para verem o quadro. Foi o que fiz e em 5 minutos ficou resolvido.
Não te ponhas a mexer no quadro sem teres conhecimentos para isso. Segundo o senhor da EDP que foi a minha casa, se alguém tocar num fio de retorno....nunca mais cá retorna a este mundo....[:D]
Bastou voltar a encaixar o fio, apertar o parafuso e pronto.

Última edição:
já viste se não derreteu nada no quadro? pode ser mau contacto lá.

A minha máquina dre lavar roupa fazia disprar o quadro quando chegava à centrifugação.
Cheguei à conclusão que havia um fio no quadro da electricidade que estava fora do lugar. (bem...o senhor da EDP é que lá chegou á conclusão...)
Na altura creio que era o fio preto (acho que se chama o fio retorno ou lá o que é).
Queres um conselho? Chama a EDP para verem o quadro. Foi o que fiz e em 5 minutos ficou resolvido.
Não te ponhas a mexer no quadro sem teres conhecimentos para isso. Segundo o senhor da EDP que foi a minha casa, se alguém tocar num fio de retorno....nunca mais cá retorna a este mundo....[:D]
Bastou voltar a encaixar o fio, apertar o parafuso e pronto.

Estive a ver o quadro e aparentemente está tudo OK. Tirei a protecção dos disjuntores (penso que é assim que se chamam) e os fios estão todos no sitio e sem nada danificado.

EDIT - se bem que quando se deu o tal estouro, foi exactamente antes da centrifugação. Lembro-me que quando voltámos a ligar a máquina, foi o que ela começou a fazer: centrifugação.

Última edição:
Estive a ver o quadro e aparentemente está tudo OK. Tirei a protecção dos disjuntores (penso que é assim que se chamam) e os fios estão todos no sitio e sem nada danificado.

EDIT - se bem que quando se deu o tal estouro, foi exactamente antes da centrifugação. Lembro-me que quando voltámos a ligar a máquina, foi o que ela começou a fazer: centrifugação.

Então chama a EDP....eu pessoalmente é o que faria.
Já agora, a máquina é nova? É velha?

Quanto ao quadro, a EDP tem responsabilidade no mesmo?

Há uns anos chamei-os porque o contador estava a fazer um barulho que ecoava num quarto no outro extremo da casa e que não nos deixava dormir.

Estiveram a ver o contador e deram-me razão. Realmente estava com uma avaria e tinha de ser substituído.

Pedi para serem rápidos a fazê-lo (tinha de ser noutro dia porque não andavam com contadores na carrinha) e pedi para entrarem, ouvirem o barulho no quarto e assim compreenderem o martírio mas a resposta deles foi que tudo o que esteja dentro de casa não é da responsabilidade deles.

Daí a pergunta.

A minha máquina de roupa quando começava a fazer a centrifugação, mandava o quadro abaixo. E estou a falar de uma máquina com 2 anos agora, mas quando isso me aconteceu, a máquina tinha 2 dias....foi quando casei.

Não me parecia lógico quie fosse da máquina mas....
Chamei a EDP, e ao abrirem o quadro (não foi só tampas de disjuntores, eles tiveram mesmo de quebrar o selo deles para aceder ao conteúdo do quadro desparafusando a tampa) detectaram o fio fora do sítio.

Última edição:
A máquina tem cerca de 8 anos mas 6 de uso. Por fora está impecável, não apresenta nenhum tipo de corrosão, nem atrás nem nada.

Por dentro é que não sei.

Eu pessoalmente continuo a achar que é do quadro.
Quanto ao que está dentro de casa não ser responsabilidade deles.....bem eu acho isso muito estranho porque quando pedi aumento de potência do quadro, foi a EDP que lá foi (ou uma empresa sub-contratada por eles...não me recordo)...o quadro foi fornecido por eles, portanto a responsabilidade (bem gomo a garantia p. ex.) é deles...acho eu!:sh)

A minha máquina de roupa quando começava a fazer a centrifugação, mandava o quadro abaixo. E estou a falar de uma máquina com 2 anos agora, mas quando isso me aconteceu, a máquina tinha 2 dias....foi quando casei.

Não me parecia lógico quie fosse da máquina mas....
Chamei a EDP, e ao abrirem o quadro (não foi só tampas de disjuntores, foi mesmo quebrar o selo deles para aceder ao conteúdo do quadro desparafusando a tampa) detectaram o fio fora do sítio.

Agora que falaste nisso, fui ver a parte do quadro (principal) no qual não tinha mexido e o mesmo não tem selo nenhum.

Nunca tinha reparado e de certeza que já não tinha quando comprei a casa (usada).

O facto de lá faltar o selo pode-me trazer algum problema?

Agora que falaste nisso, fui ver a parte do quadro (principal) no qual não tinha mexido e o mesmo não tem selo nenhum.

Nunca tinha reparado e de certeza que já não tinha quando comprei a casa (usada).

O facto de lá faltar o selo pode-me trazer algum problema?

Agora é que me lixaste com essa.....não faço ideia!:sh)
Mas também não sei que tipo de quadro é.....pode nem sequer ter o selo aí mas sim no interior p. ex...não faço ideia!

Voltar
Superior