Problema de matemática

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início
Diz tb que é 20 e até há quem diga que é 10 na mesma...
Por acaso penso que não há uma resposta correcta sem conhecer a forma e dimensões da dita tábua, o tamanho e forma dos bocados pretendidos, as próprias condições da tábua (se tem nós, uma parte humedecida, uma zona mais espessa...)! [;)]

Diz tb que é 20 e até há quem diga que é 10 na mesma...

Pode ser 10 minutos mesmo porque no enunciado diz: "quanto tempo demora a cortar em 3 A MESMA TÁBUA"

Ora, já foi cortada em 2 em 10 minutos. Mais um corte, na mesma tábua (que fica em 3) irá demorar mais 10 minutos.

Tá certo. Mas se um professor meu me aparecesse com um exercício desses num exame levava com um selo!![:D]

E há muitos que adoram colocar exercícios desse género. Numa disciplina da faculdade, numa daquelas disciplinas onde adoram inventar problemas, detectei um erro num problema, disse-lo depois do teste e ela deu-me 1,5 valores. [:p]

PS: Valia a pena o bónus se o exercício valesse 1,5 valores... :(

Última edição:
Pode ser 10 minutos mesmo porque no enunciado diz: "quanto tempo demora a cortar em 3 NA MESMA TÁBUA"

Ora, já foi cortada em 2 em 10 minutos. Mais um corte, na mesma tábua (que fica em 3) irá demorar mais 10 minutos.

Tá certo. Mas se um professor meu me aparecesse com um exercício desses num exame levava com um selo!![:D]

E há muitos que adoram colocar exercícios desse género. Numa disciplina da faculdade, numa daquelas disciplinas onde adoram inventar problemas, detectei um erro num problema, disse-lo depois do teste e ela deu-me 1,5 valores. [:p]

Estás a falar de que enunciado? O enunciado em inglês diz "another board".

Uma tábua:

2.jpg

Um corte (10 min):

1corte.jpg

Dois cortes (20 min):

2cortes.jpg

[:D]

A questão da maneira como foi colocada no primeiro post não tem resposta, pois é ambígua. Pode ser interpretada de diferentes formas, portanto tem várias soluções para as diferentes interpretações.

Estás a falar de que enunciado? O enunciado em inglês diz "another board".
Outra tabua igual.

São 20mins. Escusam de vir com desenho de tabuas quadradas. Porque em nenhum pais do mundo, uma "board" é quadrada. Quando são quadrados chamam-se "panels"

1 corte=10 mins
2 cortes=20mins

2 pedaços= 10mins
3 pedaços= 15mins
então
4 pedaços= 20mins
5 pedaços= ...

Ah pois, estás regra de 3 simples não funciona...

No enunciado de quem abriu o tópico não tens a representação da tábua. É um problema com várias respostas possíveis.[:D]

Óbvio que isto são problemas dúbios, cada um manda o seu bitaite e só respinga convictamente quem é casmurro. É como discutir futebol.

Mas sempre acho mais certo dizer que é 10 minutos do que 20, no enunciado diz que é a mesma tábua... E com tanta pouca informação, considera-se que não existem outros factores externos que adulterem a média do corte. Em probabilidades é assim.

PS: se bem que quando se diz "a mesma tábua" considera-se o tempo do primeiro corte e do segundo. Como se fosse uma tábua nova. É tão dúbio que até irrita!

Última edição:
Há também quem diga que a resposta pode ser zero se foram cortados pedaços infinitesimais...

Tende para zero no limite. Nunca pode ser zero zero.
Correto lim k/x para 00 = 0
edit k = tempo e x = nº coretes
no entanto também poderá ser infintio lim x/k

edit 2 mas não era amigo Pastis, não acreditava e preposições?
Desculpe não leve a mal mas não resistiapr:)

Última edição:
Lembra-me uma professora que tive que adorava inventar problemas e depois dava sempre asneiras.

Ainda hoje estou traumatizado com duas questões.

A primeira referente a um torneio de golf em que a mulher confunde pancadas com "pontos / golos".

A segunda envolvia as diferentes formas de sentar 60 passageiros num comboio, sendo que ela considerou os passageiros como uma entidade abstracta e não como seres individuais e distintos.

Voltar
Superior