Problema complicado – BMW

aqua_life

Banido
Boas,

Vou expor uma situação complicada e espero que se vocês tiverem alguma ideia de como resolver ou o que poderá estar avariado digam.

O carro é um BMW 525tds de 1995. O carro fica sem gásoleo no depósito mas a agulha do combustível aponta para os 10 litros. Ou seja, o dono já ficou a pé porque pensava ter 10 litros e afinal já não tinha nada.
Já foi mudada a bóia que está situada no depósito e não era.
Já foi mudado todo o quadrante (conta km) e fica na mesma.

O que é que poderá ser?

acho que o carro n quer deixar o condutor preocupado com os preços dos combustiveis... [:)]

na brinca...[;)]

está aí um problema estranho, o carro já foi visto pela marca ??

Boas,

Vou expor uma situação complicada e espero que se vocês tiverem alguma ideia de como resolver ou o que poderá estar avariado digam.

O carro é um BMW 525tds de 1995. O carro fica sem gásoleo no depósito mas a agulha do combustível aponta para os 10 litros. Ou seja, o dono já ficou a pé porque pensava ter 10 litros e afinal já não tinha nada.
Já foi mudada a bóia que está situada no depósito e não era.
Já foi mudado todo o quadrante (conta km) e fica na mesma.

O que é que poderá ser?

Boas,

Se calhar os 10 litros estão lá mas por algum motivo a pesca do gasóleo está mais acima e deixa de puxar o gasóleo. Realmente é estranho.

Última edição:
Se já mudaram o quadrante e a boia e continua na mesma só estou a ver uma coisa: cablagem ou alguma massa a falhar...

se a boia for apenas um componente resistivo é facil de tirar as teimas, é verificar o valor da resistência e simular na ficha que liga á boia com um potenciómetro externo.

Colocar um multimetro no fio por onde chega o sinal ao painel e verificar se o valor que é colocado na ponta da boia é o que lá chega...

Em primeiro lugar...
Eu vou começar a estudar na área automóvel, por isso o interesse nestas avarias. Como, nestas férias ando a aprender numa oficina, pensei que não teria mal apresentar aqui as minhas dúvidas (e dos mecânicos).

Passando á avaria propriamente dita...
Obrigado Baiones! deste uma boa dica.
Agora tenho uma dúvida... saiem 3 fios da bóia. 1 é massa, outro vai para o quadrante e outro vai para onde?
Se alguém tiver o esquema eléctrico ou puder esclarecer esta situação, agradecia.

Isso é a bomba que puxa o gasoleo do deposito ca para a frente. Custa cerca de 150 euros, costuma dar o berro com o passar dos anos e com a sujidade acumulada.

Em primeiro lugar...
Eu vou começar a estudar na área automóvel, por isso o interesse nestas avarias. Como, nestas férias ando a aprender numa oficina, pensei que não teria mal apresentar aqui as minhas dúvidas (e dos mecânicos).

Passando á avaria propriamente dita...
Obrigado Baiones! deste uma boa dica.
Agora tenho uma dúvida... saiem 3 fios da bóia. 1 é massa, outro vai para o quadrante e outro vai para onde?
Se alguém tiver o esquema eléctrico ou puder esclarecer esta situação, agradecia.

quadrante massa e neutro

3 fios não estou a ver para que serão...

Nos que tive oportunidade para ver eram só dois ( FIAT Tipo e HONDA Civic ) ...

Serão dois referentes ao sinal e outro para massa ?

Não consegues desmontar a boia e analisar o circuito para perceber o que são os 3 contactos ?

Bem...
Este terceiro fio deve ser para a luz da reserva, como diz o amigo nathaniel.
Tirando a bóia do carro, conseguimos simular se queremos o depósito vazio ou cheio. Simulando o depósito vazio, a agulha não vai ao 0, fica +- nos 10 litros e a luz de reserva nunca acende.
Quando o carro teve na oficina testámos o fio que vai para o quadrante pelo modo como o Baiones disse e estava bom.
Portanto será este 3º fio?
Que não deixa a luz de reserva acender e portanto a agulha não fica nos 0 litros.

Entretanto o carro volta pa oficina (o dono precisava dele) e depois logo conto como ficou.

Bem...
Este terceiro fio deve ser para a luz da reserva, como diz o amigo nathaniel.
Tirando a bóia do carro, conseguimos simular se queremos o depósito vazio ou cheio. Simulando o depósito vazio, a agulha não vai ao 0, fica +- nos 10 litros e a luz de reserva nunca acende.
Quando o carro teve na oficina testámos o fio que vai para o quadrante pelo modo como o Baiones disse e estava bom.
Portanto será este 3º fio?
Que não deixa a luz de reserva acender e portanto a agulha não fica nos 0 litros.

Entretanto o carro volta pa oficina (o dono precisava dele) e depois logo conto como ficou.
Como é que testaram ?

desligaram a boia e simularam o contacto com outra coisa, ou mexeram a boia á mão para verificar o movimento do ponteiro ?

É que até pode ser a boia que está a dar valores errados...

Não dá para afinar? ( a do Tipo dava... )

Isso ja tem centralina certo?

Nos carros com centralina acontece muitas vezes estarem a enviar a informaçao errada aos manometros... Acontece mais se o carro fizer sempre viagens pequenas.

Voltar
Superior