Problema com o fecho centralizado.

MadDragon

New member
Bom dia!:)

Tenho um problema com o fecho centralizado do carro do meu pai.[8b]
Normalmente, quando abrimos ou fechamos a porta do condutor, todas as outras se abrem ou fecham mas, há coisa de 1 semana para cá que a porta do passageiro da frente não abre nem fecha, ou seja, o fecho centralizado não actua. As outras 3 portas funcionam normalmente.
O carro em questão é um Civic de 1995, 5 portas (modelo inglês).
O que acham que pode ser?

Cumprimentos e obrigado.[;)]

Boas,

o meu irmão tem um 1400 igual!

ouves o fecho a actuar nessa porta que não abre? é que se ouvires, é porque foi apenas o ferro que faz actuar o fecho que ou saiu do sítio ou o apoio partiu...

se não ouvires nada deve ser um problema eléctrico, pode ser apenas o motor dessa porta...

só tirando a forra da porta e ver![;)]

Filipe, acho que não se ouve nada...
Já me disseram que podia ser um fio traçado na porta mãe.
Já agora, sabes como desforrar a porta?;)

tb pode ser um fio, mas isso é fácil de ver! e em princípio não será, porque os fios estão posto de forma a quase não dobrarem com o abrir e fechar das portas!

já agora o fecho central é de origem ou foi posto á posteriori?

nunca desforrei uma dessas, mas em princípio é tirar todos os parafusos que estejam à vista e dps é preciso retirar a forra da porta dos encaixes!

se fizeres o download do catálogo deve lá ter essa informação:

http://hondatech.info/search/civic/

escolhe o que diz 95-97

Pode ser o actuador (também chamado de pistola) que pifou. Se conseguires meter aí uma foto do gajo depois falamos, mas 1º vai saber quanto é na origem... [:D]

Não sei desforrar essas portas (nunca foi preciso), já ouvi dizer que estas são muito fáceis mas se descobrir alguma coisa mais em concreto logo te digo.

Depois hás-de ver se são vagamente parecidos a estes:

jan071194wu.jpg

Vê lá se te orientas, é muito fácil: 2 parafusos na pega da porta, um "picolete" na parte da frente perto do tablier, o parafuso do manípulo e depois desligar a vareta do lado de dentro antes de sacar o forro:

painelportafrente01ux6.jpg

painelportafrente02lj4.jpg

Última edição:
tb pode ser um fio, mas isso é fácil de ver! e em princípio não será, porque os fios estão posto de forma a quase não dobrarem com o abrir e fechar das portas!

já agora o fecho central é de origem ou foi posto á posteriori?

nunca desforrei uma dessas, mas em princípio é tirar todos os parafusos que estejam à vista e dps é preciso retirar a forra da porta dos encaixes!

se fizeres o download do catálogo deve lá ter essa informação:

http://hondatech.info/search/civic/

escolhe o que diz 95-97

O carro é usado mas parto do principio que é de origem!;)

Lembrei-me agora, o vidro da porta do condutor custava a descer e a subir, principalmente quando chegava a meio...
Será que não estaria a roçar nalgum fio?
Já agora, como sei que o problema é das pistolas?

Lembrei-me agora, o vidro da porta do condutor custava a descer e a subir, principalmente quando chegava a meio...
Será que não estaria a roçar nalgum fio?
Já agora, como sei que o problema é das pistolas?

O mais certo é o mecanismo estar perro, provavelmente devido a uma calha empenada. Outra possibilidade é ser um elevador em X que se fia numa certa flexibilidade do mecanismo para funcionar, sendo normal abrandar um bocado a meio.

Se desmontares a porta, logo vês se a pistola actua ou não. Para veres se estar a chegar tensão à pistola podes retirar a pistola e nos dois terminais ligares uma lâmpadazita (de mínimos, por exemplo). Se a lâmpada acender quando se carrega no botão, deve ser da pistola. Se não, é porque n chega tensão aos terminais.

ClioII, obrigado pela explicação.
Depois vou retirar a pistola e vou tentar ligá-la com um transformador!;)
Quanto ao sistema, não é assim porque ele antigamente funcionava bem;)

ClioII, obrigado pela explicação.
Depois vou retirar a pistola e vou tentar ligá-la com um transformador!;)
Quanto ao sistema, não é assim porque ele antigamente funcionava bem;)

Não ligues a pistola a um transformador com saída em corrente alternada!
E se ligares a um daquelas adaptadores 220V para tensão contínua baixa (daqueles que substituem as pilhas dos walkmans, por exemplo) podes ter uma desagradável surpresa porque a pistola pode "pedir" um pico de corrente forte demais.

A meu ver, é melhor usares a própria bateria do carro p/ ver se a pistola funcemina.

Voltar
Superior