Problema com Ford Focus 1.8 Tddi

jone

New member
Ola a todos
Embora ja seja leitor do Forum ha uns meses este é o meu 1ºtopico.
Tenho um Ford Focus 1.8 Tddi de 2001 com 120.000Km e nunca tive qualquer problema com o mesmo até ha 1 mês atras sensivelmente.
A situação é a seguinte: quando vou em AE, o que representa cerca de 90% do que ando com o carro, se ultrapasso os 120/130 km/h (3000rpm)por vezes sai uma "bafurada" de fumo preto/cinzento pelo escape!!!
Não noto nenhuma perca de potencia no motor mas quando o fumo sai fica uma nuvem negra na zona onde isso acontece.
Ja tenho a revisao marcada para a proxima 2ª mas gostaria de saber quel é a vossa opinião sobre aquilo que pode ser.
Obrigado pelo vosso tempo dispendido a ler isto e desde já quero dar os meus parabéns pelo excelente forum automovel que têm aqui.

João

RScupra,
a ser uma coisa dessas da quebra da ceramica do catalizador, quanto pode ser a gravidad€€€ da situação?

pronto,
fui ontem pôr o carro na revisão e o problema, segundo a Ford, era a valvula GR que estava suja.
o carro foi afinado, essa tal valvula foi limpa e tou ainda para testar o carro em AE para ver se o problema ficou resolvido.
depois posto aqui se sim ou...não!!
ja agora, alguem sabe o que é a valvula GR ?

tb tive esse problema numa ford transit, fazia fumo acima dos 100kms/h parecia um comboio a vapor quem viesse a tras deixava de ver a traseira, e o problema era essa valvula e respectivas "(condutas)" tavam entupidas e sujas..

Já me falaram da E.G.R e que o meu carro como faz algum fumo como o aqui descrito penso que o problema será o mesmo mas não faço a minima de onde se situa essa válvula ou qual o seu aspecto.

Se me puderem ajudar eu agradeço desde já.

Voltar
Superior