Problema com Focus

V8someDAY

New member
Olá a todos [;)]
Sou novo cá mas gostando de automoveis como gosto, acho que vou passar cá muito tempo.

Indo directo ao que interessa.....

Gostava de saber se alguem já teve um problema destes....

Tenho um Focus 1,4 de 99. Á uns tempos teve uns problemas, que no fim de contas era o gerador de alta tensão que estava rachado e as velas davam faisca quando lhes apetecia.
Nessa altura levou uma panela, velas novas, e claro a bobine.

Não foi a partir das substituições, mas normalmente de manha, ou quando está com o motor frio ao ligar o carro, ele manda os ponteiros todos ao maximo.
Mesmo quando isso não acontece sempre que o ligo e dá um piiiiiiiiiii.

Acho tambem que o carro anda um bocado "asmático". Suspeito que seja a porcaria do catalizador que alem de reduzir os gases emitidos, não faz mais nada a não ser estorvar.
Alguem tem uma ideia do que possa ser? ( Não é do filtro do ar porque foi novo á poucos meses, as velas estão novas e o medidor de massa de ar está a funcionar bem)

Se alguem tiver alguma ideia do que possa ser o fenomeno dos ponteiros, o piiiiiii ao ligar , ou porque é que o carro não desenvolve como devia diga alguma coisa...

Abraço

Miguel

Olá a todos [;)]
Sou novo cá mas gostando de automoveis como gosto, acho que vou passar cá muito tempo.

Indo directo ao que interessa.....

Gostava de saber se alguem já teve um problema destes....

Tenho um Focus 1,4 de 99. Á uns tempos teve uns problemas, que no fim de contas era o gerador de alta tensão que estava rachado e as velas davam faisca quando lhes apetecia.
Nessa altura levou uma panela, velas novas, e claro a bobine.

Não foi a partir das substituições, mas normalmente de manha, ou quando está com o motor frio ao ligar o carro, ele manda os ponteiros todos ao maximo.
Mesmo quando isso não acontece sempre que o ligo e dá um piiiiiiiiiii.

Acho tambem que o carro anda um bocado "asmático". Suspeito que seja a porcaria do catalizador que alem de reduzir os gases emitidos, não faz mais nada a não ser estorvar.
Alguem tem uma ideia do que possa ser? ( Não é do filtro do ar porque foi novo á poucos meses, as velas estão novas e o medidor de massa de ar está a funcionar bem)

Se alguem tiver alguma ideia do que possa ser o fenomeno dos ponteiros, o piiiiiii ao ligar , ou porque é que o carro não desenvolve como devia diga alguma coisa...

Abraço

Miguel

Esses carros (tanto o 1.4 como o 1.6) têm uma predilecção por queimar bobines, e os cabos de vela também, fazendo isolar as velas.
O puxar mal (caso por vezes se note a trabalhar "a 3 cilindros") pode vir dos cabos de vela.
Quanto ao catalisador, tem uma sonda antes e outra à saída. O equipamento de diagnóstico consegue desta forma indicar se ele está a trabalhar correctamente, bem como se as sondas lambda estão a dar valores correctos.

Quanto a ponteiros malucos num dos casos que tive (1.4) era falta de massa nuns fios de pequena secção e que fazem retorno de vários sinais (multiplexados), que apertam na carroçaria, perto da longarina esquerda. Na origem mandam as ordem técnicas que se reforçe com solda. A própria tinta também ajuda a isolar. Dá para sintomas estranhos de ponteiros (mesmo com muita gasolina acendia a luz de reserva, salvo erro). Pode ser esse o caso.

Ah, bem vindo ao forum!!!

Última edição:
Esses carros (tanto o 1.4 como o 1.6) têm uma predilecção por queimar bobines, e os cabos de vela também, fazendo isolar as velas.
O puxar mal (caso por vezes se note a trabalhar "a 3 cilindros") pode vir dos cabos de vela.
Quanto ao catalisador, tem uma sonda antes e outra à saída. O equipamento de diagnóstico consegue desta forma indicar se ele está a trabalhar correctamente, bem como se as sondas lambda estão a dar valores correctos.

Quanto a ponteiros malucos num dos casos que tive (1.4) era falta de massa nuns fios de pequena secção e que fazem retorno de vários sinais (multiplexados), que apertam na carroçaria, perto da longarina esquerda. Na origem mandam as ordem técnicas que se reforçe com solda. A própria tinta também ajuda a isolar. Dá para sintomas estranhos de ponteiros (mesmo com muita gasolina acendia a luz de reserva, salvo erro). Pode ser esse o caso.

Ah, bem vindo ao forum!!!

Antes de mais obrigado

Acho que o carro não anda a funcionar a 3 cilindros. Quando teve o problema com a bobine , andava a funcionar assim e notava-se uma diferença do barulho do motor. Agora anda a funcionar bem (pelo som parece) , mas não desenvolve bem. Talvez seja do catalizador mas para saber isso, só ligando um aparelhometro de OBD2 para ver isso.

Em relação aos sintoma estranhos....

Por acaso tambem já me aconteceu isso da luz da gasolina ficar acesa e o ponteiro não subir, mas passado pouco tempo voltou ao normal. Só uma vez é que demorou mais.

Quando se referiu aos fios perto da logarina esquerda, está a ver a esquerda de fora do carro, ou dentro?

Se tiver percebido mal diga sff.
Perto da logarina esquerda passam então uns fios que ficam sem massa por não estarem a fazer contacto com o chassis. ficam isolados com a tinta ou com a sujidade e podem provocar falta de massa nesses fios.

Já agora, esses fios estão visiveis ou estão escondidos debaixo de alguma peça?

Estão perto da bomba do ar condicionado ou lá para debaixo da caixa da bateria??

E mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Voltar
Superior