Problema com bloco motor

carris

New member
Ola,

Sou um assíduo leitor do vosso fórum apesar de nunca ter participado por manifesta falta de conhecimentos. :)

Agora precisava de ler a vossa opinião sobre algo que aconteceu com um Peugeot 206 a nível mecânico.

À coisa de 2 meses a junta do motor queimou e fomos a uma oficina conceituada. Orçamento à volta dos 1000 e tal euros com mudança completa do sistema refrigeração, fez-se e pagou-se. Disseram que não tinha sido necessário ir ao torneiro.

Foi-se buscar o carro e estava na mesma, voltamos lá e após fazerem um test drive deram o carro como reparado. Só após ter sido eu mesmo a fazer o test drive com um mecânico a acompanhar-me e a ver a temperatura completamente inconstante e a "bater" no máximo é que detectaram o problema, mesmo sem antes o mecânico considerar aquilo normal e tentar-me explicar isso mesmo.

2º diagnóstico: era um sensor.
Mudaram-no, pagou-se e levou-se o carro.

Após menos de 1500km e 2 meses passados, o carro está na mesma a aquecer. Fomos lá e agora detectam um furo no bloco de motor devido a desgaste por onde deixa passar água.
Orçamento para mais de 4000 euros novo ou 2000 e tal reparado.

Pergunto a vossa opinião para ter noção se isto é normal e se acham que a actuação da oficina foi a correcta quanto aos diagnósticos e actuação.

Pergunto também o que fazer com este carro agora, servirá para abater no preço de um outro? se sim, por quanto posso esperar?

Muito obrigado pela vossa atenção e opiniões. Um abraço​

Última edição:
Essa reparação foi mal feita pois não foi detetado o problema no bloco....arranjaram uma parte e o resto ficou como estava....erro deles pois deviam ter andado e testado o carro como deve de ser e se o tivessem feito....mas não fizeram.....o arranjo do que foi detetado foi feito e pago.....é complicado pois eles não vão aceitar o erro e quem vai entrar em despesas és tu.....
O valor pedido pela reparação 2000 mais os 1000 euros já pagos devem ficar muito perto do valor do carro......por isso só se tiver valor sentimental é que vale a pena reparar.....

Fomos lá e agora detectam um furo no bloco de motor devido a desgaste por onde deixa passar água.

Furo esse que dificilmente é feito em 2 meses/1500km.

Neste momento, o que deveria acontecer, era negociar a colocação do bloco reparado/usado por 1000€, tendo em conta que já pagaste 1000€ por uma repação/diagnóstico deficiente, que dá o total de 2000€ que pedem agora pelo bloco reparado/usado.

Muito obrigado pelas vossas opiniões que são de facto muito parecidas com as minhas.

Acham justificado realizar uma exposição/queixa ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel baseando a mesma no deficiente diagnóstico? Apenas estou na dúvida é no que "pedir" no campo da indemnização que eles têm...

Aquando da última vez que lá estivemos na oficina para levantar o carro sem o reparar, a mulher que nos atendeu desfez-se em desculpas e chegou a dizer que o mínimo que podiam fazer era "oferecer" a mão-de-obra/diagnóstico de agora.

Perante os valores e diagnóstico que o carro tem, sem dúvida, que não o vamos reparar. Agora, penso que a oficina foi negligente e não honesta na maneira como conduziu o processo, daí acreditar no direito de sermos ressarcidos de alguma forma.

A viatura passou agora os 100.000km e tem 9 anos, será aceite numa retoma nestas condições? Se não, o que poderei fazer com a mesma?

Muito obrigado mais uma vez :)

Para começar já acho estranho o valor que te pediram pela mudança da junta. Isso é o que me pedem para a rectificação (mudança de segmentos) do motor de um saxo na citroën

A viatura pode perfeitamente ser aceite como retoma na compra de novo. Claro, que o stand poderá não estar interessado em ficar com o teu carro nesse estado, ou então, dará um valor mais baixo por saber como se encontra.

No entanto, quanto a valores que te possam dar, depende muito do veículo que possas comprar.

Agora já não existe é o apoio que antes havia por parte do Estado, no abate de veículos.

@Movyk:
quanto ao líquido de refrigeração é no mínimo "variado", sei que se colocou água del cano aquando das primeiras vezes que o carro aqueceu e perdeu água. antes disso usou-se daqueles dos hipermercados.

@Pazu
o valor que falei de 1000 e tal euros de mudança da junta da cabeça foi o total da factura com mudança de tudo no sistema refrigeração, mais iva e mão de obra. desconheço o valor de uma junta da cabeça :S

@nto
obrigado pelo esclarecimento. tou a pensar comprarmos em 2ª mão até 7000€ e abatermos um pouco o preço com este mas tou na dúvida se mais vale ir à sucata e vendê-lo para peças. tem uma série de coisas novas...

Alguém já experimentou recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel?

Na realidade é que sinto que demos 1000 e tal euros por um serviço que nunca ficou bem feito, mesmo após ter sido reclamado. Passou-se 2 meses e voltámos com as mesmas queixas que demonstram que o serviço feito antes de nada serviu, ou seja, atirei 1000 e tal euros ao lixo por um diagnóstico deficiente.

O carro pouco vale, nesse estado até te vão ofender com o valor para retoma.

Devias ter logo colocado um usado, pois a quantia que gastaste foi alta.

Agora compões, noutro lado, e ficas com o carro para mais dez anos ou metes à retoma e vais buscar o dinheiro que ja perdeste.

Voltar
Superior