Problema bateria fraca

Nmaster88

New member
Boa tarde,

Há poucas semanas, no meu Opel Corsa C, após parar o carro durante breves minutos com os médios ligados à bateria não tinha energia suficiente para arrancar.
Após um encosto arrancou mas acendeu a luz de falha no sistema eletrónico e o carro não acelerava.
Passado alguns dias e após nova tentativa já não tinha problema nenhum, apesar de a luz de aviso continuar acesa. Fui verificar a bateria com o voltímetro e notei que a mesma com tudo desligado funcionava a 12.5V e com o motor ligado, rádio luzes funcionava a 14.4V.
Alguem me sabe dizer se isto é normal? Se devia colocar uma bateria com mais potência?

Ficaste sem bateria, acontece. A bateria, por si só anda nos ~12,5V (varia de bateria para bateria) ,quando ligas o carro e medes a tensão aos terminais da bateria, o que estás a medir é a tensão que o alternador está a colocar aos terminais da bateria, daí os tais 14.4V.

Para a bateria carregar precisa de "levar" com tensão superior à sua tensão nominal, senão não carrega.

Quando descarregas a bateria ao ponto de não conseguir ligar o carro deves retirá-la e carregá-la com um carregador de baterias OU ir passear o carro de modo a que o alternador carregue a bateria (aqui a carga nunca é completada, apenas desenrasca).

Por vezes a tensão está boa mas os ampres de arranque foram embora, e mesmo com a voltagem boa, podes não ter corrente de arranque suficiente

Ficaste sem bateria, acontece. A bateria, por si só anda nos ~12,5V (varia de bateria para bateria) ,quando ligas o carro e medes a tensão aos terminais da bateria, o que estás a medir é a tensão que o alternador está a colocar aos terminais da bateria, daí os tais 14.4V.

Para a bateria carregar precisa de "levar" com tensão superior à sua tensão nominal, senão não carrega.

Quando descarregas a bateria ao ponto de não conseguir ligar o carro deves retirá-la e carregá-la com um carregador de baterias OU ir passear o carro de modo a que o alternador carregue a bateria (aqui a carga nunca é completada, apenas desenrasca).

Por vezes a tensão está boa mas os ampres de arranque foram embora, e mesmo com a voltagem boa, podes não ter corrente de arranque suficiente

Obrigado pela resposta.
É muito esclarecedora.

Tenho um problema.
Carro não liga. Medi 7V. Disseram "muda de bateria".
Medi no outro dia 0V.

Pergunto: Quando realmente a bateria ainda aceita e guarda carga?

Esta minha bateria já não tem salvação?

Ps. questão paralela: Os descontos de retoma de bateria que as lojas aplicam depende do que propriamente?

Obrigado por qualquer ajuda

Menos de 10V esquece essa bateria...

Se tiveres pachorra compra outra e mete essa a carregar... Não sei bem para quê! Mas talvez para ter a certeza que já morreu mesmo de vez!

Os descontos é assim... "Obrigado pela sua preocupação com o meio ambiente!"

Menos de 10V esquece essa bateria...

Se tiveres pachorra compra outra e mete essa a carregar... Não sei bem para quê! Mas talvez para ter a certeza que já morreu mesmo de vez!

Os descontos é assim... "Obrigado pela sua preocupação com o meio ambiente!"

Obrigado.

Então a treta dos até 50% de retoma fica em 0% ?? :)

Voltar
Superior