Problema admissão 220CDi

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_Elvis_KIng
  • Data de início Data de início
Estado
Não está aberto a mais respostas.
I

imported_Elvis_KIng

Guest
Tem tudo ido bem com a minha carrinha Classe E 220CDi, a qual já está com 176.000kms.
No entanto, durante a ultima revisão (as quais faço sempre na marca, na tec-atlantica em torres vedras), perguntaram-me a meio da revisão se a notava a puxar mal. Disse que não, que a notava sempre igual desde o 1º momento.
E foi então que me disseram que tinha um problema na admissão de ar. Até me levaram ao local e mostraram o problema:
Aquilo tem um ferrinho que comanda a abertura das 4 bocas de ar, ou seja, que as faz abrir sincronizadamente, e ao que parece aquiço tá partido ou com uma folga qq, e podem não estar a abrir perfeitamente sincronizadas.
Já depois, o mecãnico que me estava a arranjar o carro mostrou-me uma similar que tinha lá desmontada, e achei antes do mais uma beka ranhoso o aspecto frágil e plástico que aquilo tem.
O comercial que me estava a acompanhar o processo mandou logo o valor ao ar de ums 600€ + iva + montagem , mas depois averiguaram melhor, e afinal não é tão caro, pois o outro valor mais elevado já incluia o próprio "motor" que comanda a abertura da admissão, mas acontece que dessa parte eu não preciso.

O orçamento que me fizeram foi então de:

admissão: 324.71€ + iva
montagem: 163.13€ + iva

Total = 487.84€ + iva, o que prefaz o simpático valor de 590.29€

Ora, eles não tinham a peça em stock no momento, e isto já foi há cerca de um mês, já para nem dizer que já deve andar assim há uns quantos meses (ou até anos)

Não quero menosprezar o problema, mas até que ponto é que não será "excesso de zelo" da parte deles ?

Refira-se ainda que não sinto a carrinha a puxar anómalamente (pelo menos não a noto diferente do que estava quando a comprei há +/- 65.000kms), o consumo está igual ao que sempre teve, e nem me parece exagerado para uma classe E com caixa automática (+/- 8litros de consumo misto). Não noto ainda quaisquer dificuldades a pegar ou de instabilidade ao ralentim...

Claro que não quero andar com aquilo sem estar em condições, ou adiar uma manutenção que possa eventualmente ter algumas consequências mais graves à posteriori ....
Por tudo isto gostava de ter a vossa opinião, de se devo mudar aquilo quanto antes, ou se devo andar com aquilo mais uns tempos até que se manifeste algum comportamento anómalo.

Outra coisa ainda: será que aquilo é reparável? Claro que as oficinas da marca não estão para andar com bricolagens, mas aquilo pareceu-me ser bricolável ....

Eis a tal peça que necessita de ser substituida, vista de cima. O problema está na parte de baixo ....
20065612943_admissao.jpg

Bem, não conheço nenhum problema neste modelo específico, mas noutros motores similares (de outras marcas que não digo para não alimentar polémicas) essas "borboletas" de admissão partem, são aspiradas pela admissão e rebenta com um piston.... etc etc.
Também te digo que tenho má impressão dos conhecimentos técnicos desses senhores, porém têm lá agora um eng. que me parece competente, pede-lhe a opinião ou algum esquema de como funciona a admissão do ar, para veres se há o risco de essas "tampas" serem aspiradas.
Há casos, noutros motores de outras marcas, que é possível retirar as "tampas" sem qualquer prejuízo no rendimento e não precisas gastar esse dinheiro todo.
Se pensares em colocar novo, eu arriscava na hipotese de retirar as "tampas" e deixava sempre aberto, testava a ver se notava algo (com o carro ligado à máquina) e só depois então pensaria em substituir.

Caro Elvis_King
Julgo eu assim num primeiro raciocínio, que essas borboletas se fecham quando pára o motor afim de evitar o balancear do mesmo. Daí não notar nada de anormal em relação ás performances do carro.

Tb vou pelo k o FGO diz...
Os turbodiesel k eu saiba n usam isso a nao ser para desligar.
Por exemplo a minha A4 TDI110 de 96 n tem... e a A4 130 de 2003 do meu pai ja tem isso.

Cumps

Ao C220 CDI da minha mãe aconteceu exactamente o mesmo. Lá se trocou o colector de admissão e o valor da operação foi qualquer coisa à volta disso. Coincidência ou não passou a gastar menos meio litro de combustível. Fiquei com o colector usado e de facto também acho que o tirante que comanda as borboletas é um bocado ranhoso em termos de material.

citação:Originalmente colocada por BX HDi

Ao C220 CDI da minha mãe aconteceu exactamente o mesmo. Lá se trocou o colector de admissão e o valor da operação foi qualquer coisa à volta disso. Coincidência ou não passou a gastar menos meio litro de combustível. Fiquei com o colector usado e de facto também acho que o tirante que comanda as borboletas é um bocado ranhoso em termos de material.

E tens-o ai ?
Se sim, dá para mandares umas fotos da parte de baixo ?

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior