Probema informatico

Marco99

New member
boa a todos,
eu sei que existe um topico de informatica, mas como tenho mais que uma questão decidi criar este topico. a situação é a seguinte:
o meu hp serie w5000 deixou de um momento para o outro de dar imagem, foi para um tecnico amigo de familia que conseguiu reparar a maquina sem formatar o pc como tanto queria. o concerto ficou por 80 euros, levou uma motherboard nova que tinha pifado e uma nova ram de 2 gigas kingston porque as memorias que o pc trazia(salvo erro não eram ddr2) não funcionavam com a nova motherboard.
ok, tudo ok chego a casa todo contente ligo o pc, mas o problema é que quando marco a password para iniciar seção, ele pede para validar a copia do windows, e eu tento fazer isso via internet visto o meu windows ser original e com licença que vinha com o pc, mas nunca consigo e o pc não me deixa avançar a partir dai....ou faço a autenticação ou volto ao menu de escolher o utilizador ou desligar a maquina.

entãp a duvida é a seguinte, o que eu tenho que fazer para validar a minha licença do windows correctamente?
eu sei que há umas formas de contornar isso, mas quero continuar com o pc como tinha ate agora, com tudo em ordem, e como tenho a licença e tenho prefiro ter isto legal.

a outra duvida é como tenho uma motherboard nova, no dia que quiser formatar o pc, aquele cd que os computador hp trazem para fazer a recuperação do sistema deixa de funcionar?

obrigado pela atenção, mas pensei mesmo que apesar da repração ficava tudo na mesma, era trocar a peça e continuava tudo como antes, e eu que me gabava tanto por ter o meu hp desde 2006 sem nenhum problema com o sitema operativo a funcionar direitinho como no primeiro dia.[:D]

abraço

boa a todos,
eu sei que existe um topico de informatica, mas como tenho mais que uma questão decidi criar este topico. a situação é a seguinte:
o meu hp serie w5000 deixou de um momento para o outro de dar imagem, foi para um tecnico amigo de familia que conseguiu reparar a maquina sem formatar o pc como tanto queria. o concerto ficou por 80 euros, levou uma motherboard nova que tinha pifado e uma nova ram de 2 gigas kingston porque as memorias que o pc trazia(salvo erro não eram ddr2) não funcionavam com a nova motherboard.
ok, tudo ok chego a casa todo contente ligo o pc, mas o problema é que quando marco a password para iniciar seção, ele pede para validar a copia do windows, e eu tento fazer isso via internet visto o meu windows ser original e com licença que vinha com o pc, mas nunca consigo e o pc não me deixa avançar a partir dai....ou faço a autenticação ou volto ao menu de escolher o utilizador ou desligar a maquina.

entãp a duvida é a seguinte, o que eu tenho que fazer para validar a minha licença do windows correctamente?
eu sei que há umas formas de contornar isso, mas quero continuar com o pc como tinha ate agora, com tudo em ordem, e como tenho a licença e tenho prefiro ter isto legal.

a outra duvida é como tenho uma motherboard nova, no dia que quiser formatar o pc, aquele cd que os computador hp trazem para fazer a recuperação do sistema deixa de funcionar?

obrigado pela atenção, mas pensei mesmo que apesar da repração ficava tudo na mesma, era trocar a peça e continuava tudo como antes, e eu que me gabava tanto por ter o meu hp desde 2006 sem nenhum problema com o sitema operativo a funcionar direitinho como no primeiro dia.[:D]

abraço

Tu não tens uma licença, tinhas uma licença OEM. Essa licença só é valida par a tua setup e vem já instalada na máquina, é "Hardware locked".

A partir do momento em que trocas motheboard etc, precisas de uma nova licença.
Compra uma licença Retail (do estilo comprar o Windows 7, Vista whatever na Fnac ou outros), assim podes instalar em diferentes setups (só numa máquina activa, claro).

Relativamente ao CD de recuperação. Esse CD basicamente contém o Windows e respectivas drivers para um determinado modelo. Como trocaste board etc, deixa de funcionar, pois as drivers são diferentes.

Nunca é aconselhável mudar setup de portáteis, pois problemas de compatibilidade, drivers etc poderão surgir, e tu que és um utilizador leigo na matéria (pelo menos é o que aparenta claramente) poderás não saber resolver.

Cumprimentos.

As licensas OEM (As que vêm já com as máquinas) estão limitadas ao hardware em que forem activadas.

Há hardware que pode ser substituido e há outro que não.

Por exemplo, adicionar RAM não vai alterar o setup significativamente, em contrapartida, trocar a motherboard sim, logo a licença deixa de ser válida e passa a ser considerado um novo computador.

não é um portatil, mas sim um pc de secretaria que me estou a referir.
bem não fazia a minima que ao alterar um componente perdia a validade da linçença.....mas quer dizer, se eu comprar uma licença nova ou piratear a mesma, os documentos todos que tenho no disco rigido e programas instalados estão na mesma assegurados apesar da nova motherboard?
não estava mesmo a contar com esta treta....pensava mesmo que ao repara a ou mudar a peça continuava tudo na mesma...é que a pessoa que me reparou o pc diz que motherboard igual a que o meu pc trazia de fabrica são ja muito dificeis de arranjar.....

não é um portatil, mas sim um pc de secretaria que me estou a referir.
bem não fazia a minima que ao alterar um componente perdia a validade da linçença.....mas quer dizer, se eu comprar uma licença nova ou piratear a mesma, os documentos todos que tenho no disco rigido e programas instalados estão na mesma assegurados apesar da nova motherboard?
não estava mesmo a contar com esta treta....pensava mesmo que ao repara a ou mudar a peça continuava tudo na mesma...é que a pessoa que me reparou o pc diz que motherboard igual a que o meu pc trazia de fabrica são ja muito dificeis de arranjar.....

Boas, desculpe por não ter lido bem, já estou cansado.
Se é um desktop, em relação às licenças é exactamente o mesmo, está "harware locked".

Em relação a drivers, a história já é diferente. As drivers para boards etc de desktops estão muito melhor mantidas (de maneira independente, pelo próprio fabricante, estilo Asus) e são mais actualizadas mais regularmente.

Em relação as seus dados, esteja descansado que eles não desapareceram (a não ser, claro, que o técnico tivesse formatado o disco).

Mesmo não activando é só tirar o disco e ligá-lo a outra máquina, isto claro, se os dados não estiverem encriptados, que penso que não seja o caso.

Cumprimentos.

porque agora estou a lembrar-me de uma coisa...a minha namorada tem um igual que ja berrou a motherboard a coisa de 2 anos (é igual em tudo, compra-mos no mesmo mês), e ela levou aquelas lojas de shopping que têm parcerias com a hp, levou o pc com os Cds de restauro, os gajos mudaram de motherboard avariada para uma para uma foxcon ou algo do genero, e o pc veio de lá como se fosse de frabrica sem este problema da licença....e nem ela pagou uma licença nova, nem eu me acredito que tenham sido os tecnicos a piratear a mesma.....será que terao sido os gajos a contornar o esquema ilegalmente?

porque agora estou a lembrar-me de uma coisa...a minha namorada tem um igual que ja berrou a motherboard a coisa de 2 anos (é igual em tudo, compra-mos no mesmo mês), e ela levou aquelas lojas de shopping que têm parcerias com a hp, levou o pc com os Cds de restauro, os gajos mudaram de motherboard avariada para uma para uma foxcon ou algo do genero, e o pc veio de lá como se fosse de frabrica sem este problema da licença....e nem ela pagou uma licença nova, nem eu me acredito que tenham sido os tecnicos a piratear a mesma.....será que terao sido os gajos a contornar o esquema ilegalmente?

Provavelmente instalaram uma cópia ilegal e respectivos drivers.
Porque se trocaram a board para uma diferente (Asus para Foxcon ou outra marca), a licença OEM vai à vida, isso é certo. Logo se não te cobraram aí uns €150/€200 só pelo SO, é certo que te instalaram uma cópia pirata.
Infelizmente esse comportamento impera nas lojas de informática, é completamente normal e acontece todos os dias mesmo.
Cumprimentos.

é que eu lembro-me dos gajos, ate foi no maia shopping, dizerem que conseguiam que o computador fica-se como quando veio de frabrica....o certo é que fomos lá busca-lo e ele ficou como no primeiro dia com tudo a funcionar, não sabia é que pode estar ou está mesmo martelado.

boas,
ja resolvi a situação, liguei para a microsoft portugal, disse simplesmente que tinha manda-do o pc para reparar e ele agora me pedia para fazer a validação do windows e que não estava a conseguir via internet, dei os codigos da licença do meu windows, eles deram-me o codigo para validar via telefone e esta a funcionar perfeitamente.[;)]
obrigado

boas,
ja resolvi a situação, liguei para a microsoft portugal, disse simplesmente que tinha manda-do o pc para reparar e ele agora me pedia para fazer a validação do windows e que não estava a conseguir via internet, dei os codigos da licença do meu windows, eles deram-me o codigo para validar via telefone e esta a funcionar perfeitamente.[;)]
obrigado

Ia-te dar esse conselho; quandio a activação via net não funciona, a activação via telefone geralmente resolve o problema.
Apesar de, levando à letra o EULA, as licenças OEM só funcionarem no hardware X; a própria Microsoft "facilita" neste tipo de situações. Já me passaram dezenas de casos semelhantes pelas mãos e sempre consegui fazer a activação legalmente; ou via net, ou via telefone em modo "automático" ou com a ajuda dum operador.

eu tentei tambem mostrar ao gajo que a minha intenção era continuar com tudo legal, afinal de contas ja tenho o pc desde sexta, e o que não falta são soluções para martelar o windows, queria evitar isso para manter tudo legal.

agora tenh outra duvida, o pc com esta nova motherboard esta mais rapido, muito por ter mais 1gb de ram, mas em compensação esta muito mais barulhento por causa das ventoinhas....o que aconselham fazer para diminuir a velocidade das mesmas?
obrigado

Voltar
Superior