Primeira vez a recibos verdes

Couveazul

New member
Arranjei um emprego num café aqui ao pe de casa e o dono diz que me paga 24 euros ao dia a recibos verdes. ora eu nao faço ideia de como funciona esta coisa ._.

alguem me pode fazer o favor de explicar o que devo fazer? e no que consiste, o que tenho de fazer para nao cometer uma infracço na lei ou apanhar uma multa qualquer...? obrigada.

e que supostamente so la vou aos fds... e eu tinha essa ideia de que nao ia receber praticamente nada.. o problema e que eu NAO SEI mesmo como funcionam os recibos verdes... dai ter perguntado...

Para teres uma ideia, quando eu era colectado pagava trimestralmente 120€ de seguro de acidentes de trabalho (que é obrigatório) e ainda tinha a segurança social que eram cerca de 160€ mensais, apesar de tu poderes ter o 1º ano de isenção (isto, se já não cortaram com isso também)

e que supostamente so la vou aos fds... e eu tinha essa ideia de que nao ia receber praticamente nada.. o problema e que eu NAO SEI mesmo como funcionam os recibos verdes... dai ter perguntado...

Para receberes o dinheiro tens de ter um bloco de recibos verdes e depois o patrão assina o valor de pagamento e tens de ir levantar as finanças.
Com emprego a recibos verdes não tens direitos nenhuns nem subsidio de desemprego nem ferias...etc penso eu.

Última edição:
deixo mais uma achega: se realmente deres início à actividade de TI (trabalhador independente) depois quando fores dar baixa tens 30 dias. senão pagas 50€ de multa se fores entre 30 e 60 dias e se fores depois de 60 dias até 5 anos pagas 100€ de multa. contudo, podes ir lá uns anos depois de passares o último recibo e mandares fechar a actividade e não pagas nada, só se entretanto fores para o desemprego ou algo do género, já que na SS eles vão verificar e pegam por isso. mas nas finanças não há problema se depois te esqueceres, basta não dares os pormenores todos.

Para teres uma ideia, quando eu era colectado pagava trimestralmente 120€ de seguro de acidentes de trabalho (que é obrigatório) e ainda tinha a segurança social que eram cerca de 160€ mensais, apesar de tu poderes ter o 1º ano de isenção (isto, se já não cortaram com isso também)

Eu pago esse valor (mais uns 3 ou 4 euros) mas por ano.

Pensa lá bem no que te vais meter. Por valores desses, eu sinceramente era capaz de não arriscar em gastar o tempo de isenção que podes usufruir...

Não assustem já o rapaz, o primeiro ano está isento de qualquer desconto e só faz o seguro se quiser

Correcto, além disso, esse período de isenção poderá ser alargado caso o rendimento relevante anual não ultrapasse os 6 IAS (aproximadamente 2.500 €).

Se for a primeira vez como trabalhador por conta própria
O enquadramento só produz efeito quando o rendimento relevante anual do trabalhador ultrapassar 6 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) de cada ano e após o decurso de pelo menos 12 meses (à excepção de enquadramento antecipado), sendo:
http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=33697&m=PDF

Portanto, desde que o rendimento relevante da actividade a recibos verdes não ultrapasse os 6 IAS, ele não é obrigado a descontar para a segurança social.

A nível dos recibos verdes, já não existem as antigas cadernetas de recibos, actualmente os recibos são emitidos pelo Portal das Finanças ou poderão adquirir recibos unitários (no máximo 50) na tesouraria das finanças.
Portal das Finanças - Descrição Perguntas frequentes

O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório, no entanto, caso opte por não efectuar o seguro está por sua conta e risco, sendo que não se livra de eventuais coimas em caso de fiscalização.

Pessoalmente, acho que estamos perante um falso recibo verde, no entanto, cabe ao user decidir se aceita este trabalho ou não.
A nível fiscal o impacto será nulo/reduzido, basicamente basta iniciares a actividade na repartição de finanças e o mais certo é ficares isento de IVA e de retenção de IRS, portanto, terás apenas que emitir os recibos e declarar o valor anual no IRS.

Voltar
Superior