Primeira Mota - Escolha

tito23

Banido
Daqui a umas semanitas ja devo ter a carta de mota e ando a pensar qual vai ser a primeira menina.

andei de olho na Yamaha Fazer 600, mas alem de fugir um pouco ao orçamento(custa 7100 euros e não queria gastar mais de 5000 euros) talvez não seja o ideal para primeira mota.

sugestões para primeira mota, com um orçamento de 5000 euros, sem ser um brinquedinho com menos de 20 cavalos...

uma mota do genero da Fazer com menos potência, menos cilindrada e mais barata. SUGESTÕES???....

Abaixo dos 5.000 tens a gs 500/ kawasaki er5, ambas são 500 cm3 e têm +- 50 cv.

Subindo um pouco a fasquia +- 5.500 tens a cbf 500, sendo muito idêntica de motor às outras, tem a vantagem de ter sofrido uma remodelação há pouco tempo, ficando muito apelativa.

Mas atenção que todas elas são bicilindricas e não tetra como a fazer.

Se tiveres dúvidas coloca ; )

Cump.

a ideia que eu tenho é que as tetracilindricas são mais fiaveis e com manutenção mais simples e economica que as bicilindricas, é verdade??

mais diferenças entre as 2...

citação:Originalmente colocada por tito23

a ideia que eu tenho é que as tetracilindricas são mais fiaveis e com manutenção mais simples e economica que as bicilindricas, é verdade??

mais diferenças entre as 2...

É mais ao contrário... As de 4 cilindros são mais dispendiosas - aliás, basta mudar as velas. Quanto a fiabilidade, se forem bem tratadas, ambas duram muito.

Para ter uma ideia, há pouco tempo um concessionário Honda celebrou 10 anos de Africa Twin sem sequer abrir um motor.

As tetras são mais suaves e rotativas, embora algumas biciclindricas tenham mais força em baixas, creio que é por isso que as "bis" são mais usadas em utilização normal - utilitárias e trails de média ou alta cilindrada, enquanto os motores tetra são aplicados em turisticas e desportivas. Claro que também há as fantásticas tricilindricas da Triumph...

A ideia geral é que o tamanho ideal do pistão deve rondar entre 300 e 400cc, para boa distribuição de potência pela feixa de rotação. Um excelente exemplo é justamente o motor da V-Strom 650.

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por PDCouto

As sugestões do Ice são ambas muito válidas.

Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]

Não te esqueças da cola de parafusos. :D

porquê?

As HD são conhecidas pela sua... vibração muito peculiar. "Desamarram-se" um bocado. Também existe a ideia que a fiabilidade deixa algo a desejar. Atenção que é o que tenho ouvido, nuinca tive nenhuma. Embora já me tenha sentado numa a trabalhar e realmente aquilo parece uma batedeira.

As sugestões do Ice são ambas muito válidas.

Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]

Não te esqueças da cola de parafusos. :D

porquê?

As HD são conhecidas pela sua... vibração muito peculiar. "Desamarram-se" um bocado. Também existe a ideia que a fiabilidade deixa algo a desejar. Atenção que é o que tenho ouvido, nuinca tive nenhuma. Embora já me tenha sentado numa a trabalhar e realmente aquilo parece uma batedeira.

Por acaso desconhecia essa história.
De qualquer maneira, nem quea tivesse que aparafusar todos os dias.
O som é divinal![B)]

citação:Originalmente colocada por ice

Abaixo dos 5.000 tens a gs 500/ kawasaki er5, ambas são 500 cm3 e têm +- 50 cv.

Subindo um pouco a fasquia +- 5.500 tens a cbf 500, sendo muito idêntica de motor às outras, tem a vantagem de ter sofrido uma remodelação há pouco tempo, ficando muito apelativa.

Mas atenção que todas elas são bicilindricas e não tetra como a fazer.

Se tiveres dúvidas coloca ; )

Cump.

Kawasaki só não aconselho porque a assistência e representações em Portugal são caóticas.

Deixa-me ilustrar algumas das hipóteses:

7.000€

m_k6_es_SV650S_1(1).jpg

5.250€

m_k5_es_GS500F_1.jpg

5.700

241_2.jpg

Também podes optar pelas Trail, são mais polivalentes, andam na mesma muito bem:

6.500€

2006_XT660R_Photo_08_tcm43-87551.jpg

tive a ver as specs da CBF500 e parece-me ser uma alternativa bastante válida.

foge um pouco ao orçamento mas não é nada demais.

pena é não haver em azul. era uma cor que provavelmente ficaria bastante bem na mota.

Qualquer bi tem tendência para vibrar mais um pouco, mas as HD, devido à sua baixa rotação de funcionamento abusam. Mas adoro-as ; )

A nível de fiabilidade acho que já foi tudo dito, qualquer motor hoje em dia é fiável, desde que se cumpra a manutenção adequada.

A nível da periodicidade da manutenção, não sei se a cbf já tem intervalos mais alargados, mas a gs500 e a er5 são de 6.000 em 6.000.

Neste aspecto as tetra, por exemplo uma hornet das novas já faz intervalos de 10.000.

No final vai dar ela por ela com a vantagem de uma bi (das mencionadas) consumir menos e ser mais adequada como primeira moto, por ser leve e ter uma entrega de potência mais suave em toda a sua faixa de utilização.

Tens também as trail como mencionou o Pdcouto ; )

Cump.

Voltar
Superior