Prevençao de incendios

Eliselotus

Well-known member
todos os anos se ouve falar de clubes que trabalham em conjunto com os bombeiros na prevençao e detecçao de incendios, circulando pelas matas e tal.

alguem tem ideia que clubes sao, quais as serras e se vai haver este ano?

se me sair a sorte grande tenho ferias prolongadas, sempre evitava ir pra praia (nao gosto mt[|)]) e fazia qqr coisa de util:D

Obrigado:)

pelo meu lado faço outra pergunta: é possível a circulação nas serras e afins nos dias mais quentes e de consequente risco de incêndio?
a minha pergunta baseia-se numa viagem que fiz a Mirandela e, ao parar no Marão, vi uma placa que interditava a circulação nos caminhos florestais sempre que fosse considerado "dia de risco elevado"...

quem tutela isto? quem determina o perigo, para além do nosso bom-senso ( se num dia estiverem 42º, não é muito lógico andar a rasgar nos pinhais e muito menos fazer sardinhadas...)

Lembro-me que no verao passado à noite passava todos os dias na TV os distritos que estavam considerados de risco elevado.
Nos dias da pascoa andei a pessear pela zona de Montargil e afins e vi essas placas que mencionas, associei uma coisa à outra...
Agora se isto funciona ou nao...na sei, mas sou forçado a concordar que faz falta mais algum controle do nosso adorado mato;)

já tentei procurar na net, os contactos da protecção civil da minha zona (Sintra)...
mas não consegiu arranjar nada de contactos, será que alguém tem contactos para a zona de Sintra??

cumprimenTTos,

AV

Quem tutela penso que é o M.Administração interna.
Agora a minha dúvida é se andar sózinho num estradão podem chatear-me. Pois é só no verão que tenho fds livres para andar. Até porque os estradões estarão livres para os agricultores ou donos de terrenos ou de montes.

olá André
liga para a Camara que eles passam a chamada pois geralmente cada camara tem 1 gabinete da Protecção Civil com 1 ou 2 pessoas.
Eu tb já contactei a PC mostrando a minha disponibilidade, agora estou à espera. Vamos lá a ver se não respondem em Dezembro:D

Boas.

ha dois ou tres anos fizeram.se iniciativas por parte do Forum-TT 8 www.forum-tt.com ) de equipas de vigilia ( n aSerra da Arrabida por exemplo ) e de auxilio a populaçoes necessitadas.

Curiosamente parece que a protecção civil nao coordenou muito, mas com os parques naturais conseguiu-se alguma coisa..

Infelizmente em portugal, quem tem a tutela dos assuntos ou jurisduição sobre os mesmos nao parece apreciar muito a ajuda " oferecida "

Parece que quando a esmola é muita o pobre desconfia..

Boas,

ó caro amigo Jorge, se eu ligo para a Camara, só me dizem qualquer coisa lá pa dezembro como dizes... :D

vou mas é falar com os bombeiros lá ao pé, pode ser que me saibam informar...

cumprimenTTos
AV

Tive aqui a recolher informações e as autorizações tem de vir da direcção geral de florestas e nao da protecçao civil.
Isto sao tantos institutos que depois ninguem se entende.

Falei com quem ja esteve ligado à coordenaçao da protecçao civil de Sintra, pa pedir o contacto e foi de lá que veio esta informaçao...
Nada como exprimentar nos dois lados para ver no que dá.

Eliselotus, eu andei na Arrábida juntamente com malta do Forum-tt (tal como referiu o sitefixe) e o que fizemos foi um elemento do grupo que contactou as autoridades locais do parque.

A minha vez calhou a uma quarta ou quinta-feira das 22h00 à 01h00 e conseguimos debelar um reacendimento.
Claro que deu para fazer uma nocturna assim um bocado para o violenta. Juntou-se o útil ao agradável...

Estávamos credenciados com nome de estação CB ("Móvel 32" no meu caso) e articulávamos com os bombeiros de prevenção.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

todos os anos se ouve falar de clubes que trabalham em conjunto com os bombeiros na prevençao e detecçao de incendios, circulando pelas matas e tal.

alguem tem ideia que clubes sao, quais as serras e se vai haver este ano?

se me sair a sorte grande tenho ferias prolongadas, sempre evitava ir pra praia (nao gosto mt[|)]) e fazia qqr coisa de util:D

Obrigado:)

O unico clube de que eu tenho conhecimento de ter essas praticas é o Clube Sem Limites de Pombal, mas de certeza que existem outros (se kiseres o contacto do presidente do clube.....).

abraço bombeiro

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Eliselotus, eu andei na Arrábida juntamente com malta do Forum-tt (tal como referiu o sitefixe) e o que fizemos foi um elemento do grupo que contactou as autoridades locais do parque.

A minha vez calhou a uma quarta ou quinta-feira das 22h00 à 01h00 e conseguimos debelar um reacendimento.
Claro que deu para fazer uma nocturna assim um bocado para o violenta. Juntou-se o útil ao agradável...

Estávamos credenciados com nome de estação CB ("Móvel 32" no meu caso) e articulávamos com os bombeiros de prevenção.

Quer dizer então que estiveste a trabalhar com a Ecoarrabida... Isso foi o ano passado ou à dois anos?

citação:Originalmente colocada por B_Palma

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Quer dizer então que estiveste a trabalhar com a Ecoarrabida... Isso foi o ano passado ou à dois anos?

Acho que foi o ano passado... Foi através de um membro do Forum-TT que tratou da logística (VP, aka Kaliqueira)

Acho esta ideia optima e eu próprio tambem já tinha pensado no assunto . No entanto parece-me que se aparecer um tipo sozinho a voluntariar-se para fazer vigilancia provavelmente não vão querer saber do assunto . Agora se foram vários talvez a coisa seja diferente .
Acho que seria juntar o util ao agradável , e o nosso papel seria bastante importante se pensarmos que é impossivel ter uma equipa de vigilantes em cada pinhal ou mata , mas com a nossa ajuda se calhar iriamos evitar algumas das imagens que todo assistimos no verão passado . Eu que o diga, pois vi o fogo a entrar em plena cidade de Coimbra .
Sei que existe uma associação que faz este tipo de vigilancia na zona de Penacova . Vou tentar descobrir mais informações .
Pessoal de Coimbra , se quiserem juntem-se .
Um Abraço

Boas noite pra quem nao conhece sou o VP sou de setubal e alguns dos meus hobbies passa pelo o radioamadorismo e o TT agora mais associado na vertente do passeio e nao estragar
quando ao topico este ano o processo vai ser difrente a vigilancia e primeira intervençao vai estar a cargo da SEPNA(GNR) e o combate ao SNBPC
os "mirones" este ano vao ter a vida dificultada no teatro de operaçoes tudo o ke nao pertencer ao dispositivo florestal e desmoblisado da area ou seja ou se consegue um protocolo com uma das entidades ou mesmo que se queira colaborar torna se dificil isto e a informaçao que tenho ,pelo menos a teoria vamos la ver na pratica.
fica tb a informaçao a 3º secçao dos BV de sesimbra estao em escuta no canal de emergencia de CB (canal 9) AM quanto aqui a margem se houver vontade pode se tentar fazer uma coisa mais seria ,pode ser que se consiga algum feedback

Voltar
Superior