prestaçao em atraso

tenho uma pessoa da familia que fez um credito pessoal e que eu sou fiadora,ele nao vai poder pagar este mes,sera k me vao contactar ou apreender bens a ele,ou apenas como o boato corre que so a partir da 3 prestaçao é k entra uma acçao judicial?

Eu costumo dizer que ser fiador é a melhor maneira de perder amigos, familiares e dinheiro... tudo de uma vez.[;)]

Mas porque raio foste fazer isso? :(

Quanto à tua questão, antes de mais, há algo fundamental que tens que tentar saber: o teu familiar tenciona pagar o empréstimo ou não?

sim,ele no fim de fev. consegue bem pagar as duas(a em atraso e a outra )n tou preocupada,pois o credito ja esta no fim,falta 14 meses e ele ate vai paga-lo todo em setembro pois vai receber uma boa indemnizaçao,mas este mes teve um azar,o que pretendo saber é se um mes é passivel de acçao judicial!

Antes disso ainda passa pelas agências de recuperação de crédito.
ele tinha esta em falta mas pagou agora e n pode pagar a de fev. mas em março ja consegue tudo,ligando para o banco eles por um mes n devem accionar acçao judicial pois nao?alguem conheçe alguem que com um mes de atraso tenha sido alvo de processo?paga é juros demora nao é?

sim,ele no fim de fev. consegue bem pagar as duas(a em atraso e a outra )n tou preocupada,pois o credito ja esta no fim,falta 14 meses e ele ate vai paga-lo todo em setembro pois vai receber uma boa indemnizaçao,mas este mes teve um azar,o que pretendo saber é se um mes é passivel de acçao judicial!

nem penses nisso. Quando muito passados 2 meses de atraso começam a fazer pressão mais a sério e caso não haja feedback eles TALVEZ avançem com a execução da dívida. Não lhes interessa nada esse tipo de situação, eles primeiro recorrem a tudo o que é possível para receber "a bem". Só em último caso é que passam a tribunal. Se o teu familiar tiver dificuldades em pagar, ele que contacte a empresa de crédito e exponha a situação, eles podem fazer "cara feia" mas são flexíveis nesse ponto, porque também lhes interessa receber. Eles podem facilitar o pagamento, adiar uma ou mais prestações, renegociar a dívida para que o valor fique menor ou outra solução qualquer. O pior que ele pode fazer é ficar calado e não dar nenhum "feedback".

Quanto à tua situação, se houver uma acção em tribunal, respondes solidariamente com o teu familiar pelas dívidas, ou seja, o solicitador tanto pode penhorar os bens dele como os teus. Mas no caso de penhorarem os teus, tens direito a cobrar ao teu familiar o que pagares...

Nesse caso, ele que contacte o banco e informe da situação. Tenho a certeza que eles vão aguardar um mês sem activarem outros meios de cobrança.

Mas é importante abrir o jogo com o banco.

nem penses nisso. Quando muito passados 2 meses de atraso começam a fazer pressão mais a sério e caso não haja feedback eles TALVEZ avançem com a execução da dívida. Não lhes interessa nada esse tipo de situação, eles primeiro recorrem a tudo o que é possível para receber "a bem". Só em último caso é que passam a tribunal. Se o teu familiar tiver dificuldades em pagar, ele que contacte a empresa de crédito e exponha a situação, eles podem fazer "cara feia" mas são flexíveis nesse ponto, porque também lhes interessa receber. Eles podem facilitar o pagamento, adiar uma ou mais prestações, renegociar a dívida para que o valor fique menor ou outra solução qualquer. O pior que ele pode fazer é ficar calado e não dar nenhum "feedback".

Quanto à tua situação, se houver uma acção em tribunal, respondes solidariamente com o teu familiar pelas dívidas, ou seja, o solicitador tanto pode penhorar os bens dele como os teus. Mas no caso de penhorarem os teus, tens direito a cobrar ao teu familiar o que pagares...
obrigado,é exactamente como eu calculava,como disse,o credito ja esta bem reduzido,tenho o valor para o liquidar,no entanto ele tem de se responsabilizar pelos actos e so queria saber se por um mes ele ou eu iriamos ter problemas,se assim o fosse iria liquidar ja o montante em divida!

se visse que ele tinha problemas sem culpa,liquidava ja,mas foi ma gestao dele e so o ajudo em utimo caso,quer levar vida de milionario e n pode ser,pesoas mimadas é assim!

obrigado a todos![;)]

Legalmente, a financeira pode accionar uma livrança dez dias após o incumprimentos....possivelmente só o fará após 3 ou 4 meses senão eles não faziam mais nada. De qualquer modo, ou resolvem a coisa rapidamente ou vão para a ilustre galeria da credinformações e posteriormente com a divida no banco de Portugal....

Legalmente, a financeira pode accionar uma livrança dez dias após o incumprimentos....possivelmente só o fará após 3 ou 4 meses senão eles não faziam mais nada. De qualquer modo, ou resolvem a coisa rapidamente ou vão para a ilustre galeria da credinformações e posteriormente com a divida no banco de Portugal....
10 dias!e avisam com antecedencia?penhora de salarios ou penhora de bens?

depende do contrato. Há contratos que mencionam que só podem accionar a execução se houver duas ou mais prestações em atraso. Por acaso fui buscar o meu antigo contrato de ALD e era assim que funcionava. Mas na prática, toda a gente sabe que eles nunca metem ninguém em tribunal a não ser que atase 3,4,5 prestações e não haja acordo que evite essa situação.

depende do contrato. Há contratos que mencionam que só podem accionar a execução se houver duas ou mais prestações em atraso. Por acaso fui buscar o meu antigo contrato de ALD e era assim que funcionava. Mas na prática, toda a gente sabe que eles nunca metem ninguém em tribunal a não ser que atase 3,4,5 prestações e não haja acordo que evite essa situação.

Anteriormente, dependia dos contractos. Desde 1 de Julho de 2009, é tudo assim com alterações que entraram em vigor para os creditos ao consumo.

Eu tambem nunca seria fiador de ninguem :sh) Acho que por muito que se goste da pessoa que se esta a ajudar se as coisas correrem mal só faz advir problemas

Por outro lado se toda a gente pensar assim, ninguém consegue créditos.
Normalmente, quem pede créditos é porque está a precisar. Se está a precisar, é porque não tem bens nem capital para dar como garantia. Se não tem, precisa de fiador. Ainda mais se forem jovens que estão a iniciar a vida profissional.

Por outro lado se toda a gente pensar assim, ninguém consegue créditos.
Normalmente, quem pede créditos é porque está a precisar. Se está a precisar, é porque não tem bens nem capital para dar como garantia. Se não tem, precisa de fiador. Ainda mais se forem jovens que estão a iniciar a vida profissional.

Correcto, mas a sensaçao de estar em jogo por causa das opçoes de outra pessoa para mim seria sempre inquietante
Eu só escolheria para meu fiador os meus pais. Se necessita-se felizmente (ainda) nao é o caso.

Quanto à questão do tópico em princípio não haverá motivos de preocupação, duvido que o banco accione já os meios legais devido a uma prestação. Se ele até irá liquidar o restante não deve haver confusão, mas deveria falar com o gestor de conta.
Caso ele mantenha o incumprimento aí sim deve preocupar-se pois o fiador é o 1º sítio onde vão e por norma há uma clausula que impede a execução prévia do devedor.

Quanto à questão do fiador como já disseram cada vez mais só assim se conseguem empréstimos, principalmente os jovens e para a habitação. Por norma são os pais.
Agora há que ter ciente que é um risco e avaliar bem o avaliado.

Voltar
Superior