Pressão dos pneus

pedro19

New member
Todos sabemos que é fundamental para vários aspectos do carro termos os nossos pneus com a pressão correcta recomendada.

A minha pergunta é que variação nesses aspectos tem uma pressão acima ou abaixo da recomendada (em variações pequenas, de décimas de bar)?

Ou seja, como influi a maior ou menor pressão dos pneus quanto à aderência, desgaste do pneu, conforto, etc...

Imaginemos que a pressão recomendada para determinada situação é 2,2 em todos os pneus... Se circularmos com 2,0 que podemos esperar? e 2,4?

Última edição:
pressão excessiva vai provocar um "abaulamento" do pneu, fazendo com que se gaste de forma irregular (e penso que pode ovalizar)

quanto mais pressão (sem chegar aquela fase anterior) menor aderência, menor conforto e menor desgaste do pneu

quanto menos pressão, maior aderência, maior conforto e maior desgaste pneu

mas ha por aqui pessoal que te pode esclarecer melhor, ou corrigir-me em alguma coisa[;)]

No meu carro trazer pressão abaixo de 2.2 aumenta o consumo para 8l/100km e com 2.3 ou 2.4 faço 6.5;7/100km em cidade.

Podem me achar mentiroso no que digo mas a carteira não me confronta...[:D]

Com pressão superior ao indicado, dá-se um desgaste maior na zona central do pneu, perde-se no conforto (fica mais "rijo"), e o consumo diminui (muito ligeiramente) devido à menor resistência de rolamento.
Com pressão inferior ao indicado, dá-se um maior desgaste nas zonas laterais do pneu, o consumo aumenta devido à maior superfície de contacto e consequentemente maior resistência ao rolamento, a vulnerabilidade a furos é também maior, a possibilidade de aquaplaning é superior, e a direcção fica mais pesada.

Obrigado pelas vossas respostas.

E quanto à diferença de pressão recomendada para uso em cidade ou auto-estrada. Costumo fazer bastante auto-estrada aos fins-de-semana e cidade durante a semana. Para o meu carro, as pressões recomendadas variam entre os 2,3 em AE e os 2,1 em cidade.
Normalmente deixo-as sempre nos 2,3 todo o ano. Estarei a cometer algum erro?

Última edição:
Importante referir, vindo no entanto no seguimento do que aqui já foi dito pelos outros users, um pneu com pressão abaixo do indicado, provoca numa viagem mais longa, um aquecimento maior do pneu aumentando desta forma a probabilidade de arrebentamento[;)]

Obrigado pelas vossas respostas.

E quanto à diferença de pressão recomendada para uso em cidade ou auto-estrada. Costumo fazer bastante auto-estrada aos fins-de-semana e cidade durante a semana. Para o meu carro, as presões recomendadas variam entre os 2,3 em AE e os 2,1 em cidade.
Normalmente deixo-as sempre nos 2,3 todo o ano. Estarei a cometer algum erro?

Deves de colocar a pressão para a situação que vai provocar para o pneu um maior aquecimento. No teu caso, se calhar optaria por uma pressão de 2,2, sendo a opção mais equilibrada para o teu dia a dia. Mas se deixares nos 2,3, não vejo f«grande problema nisso.

Tenho um laguna RXE 94, faço quase sempre cidade . O meu carro tem A/C. Eu uso 2,2 em todas os pneus. Estou a fazer algo de errado? Com o deposito cheio alguma coisa muda?

Quando se fala em pressão para cidade e auto estrada quais são as reais diferenças? Aquecimento do pneu?

Tenho um laguna RXE 94, faço quase sempre cidade . O meu carro tem A/C. Eu uso 2,2 em todas os pneus. Estou a fazer algo de errado? Com o deposito cheio alguma coisa muda?

Quando se fala em pressão para cidade e auto estrada quais são as reais diferenças? Aquecimento do pneu?

Normalmente em AE o pneu aquece mais um pouco com o andamento. Nada de preocupante. Desde que sigas a recomendação do fabricante (a do autocolante na porta/tampa do depósito) não há problema de maior.

Com o depósito cheio, o carro terá uns 50kg extra.
Quando entra alguém no carro, ficam 70kg extra.
Se entram 2pessoas + depósito cheio são cerca de 190kg.

Bottom line, se vais encher ou vazar pneu sempre que alguém entra e sai do carro, ou mediante o nivel de combustivel no depósito... Vais ganhar cabelos brancos... E é desnecessário fazer tal coisa [:D]

Aconselho é a experimentar azoto. Pelo facto de a pressão se manter e não precisares de a verificar regularmente.

Estranho, no meu carro ou não tenho ou nunca vi pressões recomendadas consoante ando em AE ou cidade :confused:
é sempre em função do peso e como é distribuído

O meu maior objectivo até é poupar combustível (claro, sem gastar pneus)[:p]

Se é esse o objectivo mete pressão uns 0.4 ou 0.5 bar acima do recomendado. mas sem cair no exagero, não ultrapassar os 3.0

uma pressao excessiva vai ter o contra de o carro agarrar menos à estrada, e se tornar inseguro

Última edição:
Sou portador de um Renault Scenic 1500/105cv DCI (diesel), chassis normal (cinco lugares; nº VF1 JMSE 0635184283) de Janeiro de 2006, com pneus Michelin, medida 205/55/R16-91V e pretendo saber qual a pressão dos pneus a utilizar na viatura, tendo em conta que embora circule nas ruas (muitas delas em paralelo) da cidade do Porto uma a duas vezes por semana, diariamente, circulo essencialmente em estradas nacionais com piso asfaltado. A viatura em causa não tem manual de instruções, nem a etiqueta colada no depósito ou na porta, com indicação dos valores a utilizar. Estou com dúvidas, pois, dois colegas de trabalho, já me indicaram dois valores: um disse 2.3 (frente)/2.1 (atrás) e outro 2.4 (frente)/2.1 (atrás). Fico a aguardar a vossa ajuda. Qual devo utilizar.
Obrigado pela compreensão.
Cumprimentos.

Sou portador de um Renault Scenic 1500/105cv DCI (diesel), chassis normal (cinco lugares; nº VF1 JMSE 0635184283) de Janeiro de 2006, com pneus Michelin, medida 205/55/R16-91V e pretendo saber qual a pressão dos pneus a utilizar na viatura, tendo em conta que embora circule nas ruas (muitas delas em paralelo) da cidade do Porto uma a duas vezes por semana, diariamente, circulo essencialmente em estradas nacionais com piso asfaltado. A viatura em causa não tem manual de instruções, nem a etiqueta colada no depósito ou na porta, com indicação dos valores a utilizar. Estou com dúvidas, pois, dois colegas de trabalho, já me indicaram dois valores: um disse 2.3 (frente)/2.1 (atrás) e outro 2.4 (frente)/2.1 (atrás). Fico a aguardar a vossa ajuda. Qual devo utilizar.
Cumprimentos.

É uma Scenic 2, certo?

Segundo o site da Michelin, para esse tamanho, atrás é sempre 2.1, e à frente é 2.3 ou 2.4 conforme utilização normal ou auto-estrada/carga máxima.

Resultado veículo

Cumprimentos.

Resultado veículo

Noutros sites já vi recomendarem 2.4 atrás e à frente...

No meu carro é ainda pior a escolha:

1- Sozinho, sem bagagem, até 210km/h
2- Sozinho, sem bagagem, + de 210km/h
3- 4 pessoas, com bagagem, até 210km/h
4- 4 pessoas, com bagagem, + de 210km/h

[8b]

Para evitar constantes idas à bomba tenho optado pela opção 2.

Fr 2,2 - Tr 2,4 acho... :confused:

Voltar
Superior