Pressão dos pneus

Verdi

New member
Boa tarde

Pretendo colocar a seguinte dúvida:

-Tendo em conta que semanalmente o meu percurso compreende a estrada Marginal Porto-Entre-os-Rios, cidade do Porto e duas vezes por semana, a IC29 em direcção à cidade de Espinho, pretendo saber qual a pressão indicada para os pneus da minha viatura Renault Scénic 1.5cc-105cv (diesel) de cinco lugares de Janeiro de 2006, Modelo Luxe Privilége equipada com pneus 205-55-R16 em jantes de liga leve.

Apesar de vários contactos com alguns Stands da Renault, infelizmente, nunca fui devidamente esclarecido pelos técnicos. Com não tenho manual de instruções, pretendo ser esclarecido sobre um assunto importante para a manutenção da viatura. quando vou com o carro à revisão, os mecãnicos verificam a pressão. Porém, nunca apontei os valores, daí a minha dúvida.

Outra situação, prende-se com a utilização de nitrogénio nos pneus (estou indeciso). Ao colocar nitrogénio nos pneus:
-a direcção fica mais leve?
-Podem surgir problemas na suspensão?

Se um dia optar pelo nitrogénio nos pneus, apenas terei acesso á casa Cunha e Filhos situada na zona do Freixo. Visto que para verificar e acertar pressão, terei que efectuar cerca de 22 KM (de minha casa em Melres ao Freixo), quando chegar á ofgicina os pneus já estarão quentes. Será que a pressão depois de rectificada é a mais correcta? Pergunto isto porque sempre me disseram que não se deve verificar a pressão com os pneus quentes.

Obrigado pela atenção dispensada.

Fico a aguardar esclarecimentos relativos às questões formuladas.

Cumprimentos.

Atenciosamente

O azoto demora bastante tempo aquecer. Nos tempos de Inverno é desaconselhado e tê-lo pois ao demorar aquecer, demora agarrar à estrada em necessidade de travagem brusca e/ou curvas mais rápidas.

Com azoto nota-se a direcção mais leve sim senhor e tem a vantagem de dar uma maior durabilidade (sim é discutível, estou-me a guiar por colegas que tem o azoto nos pneus).
Um amigo meu tem há vários anos, e notou que os pneus tem a capacidade de durar mais 5000 a 10 000km, após alguns testes por parte dele claro.

Claro está, tudo depende dos carros/pneus, penso eu.

Sim, normalmente deve-se verificar a pressão com os pneus a frio.

Os valores das pressões deverão encontrar-se no tampão do gasóleo/gasolina.

Alguns comentários na net:

"Manter a pressão dos pneus correctamente, pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir em frente". O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar e isto significa que um pneu cheio a frio e usado em condições quentes como numa viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode dilatar mais que o normal, deixando o pneu muito duro, perdendo aderência quando mais se precisa, nas curvas claro. Com enchimento de Azoto, a pressão dos pneus é mais estabilizada, consegue-se preservar o seu desgaste em +20% de Kms e rodando com a pressão correcta, economizar-se-á cerca de 10% de combustível."

Nunca experimentei, apenas me cinjo a dar o feedback que me foi dado para ajudar. [;)][;)][;)]

Última edição:
Boa tarde

Pretendo colocar a seguinte dúvida:

-Tendo em conta que semanalmente o meu percurso compreende a estrada Marginal Porto-Entre-os-Rios, cidade do Porto e duas vezes por semana, a IC29 em direcção à cidade de Espinho, pretendo saber qual a pressão indicada para os pneus da minha viatura Renault Scénic 1.5cc-105cv (diesel) de cinco lugares de Janeiro de 2006, Modelo Luxe Privilége equipada com pneus 205-55-R16 em jantes de liga leve.

Apesar de vários contactos com alguns Stands da Renault, infelizmente, nunca fui devidamente esclarecido pelos técnicos. Com não tenho manual de instruções, pretendo ser esclarecido sobre um assunto importante para a manutenção da viatura. quando vou com o carro à revisão, os mecãnicos verificam a pressão. Porém, nunca apontei os valores, daí a minha dúvida.

Outra situação, prende-se com a utilização de nitrogénio nos pneus (estou indeciso). Ao colocar nitrogénio nos pneus:
-a direcção fica mais leve?
-Podem surgir problemas na suspensão?

Se um dia optar pelo nitrogénio nos pneus, apenas terei acesso á casa Cunha e Filhos situada na zona do Freixo. Visto que para verificar e acertar pressão, terei que efectuar cerca de 22 KM (de minha casa em Melres ao Freixo), quando chegar á ofgicina os pneus já estarão quentes. Será que a pressão depois de rectificada é a mais correcta? Pergunto isto porque sempre me disseram que não se deve verificar a pressão com os pneus quentes.

Obrigado pela atenção dispensada.

Fico a aguardar esclarecimentos relativos às questões formuladas.

Cumprimentos.

Atenciosamente

Não se justifica a utilização de "azoto" nos pneus:

Aquilo que nós chamamos AR, o que respiramos, é uma mistura de vários gases, entre os quais o oxigénio, que utilizamos.

Esse AR que respiramos, para alem do para nós essencial oxigénio, contem dióxido de carbono e AZOTO, e este encontra-se numa proporção de 80%..

Ou seja, do AR que inspiramos ( e que é abastecido normalmente nos pneus), 80% é azoto, sendo inspirado e expirado sem alteração.

Portanto, quando vamos encher os pneus a qualquer vulgar bomba atmosférica grátis dos postos de abastecimento, estamos a encher os pneus com AR normal o qual já contem 80% de azoto, pelo que os nossos pneus já contem naturalmente 80% azoto...

Portanto pagar por mais 20% de azoto é ridículo, inútil, e não trás vantagem absolutamente nenhuma para um pneu normal de carro o qual foi estudado para essa mistura...

Para pneus de avião, dadas as pressões, temperaturas, e choques a que está sujeito, tem outras especificações devidamente estudadas, não é um pneu normal..

Obrigado a ambos pelo esclarecimento.

Quanto aos valores da pressão dos pneus para a minha viatura, infelizmente não tenho indicação alguma no mesmo, nem no tampão, nem numa etiqueta colocada numa das portas. Também não tenho o manual (estraviou-se não sei como, não o encontro).

Agradeço imenso a quem indicar os valores para a minha viatura.

Vou pensar no assunto "Nitrogénio nos pneus". Ou em breve; mando esvaziar o ar existente numa casa especializada; ou quando mudar de pneus, lá parea o mês de Setembro/Outubro. Tenho muito tempo pela frente

Um abraço.

Última edição:
Eu uso azoto no verão e ar no inverno. Com azoto o aquecimento é muito menor, quase ao ponto de nem se notar que o carro andou a rolar.

notei tambem uma maior estabilidade mas isto não sei se do azoto ou do facto existir menos atrito derivado do maior vento que se sente no inverno.

No inverno não uso porque, tal como disse o ricky, o pneu demora mais tempo a aquecer e em situação de emergencia pode ser prejudicial.

Boa tarde.

Na porta do condutor, por incrível que pareça, não existe qualquer indicação. Daí, a minha dúvida quanto aos valores da pressão, à frente e atrás.

Obrigado pela atenção.

Um abraço.

Boa tarde.

Na porta do condutor, por incrível que pareça, não existe qualquer indicação. Daí, a minha dúvida quanto aos valores da pressão, à frente e atrás.

Obrigado pela atenção.

Um abraço.

No site da michelin é possivel verificar a pressão recomendada. Para o veículo em questão a recomendação é de 2.3F/2.1A (Normal) ou 2.4F/2.1A (Auto-estrada ou com carga máxima).

Fica o link:

Resultado veículo

Cumprimentos

Portanto, quando vamos encher os pneus a qualquer vulgar bomba atmosférica grátis dos postos de abastecimento, estamos a encher os pneus com AR normal o qual já contem 80% de azoto, pelo que os nossos pneus já contem naturalmente 80% azoto...

Portanto pagar por mais 20% de azoto é ridículo, inútil, e não trás vantagem absolutamente nenhuma para um pneu normal de carro o qual foi estudado para essa mistura...
Sim senhor, bem visto [;)]

Também tinha esta dúvida, mas acho que já me decidi :)

Em termos cientificamente correctos é 78% de azoto na atmosfera (em certas situações, 2%de agua a menos no corpo humano mata, logo, SIM, é relevante).
A razão de se usar azoto puro é simples.
O ar atmosférico é altamente expansível. O azoto não.
O ar atmosférico aquece facilmente. O azoto não.
Ou seja, no inverno, o facto de não aquecer faz com que os pneus não tenham 100% da eficácia (não tem NADA a ver como usar pneus GoodYear face a uns Wanli). Basta conduzir com segurança e civismo e não há problema nenhum.
No entanto, por não aquecer, não desgasta! O valor exorbitante que pagas pelo azoto (que algumas oficinas oferecem se fores lá e pedires) é altamente compensado pelo que poupas na troca dos pneus.
Além disso, os pneus quando aquecem, tendo ar normal, o ar expande. Conclusão, o pneu a frio tem uma pressão X. A quente vai ter uma pressão X+Y, sendo que Y nada tem a ver com um valor irrisório. Se andas com a pressão perto do máximo, esta diferença pode levar ao rebentamento do pneu num buraco.

Sabendo isto, tu é que sabes.
Estes são os factos. É uma opinião fundada e não é um simples comentário de "bota-abaixo".

Além disso, já agora... Com azoto é MUITO complicado (para não dizer impossivel :) ) de o pneu perder pressão. O carro do meu pai tem azoto e os pneus mantiveram a pressão EXACTA (medida com um aparelho que tenho para a bicicleta) durante mais de meio ano -> Primavera, Verão e metade do Outono sensivelmente.

Bom dia.

Ao membro MCAG, muito obrigado pela atenção dispensada ao encontrar valores através da Michelin e aos restantes membros, pelas sugestões/opiniões apresentadas.

Relativamente ao azoto nos pneus substituindo o ar, ainda não decidi, embora, de acordo com as opiniões apresentadas, tenha compreendido que:
-ao insuflar ar nos pneus com 2.3 (frente) e 2.1.(trás), estes valores alteram-se com o rolamento da viatura, pelo que as perdas são maiores.

-com azoto, os valores permanecem por mais tempo, não há grandes perdas de pressão, a direcção fica mais leve, embora em piso molhado, o carro perca alguma aderência. Visto que por norma sou um condutor cuidadoso, a situação de aderência não é tão agravante comparativamente com outo género de condutores.

Visto que a minha viatura tem 45.000 Km, feitos com pneus de origem (Michelin), talvez opte pelo azoto na alura da mudança de pneus; perto dos 60.000 Km, atendendo á forma de conduzir.

Continuo receptivo a outras sugestões e opiniões.

Cumprimentos.

Atenciosamente.

Continuo receptivo a outras sugestões e opiniões.

Isto é só uma sugestão. Se és um condutor cuidadoso e consciente, então o enchimento dos pneus do teu carro com azoto não faz qualquer sentido, porque só vais gastar dinheiro e não é assim tão barato como isso. Muito mais importante que o azoto, é o controle mensal da pressão, assim como a inspecção visual dos mesmos sem nunca esquecer o suplente. Isto sim, é muito mais importante para a tua segurança.[;)]

Cumprimentos e bons kilometros.

Isto é só uma sugestão. Se és um condutor cuidadoso e consciente, então o enchimento dos pneus do teu carro com azoto não faz qualquer sentido, porque só vais gastar dinheiro e não é assim tão barato como isso. Muito mais importante que o azoto, é o controle mensal da pressão, assim como a inspecção visual dos mesmos sem nunca esquecer o suplente. Isto sim, é muito mais importante para a tua segurança.[;)]

Cumprimentos e bons kilometros.
- Enches o suplente com azoto e nunca mais tens de encher (só ver se tem ar, porque por azar - não sei se é possivel- lá pode furar, explodir, desintegrar-se, implodir, derreter ou transformar numa sandes de presunto).
- O controle mensal dos pneus com azoto é inexistente! A pressão é fixa!
- Quanto ao preço, MUITAS oficinas de pneus, na compra dos ditos, oferecem o azoto se pedirmos "a atenção". Para eles são trocados que vão ser transformados numa boa opinião e feedback positivo. Ou seja, novos compradores.
- A inspecção visual, faz-se sempre, com ou sem azoto, nos pneus do carro, do tractor e do triciclo.

P.S. Ainda quanto ao preço do azoto... Conheço uma oficina em monte dos burgos - Porto- que enche com azoto a quem for lá e pedir. Pode não ser cliente e tudo. Só prova o valor que estas "ofertas" têm para eles.

Não se justifica a utilização de "azoto" nos pneus:
o AR que inspiramos ( e que é abastecido normalmente nos pneus), 80% é azoto, sendo inspirado e expirado sem alteração.

Peço desculpa por enfatizar isto... Mas reparem...
Água destilada não conduz electricidade.
Água com 1% (Apenas UM misero, não é VINTE) de sal, já conduz muito bem electricidade.
O facto de ser uma mistura e não substância pura, altera TOTALMENTE as características!
Pegando no sal, vê o efeito nas tuas papilas gustativas, experimentando 100% açúcar, e 80% açúcar e 20% sal... Realmente o efeito químico nos sensores das papilas vai ser o mesmo não é??? ...-.-'
É assim tão idiota considerar os 20% como fulcrais?

• - Enches o suplente com azoto e nunca mais tens de encher (só ver se tem ar, porque por azar - não sei se é possivel- lá pode furar, explodir, desintegrar-se, implodir, derreter ou transformar numa sandes de presunto).
    [*]- O controle mensal dos pneus com azoto é inexistente! A pressão é fixa!
    [*]- Quanto ao preço, MUITAS oficinas de pneus, na compra dos ditos, oferecem o azoto se pedirmos "a atenção". Para eles são trocados que vão ser transformados numa boa opinião e feedback positivo. Ou seja, novos compradores.
    [*]- A inspecção visual, faz-se sempre, com ou sem azoto, nos pneus do carro, do tractor e do triciclo.
    [*]
    [*]P.S. Ainda quanto ao preço do azoto... Conheço uma oficina em monte dos burgos - Porto- que enche com azoto a quem for lá e pedir. Pode não ser cliente e tudo. Só prova o valor que estas "ofertas" têm para eles.
Se o azoto fosse assim tão importante para a segurança/economia/conforto/o que quer que seja, já vinha de fábrica, ou seja, no manual de instruções vinha lá escrito.

O azoto em pneus de carros "normais" faz tanta falta como as "caixinhas de potência" que muita gente insiste em gastar dinheiro para o seu belo 1.100cc.

Ás vezes penso que as pessoas gostam de ser roubadas.[8b]

Se o azoto fosse assim tão importante para a segurança/economia/conforto/o que quer que seja, já vinha de fábrica, ou seja, no manual de instruções vinha lá escrito.

O azoto em pneus de carros "normais" faz tanta falta como as "caixinhas de potência" que muita gente insiste em gastar dinheiro para o seu belo 1.100cc.

Ás vezes penso que as pessoas gostam de ser roubadas.[8b]
Nas fabricas em que te dão um carro com uma pintura "nova" mais mal tratada que algumas que se vê na rua... Realmente... O standard de qualidade é mesmo elevado! (é como as borrachas dos comandos nos carros VAG...). As fábricas são feitas para render! Eles dão carros com pneus energy por algum motivo!

Está provado, comprovado, explicado (só falta fazer o desenho) por pessoas com capacidades e conhecimentos na dita matéria que o azoto É DE FACTO muito benéfico. Não queres, não usas!
Agora dizer que não faz nada, é mostrar a ignorância no assunto.

Quanto a ser roubado... És se não fores inteligente. Hoje mesmo fui a uma oficina encher com um colega (após uma conversa sobre este tópico). Sabes quanto custou? 1€ que dei ao gajo por ele ser atencioso connosco.
A oficina em questão foi uma com pub da michelin, atrás do st. António no Porto.

Depois de ler tantos depoimentos cientificos sobre o uzo ou não de azoto nos nossos pneus,e quando finalmente consegui parar de rir,(então aquela dos pneus no inverno não aquecerem,foi demais)sempre gostava de saber o que é que aquecem enchidos com ar no pino do Inverno.
Aconselho-te vivamente o azoto.Tenho nos meus,e há mais de 2 anos que não vejo a pressão,e a única vêz que vi,ainda foi para tirar gáz.
E se atravessares o Alentejo no Verão com 40 à sombra a 200 à hora vais descansadinho que nenhum te vai rebentar,a não ser que os tenhas nas lonas.[:D][:D]

Voltar
Superior