pressao dos pneus...

zeef

New member
boa noite a todos!

Gostaria de saber qual a pressao media a aplicar nos pneus, :=) ?? sei k deveria ser a recomendada pelo fabricante.. penso eu que qto maior a pressao menor a aderencia e menor consumos(corrigam m s estiver errado);
pgtei ao meu pai e ele disse k punha 30psi tanto nos penus dianteiros como nos traseiros..
Eu pessoalmente coloco 34psi a frente e 32psi atras; penso eu tb que a traseira se fugir é + dificil de colocar no sitio que se fugir d frente daí colocar - pressao atras para aderir melhor lol

que acham?

quais as vossas pressões?

Desde que alteraram os manómetros das bombas de analógico para digital, tenho andado com 35 à frente e 32 atrás.

Antigamente era 34-32 psi e o fabricante mandava 30-30, como se eles soubessem como é que eu quero o meu carro!

Independentemente da marca e modelo do pneu a pressão é definida pelo fabricante para cada modelo de carro.

A utilização de pressões diferentes das indicadas origina desgaste anómalos dos pneus e assim encurta o seu tempo útil de vida, assim como a alteração da superfície de apoio altera as suas característias de segurança.

A utilização de pressões diferentes e de relações diferentes entre frente/trás permite diminuir o ângulo de deslizamento dos pneus e alterar significativamente o comportamento do veículo em curva, seja por tornar o eixo dianteiro mais incisivo, seja por diminuir a subviragem e/ou aumentar a sobreviragem consoante as opções tomadas.

De qualquer forma, os fabricantes dos veículos recomendam sempre várias pressões para as diversas situações de utilização numa perspectiva de condução normal para os condutores normais.

Bem.. já agora eu gosto d forçar bem nas curvas , tenho 1 corsa b , o k pa curvar n é mto bom lol para torna lo + incisivo como disseste que pressoes recomendas para a frente e para tras? n percebi a parte da sub e sobreviragem lol

Já agora aproveito este tópico (espero que o Zeef não se importe [;)]) para umas dúvidas em relação às novas maquinas digitais para a verificação da pressão dos pneus que agora meteram nas bombas de gasolina, não sei se já há em todas, mas pelo menos aqui na minha zona já todas têm.

Portanto ontem fui verificar a pressão dos pneus do meu carro e como diz no manual é aconselhado 2.1bar à frente e 1.8bar atrás, tudo bem, lá nas instruções da maquina diz para primeiro se marcar lá a pressao pretendida na qual pus 2.1bar porque ia naturalmente para um dos pneus da frente, depois aquilo diz para se "meter" a pistola no pipo do pneu e tal e depois diz para se tirar a pistola assim que se ouvir um sinal sonoro que é sinal que se chegou à pressao pretendida, ok isto na teoria parece facil, mas eu como ja disse marquei lá os 2.1bar depois meto a pistola e aquilo começa a aparecer 2.2bar, 2.3bar sempre a aumentar e não se ouve sinal sonoro nenhum, ou seja, se nao sou eu a tirar a pistola aquilo fica-me a encher até rebentar, não? [:D]

É que nos analógicos a gente marcava a pressao e depois aquilo chegando à pressao que marcámos começava assim aos soluços e não passava dali para nós tirármos a pistola e pronto, mas nestes parece um bocado estupido ou fui eu que fiz alguma coisa mal? :confused:

Bem.. já agora eu gosto d forçar bem nas curvas , tenho 1 corsa b , o k pa curvar n é mto bom lol para torna lo + incisivo como disseste que pressoes recomendas para a frente e para tras? n percebi a parte da sub e sobreviragem lol

a pressão que deves usar é a que está na porta do carro ou no manual, forçar nas curvas é nos track days ...

ou melhor ainda arranja uma PS2 e vai aqui:

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=11786

cpts

André, se calhar essa máquina estava passada dos carretos. [:D]

Se digitaste os tais 2,1 e ela subiu por ali acima, então não devia estar boa. Não a utilizes durante uns tempos até que alguém se vá queixar e eles mandem reparar aquilo.

Nas que tenho utilizado aqui para as minhas bandas tenho gostado, aquilo tanto enche como esvazia os pneus, caso estejam com pressão a mais (muito raro...).

zeef, não conheço o Corsa B assim tão bem para mandar bitaites, mas tudo começa pelos pneus. Se não são grande espingarda também não há muita margem de manobra para melhorar.

Mas também tenho um bogas com uns pneus "fatelas" de 155/65R13T, para o qual não há pneus bons, apenas médios ou ainda para pior. Nesse carro encontrei o ponto ideal (já talvez há uns 13 anos... portanto se eu gosto é porque é o meu ideal) com +2psi à frente e +1psi atrás relativamente aos 30-30 recomendados no manual.

Começa por aí e vais vendo se gostas mais ou não e entretanto fala com outros donos de Corsas B sobre esse assunto, certamente já alguém passou pelo mesmo.

Uma pergunta relacionada....

No meu carro diz que a pressão à frente e atrás deve ser 2.4... :S
Mas o carro à frente nao devia ter uma pressão superior? Tem mais peso... ou estou a pensar mal?!

Pessoalmente ponho sempre mais pressão do que o recomendado pelos fabricantes. Talvez porque compensa o facto de nunca chegarmos às bombas de gasolina com os pneus frios, e tive sempre más experiências a seguir à risca as pressões indicadas. Tinha sempre desgaste precoce nas laterais dos pneus, o que indica pressão a menos...

Deve-se verificar a pressão com os pneus frios porque quando estão quentes o ar dilata e a pressão aumenta e portanto acusa sempre mais do que deve.

Somando a esta diferença está a fiabililidade do manómetro da máquina, raramente se encontra uma que esteja bem afinada.

A única maneira de ter a pressão correcta é ir à bomba mais próxima e utilizar um medidor de preferência digital para calibrar a máquina.

Eu tb axo k já axei o ponto do carro sendo 34psi a frente e 32 atras, noto totil a curvar...forço sempre as mesmas curvas a ir pa fac :=) conseguia entrar na + fechada a xiar mto mesmo , a 60 km\h no maximo com esta pressao 65 km\h , por isso a pressao influencia e mto..

em relaçao a makina d encher .. ta avariada d certeza.. elas apitam lol

Voltar
Superior