Preparação para a morte

Preparação para a morte

• Sim

Votos: 11 20,0%
  • Não

Votos: 44 80,0%

• Total de eleitores
    55
Repito:Os Valores morais estão a ser esquecidos na nossa sociedade, e portanto aconselho vivamente a rezar o Terço todos os dias.

Sylva, respeito seriamente as tuas crenças. Mas acredito, e assim rejo a minha vida, que as pessoas podem ter valores, sem seguir as leis da Igreja.

Vou dar um exemplo:

O caso de Hitler por exemplo ele cometeu imensos crimes,matou muita gente e suicidou-se, foi um demónio na terra, não se arrependeu,praticou o mal até ao fim da vida, neste caso o castigo é imediato, e não se irá salvar para viver eternamente no Paraiso, o Inferno é mais que certo.Portanto, quem não se arrepende do mal praticado pode não se salvar, mas já disse o que tinha a dizer neste tópico e o meu ponto de vista, não vou acrescentar mais nada.

O grande problema das religiões é serem feitas/geridas por Homens.

A Igreja Católica é uma máfia gigantesca, e vou-me ficar só por esta por ser a mais conhecida por cá.

As leis feitas e ajustadas por homens valem zero para mim a nível religioso, e deve (a meu ver) imperar o sentido crítico e auto-crítico.

Isto significa que eu posso ouvir (como ouvi) algumas religiões, ler diversos livros que aprofundam algumas questões, e daí retirar as minhas próprias conclusões baseado na minha capacidade de raciocínio e análise.

Seguir cegamente uma religião é bom para quem tenha preguiça de pensar, caso contrário certamente entra frontalmente em choque com ela (religião).

Se uma (ou várias) religiões me fizerem reflectir sobre a minha forma de estar cá e de me relacionar com os outros, ajudando a analisar comportamentos eventualmente incorrectos, então isso é positivo.

Mas quando se entram nos fanatismos e nas lavagens cerebrais, onde um livro sagrado como a Bíblia diz coisas substancialmente diferentes consoante a religião que a lê, então já entrámos pelo caminho errado.

Acreditar em Deus é uma coisa, acreditar na religião X ou Y é outra completamente diferente.

Das coisas que mais confusão me faz nisto da religião é as pessoas olharem para a evolução da religião, neste caso a católica, e não lhes parecer estranho. Basta recuar alguns séculos para ver o que a igreja dizia sobre variadíssimos assuntos e ver como entretanto mudou de ideias, não porque quis mas porque viu que as evidencias eram enormes e que os seus "clientes" a sociedade que a sustenta, abria os olhos.
Dito isto como é que se pode hoje em dia aceitar o que a igreja diz sem pensar que daqui a uns anos estarão a contar outra história? Não era suposto estarem intimamente ligados a um ser todo poderoso que tudo sabe?
Confesso que me faz muita confusão.

Vou dar um exemplo:

O caso de Hitler por exemplo ele cometeu imensos crimes,matou muita gente e suicidou-se, foi um demónio na terra, não se arrependeu,praticou o mal até ao fim da vida, neste caso o castigo é imediato, e não se irá salvar para viver eternamente no Paraiso, o Inferno é mais que certo.Portanto, quem não se arrepende do mal praticado pode não se salvar, mas já disse o que tinha a dizer neste tópico e o meu ponto de vista, não vou acrescentar mais nada.
Isso dizes tu!
Essa certeza é tua.
E parece-me muita arrogância saber o que Deus decidiu acerca do Hitler...

Isso dizes tu!
Essa certeza é tua.

Pegando nisto há outra coisa que nunca percebi (eu sei, são muitas). Se existe um deus e um diabo, e supostamente são o oposto um do outro e detestam se, porque é que deus lhe envia os "maus" e o diabo os castiga?
Assim está a trabalhar para o seu inimigo? estranho. Eu vejo o diabo mais como o México está para os criminosos nos filmes. É o El dourado onde o ladrão de bancos pode viver dos rendimentos recentemente adquiridos, bebendo umas margaritas na piscina.

Pegando nisto há outra coisa que nunca percebi (eu sei, são muitas). Se existe um deus e um diabo, e supostamente são o oposto um do outro e detestam se, porque é que deus lhe envia os "maus" e o diabo os castiga?
Assim está a trabalhar para o seu inimigo? estranho. Eu vejo o diabo mais como o México está para os criminosos nos filmes. É o El dourado onde o ladrão de bancos pode viver dos rendimentos recentemente adquiridos, bebendo umas margaritas na piscina.

O problema de se perceberem estas coisas (acho que não percebo tantas como tu [;)] ) é quando alguém explica, fa-lo com uma certeza absoluta. E isto são coisas que são tudo menos certezas absolutas. Especialmente porque mesmo quando a base é a mesma, depois as interpretações são variadas. Confesso que mesmo não sendo crente o tema religião é um dos que considero interessantes e portanto já li imensas coisas do mais variado que pode haver.
Na questão concreta de Deus e Diabo, (isto também baseado em interpretações, que eu não estava lá, mas pronto...) um não é o oposto do outro. Lúcifer "caiu" em desgraça pela sua vaidade e pela inveja que teve da criação de Deus - o homem. O seu castigo foi ser relegado da presença de Deus. Depois vão-se criando mais e mais interpretações e criando conceitos. O inferno tanto pode ser o abismo profundo de tormento das almas, como simplesmente a eternidade "afastado de Deus".

EDIT: P.S. Nem sequer é um conceito "novo". As mesmas ideias e conceitos podem ser encontrados em religiões mais antigas e politeístas, como a Egípcia, Grega e Romana.

Isso dizes tu!
Essa certeza é tua.

Opah, se o estiveres a defender, então ainda és pior do que ele!
O que disse é que pode não ser perdoado, não sei se leram bem,e mais não digo, se são ateus é porque não acreditam em Deus, eu respeito isso, agora peço que também seja respeitado no que disse aqui neste tópico, se não concordam não concordam eu também respeito a vossa opinião pessoal, não critico, expresso sim a minha opinião!
Não vou responder mais neste tópico não tenho pachorra para isto!

Última edição:
Se o estiveres a defender, então ainda és pior do que ele!
O que disse é que pode não ser perdoado, não sei se leram bem,e mais não digo, se são ateus é porque não acreditam em Deus, eu respeito isso, agora peço que também seja respeitado no que disse aqui neste tópico, se não concordam não concordam eu também respeito a vossa opinião pessoal, não critico, expresso sim a minha opinião!
Não vou responder mais neste tópico!

Não o estou a defender. Estou a perguntar se Deus perdooa tudo e se a decisão é dele, quem não se arrepende acontece-lhe o quê? Nada, deduzo, visto que tudo é perdooado.
E ainda pergunto como e com que certeza é que um ser humanos afirma o que Deus faz ou decide?
É o que eu pergunto - não ponho em causa as ideias de cada um nem desrespeito as ideologias que têm. Mas também não gosto que falem com certezas de coisas que são incertas.

Voltar
Superior