[Economia] PPR vs Conta a Prazo

Baiones

Banido
Qual a vantagem de fazer um PPR, ou de meter antes o mesmo dinheiro numa conta a prazo ?

O PPR garante-me um "ordenado" fixo até morrer, quando me reformar?

Afinal o que é mesmo um PPR?

É uma alternativa para quando chegar á idade de reforma e ter um x fixo todos os meses?

Quando te reformares podes levantar o carcanhol todo do PPR e fazeres o que queres com ele ou podes dividi-lo em fracções e todos os meses recebes um tanto, como complemento de reforma. Se entretanto esticares o pernil o capital remanescente passa obviamente para os teus herdeiros.

Contas a prazo de momento são para esquecer. Um PPR é sempre uma segurança no futuro, já que dizem que não está longe o dia em que as nossas reformas serão apenas metade do que ganhávamos de salário mensal.

O maior benefício dos PPR's neste momento são os benefícios fiscais que dependendo da idade do tomador e da quantia a investir podem ir até 400 € ou seja está logo a capitalizar bastante.

Quando te reformares podes levantar o carcanhol todo do PPR e fazeres o que queres com ele ou podes dividi-lo em fracções e todos os meses recebes um tanto, como complemento de reforma. Se entretanto esticares o pernil o capital remanescente passa obviamente para os teus herdeiros.

Contas a prazo de momento são para esquecer. Um PPR é sempre uma segurança no futuro, já que dizem que não está longe o dia em que as nossas reformas serão apenas metade do que ganhávamos de salário mensal.

Nem sempre. Eu por razões pessoais fiz um resgate total ao meu PPR que tenho há 8 anos. Antes já tinha feito dois pequenos resgates, e agora foi de vez.

Agora depende porque se resgata um PPR. Se for um resgate conclusivo, ou seja justificado, devido a invalidez da pessoa, desemprego, doença. Desde que estes parâmetros estejam justificados oficialmente por quem os representa, não se perdem os beneficios fiscais. Os beneficios pdem chegar aos 350€ entre pessoas com idade nos 35 aos 50 anos.

No meu caso foi um resgate não especificado, levei com uma comissãozita em cima, e perdi todos os beneficios fiscais para este ano.​

O maior benefício dos PPR's neste momento são os benefícios fiscais que dependendo da idade do tomador e da quantia a investir podem ir até 400 € ou seja está logo a capitalizar bastante.

Só isto e mais nada[;)]

E só acrescento mais isto, antes dos 40 anos (eu por mim até digo 50), de pouco vale a pena fazer um PPR!

Até aos 40 anos, vale mais prazos, investir, Bolsa, whatever, menos o PPR[;)]

Os PPRs são produtos inventados para beneficiar os bancos (sim, os bancos), que assim têm muitos mais depósitos a muito longo prazo.

Muita gente vai atrás dos benefícios fiscais dos PPRs, mas esquece-se que esse benefício deve ser dividido pelo número total de anos em que o depósito não pode ser levantado.

Se as contas forem bem feitas, afinal o benefício é ridiculamente baixo. [:D]

Pensa assim:

Será que eu a curto ou médio prazo vou precisar do dinheiro para uma eventualidade? Será que eu a curto ou médio prazo me vou reformar?

É que, sim senhor o PPR tem benefícios fiscais.. mas nem todos os PPRs têm capital e juros garantidos.. além da comissão pelo resgate

Sinceramente acho que ias melhor servido com um daqueles depósitos, por exemplo da CGD com taxas crescentes, a 5 anos, que dá uma TAN média de ~3% e uma taxa líquida de 2,52%. Isto na condição de não levantares antecipadamente (porque tens essa opção a cada semestre), se não levas uma bagatela de juros

Eu sendo jovem, aposto na 2a opção

Com 35anos continuava a apostar na 2a opção

Já agora, consultei o guia fiscal de 2009 e os benefícios fiscais para os PPR são de:

Para não casados/casados

Até 35 anos -> 20% até 400€
Entre 35 e 50 anos -> 20% até 350€
Mais de 50 anos -> 20% até 300€

Ok, era o que pensava então...

Não serve para mim...

Prefiro ir continuando a poupar de outra maneira...

Muito obrigado pelos esclarecimentos! apr:)

Os PPRs são produtos inventados para beneficiar os bancos (sim, os bancos), que assim têm muitos mais depósitos a muito longo prazo.

Muita gente vai atrás dos benefícios fiscais dos PPRs, mas esquece-se que esse benefício deve ser dividido pelo número total de anos em que o depósito não pode ser levantado.

Se as contas forem bem feitas, afinal o benefício é ridiculamente baixo. [:D]

Para quem não domina/ não quer perder tempo com o mercado de capitais e de investimentos com algum risco, os PPR são uma boa solução.

Quem se souber mexer minimamente bem nos produtos financeiros não necessita de PPR para nada.

Nota porém que os PPR são, neste momento, dos poucos produtos financeiros onde há alguma rentabilidade "sem risco".

Para quem não domina/ não quer perder tempo com o mercado de capitais e de investimentos com algum risco, os PPR são uma boa solução.

Quem se souber mexer minimamente bem nos produtos financeiros não necessita de PPR para nada.

Nota porém que os PPR são, neste momento, dos poucos produtos financeiros onde há alguma rentabilidade "sem risco".

Eu vou mais por esta vertente.
Pode-se não retirar tanto rendimento, mas é uma maneira de poupar algum, obtendo algum lucro e sem grande risco.
Para além que para um grande número de pessoas, onde também me posso incluir porque não tenho paciência para número, isso é tudo grego.

Estou a ponderar fazer um, o que não invalida pensar noutros produtos [;)]

Os PPR hoje em dia são tão flexíveis que qualquer um pode fazê-lo, convém é determinar se se pretende benefícios fiscais ou não.

O meu caso em particular, tenho um PPR mas não usufruo dos benefícios fiscais, porque simplesmente quero ter o dinheiro disponível para quando for necessário. Foi uma excelente oportunidade, com uma rentabilidade superior as contas a prazo (no meu caso, quase sempre não compensa em termos de rentabilidade).

Acho que só compensa fazer um PPR a sério quando já não há grandes investimentos a fazer na vida, refiro-me a casa e profissão.

Um colega meu esta a investir em fundos para a reforma, em offshore, em que a rentabilidade foi 14% no ano passado.

Nao esta disponivel a toda a gente (so quem esta no estrangeiro), e' uma obrigacao a 30 anos e sao 270eur por mes... Se correr bem daqui a 30 anos tem dinheiro para uma bela reforma em PT com esse dinheiro colocado em qualquer banco a render 4/5%...

Boa tarde,

Ainda a pesquisar por PPR's e afins, e dos vários topicos para colocar as minhas questões, este pareceu-me o mais apropriado.

Desde que estes post's foram escritos o mercado mudou muito.

A minha duvida é a segunte:

Trabalho fora de Portugal e não tenho nenhum sistema de Segurança Social.

Hoje em dia, parece-me completamente descabido continuar a descontar para a SS com o estado actual do sistema.

Contudo, já tenho 33 anos e apenas descontei para a SS em Portugal entre os 26 e os 29 anos.

Neste momento, começo a ficar preocupado com o assunto e tenho andado à procura de alternativas.

O que me aconselham a fazer? Será que os vulgares PPR's são uma opção decente? O dinheiro que gostaria de dispor mensalmente são sensivelmente 350 / 400 euros (se possível, até mais no futuro)

O que faziam neste situção?

Voltar
Superior