Powerline

Eu uso há já alguns anos um sistema parecido a esse mas o adaptador powerline com wifi é da TP-link e funciona muitíssimo bem. O TP-Link está conectado a uns da "Devolo". São perfeitamente compatíveis entre si, apesar de me terem dito na altura na loja que não eram.

Creio que poderás começar com um kit da TP-Link que são substancialmente mais baratos que os da "Devolo" e se não for de encontro às tuas espectativas sempre poderás trocar por um de outra marca. Na fnac permitem essa troca e creio que na worten também.

Vou desenterrar este tópico, tenho internet lenta em casa, já não sei se é de 4 ou 8Mb, a casa tem 2 pisos e no r/c apanho wifi em todo o sítio mas no primeiro andar só apanho quando estou praticamente por cima do router, tinha um repetidor de wifi que entretanto avariou, mas aquilo apesar de funcionar reduzia muito a velocidade, se a minha net fosse rápida não era problema mas como é lenta, praticamente só permitia ver páginas na net, vídeos ou mandar ficheiros grandes por e-mail era complicado.
Agora estou a pensar comprar um Powerline que tenha wifi, talvez um Devolo 1200Mb ac wifi, que vi que o kit custa cerca de 100€, será boa opção, ou consigo fazer a festa de forma mais barata? Não percebo nada de configurar router e afins, daí pensar numa coisa destas. Também há modelos de 300 e 500Mb, que são mais baratos, como a minha net é lenta, estes serão suficientes?

Link do Powerline:

http://www.devolo.com/pt/Produtos/dLAN-1200+-WiFi-ac/

Eu uso de 300Mb tenho ideia que ficou por 70euros já alguns anos.... Perfeito! A velocidade de entrada é igual à velocidade que chega ao PC.

Eu uso há já alguns anos um sistema parecido a esse mas o adaptador powerline com wifi é da TP-link e funciona muitíssimo bem. O TP-Link está conectado a uns da "Devolo". São perfeitamente compatíveis entre si, apesar de me terem dito na altura na loja que não eram.

Creio que poderás começar com um kit da TP-Link que são substancialmente mais baratos que os da "Devolo" e se não for de encontro às tuas espectativas sempre poderás trocar por um de outra marca. Na fnac permitem essa troca e creio que na worten também.
Não tinha ideia que TP link era mais barato, vou investigar, e quanto à velocidade será que 300 ou 500Mb chegam? Disto é que não percebo nada...

Não tinha ideia que TP link era mais barato, vou investigar, e quanto à velocidade será que 300 ou 500Mb chegam? Disto é que não percebo nada...

Depende da distância e infraestrutura de rede eléctrica...
Antes de comprar: procura reviews isentas no Youtube por exemplo.

As velocidade prometidas só são verdadeiras em condições ideais e muito particulares. É preciso ter muito cuidado pois os valores podem cair para 10% do anunciado sem dificuldades...

Acho que mais vale instalar uma boa rede WIFI AC das normas mais recentes de provas dadas. Sem dúvida.

TP link são razoavelmente mais baratos que os Devolo mas têm uma boa relação preço/qualidade.

O que tenho já tem uns anos, é o tp-281 com ligação a 300 Mb e protocolo wi-fi N na frequência dos 2.4 GHz... Mas se fosse hoje talvez apostasse em algo mais actual, a partir dos 500 Mb e com wi-fi "N" com ligação à banda dos 5 GHz e eventualmente com o protocolo AC. O que tenho é suficiente para filmes em HD e estou satisfeito com a comodidade e a versatilidade do mesmo. No entanto e como o protocolo AC é relativamente recente, não faria disso algo demasiado importante.

No entanto e como a Fnac facilita a troca de produtos em caso de não satisfação acho que poderás tentar um kit desses da TP-Link e se não for ao encontro do que queres podes partir para algo mais sofisticado.

EDIT: Em relação a reviews sugiro que vejas as opiniões dos utilizadores nos sites do tipo Amazon... costumam dar um bom feedback do que se poderá esperar de determinado produto:

Exemplo:
TP-Link:
http://www.amazon.co.uk/TP-LINK-TL-...&qid=1431279081&sr=8-1&keywords=TL-WPA4220KIT

Devolo (wi-fi AC):
http://www.amazon.co.uk/dLAN-powerl...F8&qid=1431279193&sr=8-4&keywords=devolo+WiFi

Última edição:
Pois, comprar numa Fnac seria uma vantagem, mas o preço também é mais caro...como a minha ideia é colocar o aparelho no primeiro andar e este tem um quadro diferente do que está no R/C que é onde tenho o router, será que haverá problemas?
A minha casa como é recente até tem um quadro só para as telecomunicações e tenho tomadas de telefone em todas as divisões da casa, pelo que talvez até seja fácil de montar uma rede de wifi normal, como diz o Pastis, mas o problema sou eu que não sei configurar nada destas coisas...

Alguém que possa dar uma ajuda com a questão se funciona bem em casas com vários pisos?

Funciona e senão estou em erro (porque não sei bem se as fichas fazem parte da mesma fase ou não), funciona em redes trifásicas!?

Para mim a solução foi powerline tplink dos mais baratos ligado ao router e depois no outro piso liguei um linksys E3000 que tinha aqui encostado.

No meu caso a casa tem um quadro eléctrico por piso...mas o do primeiro andar e o do sótão salvo erro estão ligados ao quadro do R/C

Sempre acabei por comprar uns Powerline da TP-link, com Wi-Fi, apanhei uma promoção da worten, custaram 67€.
Tal como tinha dito a minha net é lenta, fiz ontem um speedtest e tenho 4Mb, fiz a instalação do Powerline num minuto e fui verificar a velocidade no primeiro andar e fiquei agradavelmente surpreendido, tenho a mesma velocidade do que tenho no R/C, ou seja apesar de vir pela instalação eléctrica não perdi nada! Fiz a experiência de ver uns filmes do YouTube a 1080p e nem engasgaram, resumindo estou plenamente satisfeito e aconselho.
A parte mais chata é que estou com duas redes em casa, o Powerline que comprei tem uma função para clonar a rede Wi-Fi existente, mas para isso o meu router tinha que ter um botão WPS que não tem, li algures que dá para configurar para ficar tudo na mesma rede no site da TP-link, quando tiver um pouco de tempo livre é algo que vou tentar fazer, se não conseguir também não me chateia muito...

Ora bem venho aqui ressuscitar este tópico.
Continuo a ter os Powerline em funcionamento mas por algum motivo aquilo alterou-me a password, julgo que terá sido quando a meo veio cá por um router novo, mas nem com a password que tenho nesse router consigo adicionar novos aparelhos pelo que decidi que vou fazer um reset aos aparelhos e instalar tudo de novo, a minha dúvida surgiu no seguinte:
Eu neste momento tenho 2 redes cá em casa, uma para o R/C e outra criada pelo powerline no 1º andar, ou seja quando subo ao primeiro andar desligo da rede do router e ligo-me à outra e estou a pensar desta vez fazer diferente, o powerline permite clonar a rede do router e fica com o nome e password do router mas a minha dúvida é se os dispositivos se vão ligar ao aparelho que tem mais força de rede ou por exemplo se apanhar um traço do router vão manter-se ligados ao router e não passam para o powerline que está no primeiro andar. Se fizer isto julgo que o melhor é continuar com 2 redes separadas cá em casa.

Eu uso com nomes diferentes, se ligar o PC no res de chão ele liga a uma se ligar no 1 andar liga a outra, se for com o PC de um para o outro ele acho que não muda e faço manual mas também não dá trabalho..

Outra coisa que acho estranho é que o meu powerline também da para ligar por cabo, o que fiz ontem já que não consigo por a rede wireless a trabalhar no computador e por cabo da menos velocidade do que por wireless, não devia ser ao contrário?

Voltar
Superior