pouco oleo !!

offpring

Banido
no trabalho ,a uma citroen jumper, como carro de empresa vai cada 10 000kms a mudar oleo e filtro, e acrescentar fluidos caso necessário, ( o capõ só é aberto na oficina quando mudam o oleo ) ora bem faltando quase 2000 kms, para mudar abro o capõ e o nivel de oleo esta um pouco mais abaixo do minimo, a carrinha não consome oleo, nem pinga por nenhum sitio, será normal ?? já agora podes se acrescentar oleo ( de outra marca ) ? que consequência tem andar com a carrinha com pouco oleo ?
obrg.

no trabalho ,a uma citroen jumper, como carro de empresa vai cada 10 000kms a mudar oleo e filtro, e acrescentar fluidos caso necessário, ( o capõ só é aberto na oficina quando mudam o oleo ) ora bem faltando quase 2000 kms, para mudar abro o capõ e o nivel de oleo esta um pouco mais abaixo do minimo, a carrinha não consome oleo, nem pinga por nenhum sitio, será normal ?? já agora podes se acrescentar oleo ( de outra marca ) ? que consequência tem andar com a carrinha com pouco oleo ?
obrg.

Se não pinga óleo, nem ele anda a passear no circuito de refrigeração, e está abaixo do mínimo, é porque então consome óleo! Ou isso, ou na ultima muda de óleo não puseram oleo suficiente.
É normal beber óleo, dependendo também um bocado da quilometragem. Primeiro devias mudar o óleo e certificar-te até onde meteram (máximo, a meio, no mínimo, etc), e depois ir vigiando e ver quanto é que consome. Os carros diesel têm sempre tendência para consumir óleo. Muito ou pouco, depende do motor, mas é sempre algum. Se for menos de 1 Litro a cada 10.000Kms, não acho preocupante. Mas há mais entendidos por aí que te esclarecem melhor em relação a esse motor.
Podes acrescentar óleo de outra marca qq, sim, desde que seja do mesmo género (deve ser prai um 5W40 ou 10w40).
Se andares com a carrinha com pouco óleo, o chupador do óleo (da bomba de óleo) pode não conseguir chegar ao óleo e puxa-lo para as partes mais altas do motor (cabeça, pistões, cambota, etc) e as consequências podem ser mandar o motor para o galheiro...

uma pergunta se o nivel de oleo estiver por debaixo do limite minimo critico, não deveria ascender a "luz do oleo " ?? a indicar que o nivel esta perigosamente baixo ? a carrinha ate agora não ascendeu nenhuma luz , o motor é o 2.5 D.
obrg.

Aproveitando este topico, Reparei tambem numa coisa estranha. a 1 mes fizeram-me a revisao, hoje fui ver e tenho o nivel do oleo bem acima do nivel maximo...

quais sao os riscos?

Cumps

PS: na altura nao vi se estava no nivel...

Última edição:
uma pergunta se o nivel de oleo estiver por debaixo do limite minimo critico, não deveria ascender a "luz do oleo " ?? a indicar que o nivel esta perigosamente baixo ? a carrinha ate agora não ascendeu nenhuma luz , o motor é o 2.5 D.
obrg.

A luz do óleo só acende quando não existe pressão no óleo, seja por avaria da bomba, entupimento do chupador, etc. E pode também acender se não existir óleo para puxar. Se algum dia te acender esse luz em andamento, pára imediatamente a carrinha. Nem que te pareça estar boa. Gripas o motor em 3 tempos se o oleo não circular como deve no motor.
Acho que alguns motores mais recentes até teem um indicador do nível de óleo no painel, mas como cá em casa não tenho nenhum carro recente, tudo com mais de 12 anos, não te sei dizer isso ao certo...
Mas indicador de nível de óleo, e luz de pressão de óleo são duas coisas completamente diferentes. Podes por exemplo ter o nível do óleo no máximo, e acender na mesma a luz de pressão do óleo, por avaria da bomba, p ex.

Aproveitando este topico, Reparei tambem numa coisa estranha. a 1 mes fizeram-me a revisao, hoje fui ver e tenho o nivel do oleo bem acima do nivel...

quais sao os riscos?

Cumps

PS: na altura nao vi se estava no nivel...

Se for muito acima do nível, tipo 1 Litro, não convém nada andar assim. Podes danificar os retentores do óleo do motor, e começa a perder óleo por todo o lado. Se for aí meio litro, não deverá haver grande problema. Se tiver mesmo muito óleo a mais, convém que vás à oficina onde puseram o óleo para retirar o excesso. No manual do carro diz o máximo de óleo que o motor leva. No meu, p ex, leva no máximo 3,8 L, e nunca ponho mais do que isso. O ideal é deixar a marca mesmo a meio. Nem no máximo, nem no mínimo. A meio.
Outra coisa que poderia acontecer, por teres o nível alto, é teres água misturada. Mas se não desceu o nível do vaso do radiador, nem o óleo parece café com leite, então é só mesmo óleo a mais.
E claro, certificar-te que o carro está nivelado, e parado há pelo menos 5 minutos. Há quem aconselhe ficar a noite inteira parado para uma medição correcta. Mas a diferença nunca é muita.

obrg.

A sério, é simples!

Como já disseram, é óbvio que consome óleo. Que consequência andar com pouco óleo? Nada, o óleo é daquelas coisas que estão só a fazer lastro [:D]

Quem anda com a carrinha deve andar sempre a fundo, daí gastar óleo!

Boas
A minha opinião é igual ao colega Jorgemvo; pois é a resposta certa a luz é para indicar falta de pressão, a varêta é para ver o nivel; mas a luz tambem pode acender com o nivel de oleo muito baixo nas curvas,subidas porque o oleo não chegou ao tubo de pesca e a luz deu sinal por falta de pressão e o condutor não viu. Quando precisamos de acrescentar oleo acrescentamos o indicado se não tivermos tam bem não á problema de acrescentar oleo diferente. Oleo a mais é muito perigoso para alem do que o jorgemvo disse pode originar com que o motor trabalhe em (desalvoro) quer dizer que o motor funciona com o oleo em excesso e para parar o motor numa situação destas se não partir em antes o motor só pára engatando a 4ª velocidade, carro travado e largar a embraiagem,são casos raros mas acontecem.

Última edição:
Aconteceu me algo parecido. tirei a carta carro veio da revisão óleos trocados tudo direito, 3000 km's depois vou ver o nível do óleo e estava mesmo baixo nos minimos dos minimos (até deixei um post aqui no fórum estava assustado)
Depois começo a pensar até pensei que o carro tivesse algum problema, mas la no fundo sei que andei a fundo, arrancadas estilo F1 burnouts e o diabo e autoestradas sempre no máximo red-line... Comecei a andar correctamente e já la vão 4000 km's com óleo sempre no mesmo nível :)

Última edição:
Amigos fica aqui em questão de conselho , independentemente de um carro ter 30 anos ou ter saido do stand , existe um manipulo que serve para abrir o capot , e uma vareta para ver o nivel do oleo , e essa funçao deve ser cumprida nem que seja por descaro de consciencia , de semana a semana ou de duas em duas semanas nem que o carro nao gaste uma pinga , para que nao tenhamos surpresas desgradáveis .Quanto ao adicionar oleo , atenção se nao soubermos a marca , pelo menos a viscosidade tem de ser a mesma .

Já ouvi dizer que se misturar óleos com viscosidades diferentes pode acontecer reacções químicas e este tornando-se em pasta. assim em vez de lubrificar fica tipo cola.Se é verdade não sei. a verdade e que não se deve misturar óleos diferentes.

Já ouvi dizer que se misturar óleos com viscosidades diferentes pode acontecer reacções químicas e este tornando-se em pasta. assim em vez de lubrificar fica tipo cola.Se é verdade não sei. a verdade e que não se deve misturar óleos diferentes.

Pelo que já pesquisei na net, hoje em dia isso tornou-se praticamente um mito... A misturar, misturar no máximo com um da graduação seguinte (tipo, 10W40 com 15W40, nunca 5W40 com 15W40). Até porque o 15w40 é mineral, e os outros são sinteticos e semi-sintéticos. Transformar o óleo em pasta, só de for monograduado, que já não se usam nos motores (acho eu...). Mais vale comprar uma lata de óleo com a especificação correcta, que não é nenhuma fortuna, e guardar em casa para alguma eventualidade. Se temos em casa óleo de outra graduação (tipo 15W40), também não custa nada ter óleo da graduação correcta. Se não tem, faz-se mais uns quilometrozitos até ao hipermercado mais proximo para comprar uma lata de oleo por 20 euros,ou menos... Hoje em dia não há muita desculpa para misturar óleos diferentes...

tive a pesquizar na net, e em principio, se tiro a vareta e ainda ficar manchada de oleo, ainda não chegou a niveis criticos, ( lido em foros de nuestros hermanos ) a vareta fica manchada aprox. 5mm abaixo do minimo.

Sim o problema é quando já nao ves o oleo na vareta... mas como te disse verifica os segmentos, ou outras peças de desgaste que possam originar consumo de oleo excessivo

Se não pinga, mas o óleo desaparece é porque efectivamente gasta óleo. Isso não quer dizer que o motor já esteja em mau estado. Tenho um Saxo 1.4 com bem mais de 200 mil kms e gasta óleo, mas não o suficiente sequer pra fazer fumo azul. Acrescenta um pouco de óleo de vez em quando e continua a andar até a altura da mudança.

O consumo de óleo não é só sinónimo de segmentos partidos, bloco riscado/com calo. Basta os vedantes das válvulas terem entregue a alma ao criador para provocar consumo de óleo...

a carrinha não deita fumo, não pinga oleo, pega sempre logo a primeira, não tem babas no motor, no meu modesto ponto de vista, acho que poderá existir 2 vertentes ou nunca acrescentaram oleo e foi-se consumindo ao longo dos kms. ( carrinha da empresa é sempre pedal a fundo ) ou não chegaram ao limite maximo na ultima mudança de oleo.

A qualidade do óleo que colocaram poderá ser fraca, para fazer 10 000km não devem ter metido grande óleo, se o nível da vareta for por exemplo de 1 litro, é perfeitamente normal já estar no mínimo.

Já por duas vezes no meu C2 HDI da empresa, aos 17mil após as revisões, este chega ao nivel minimo de oleo, alertando no painel, e confirmando-se na vareta.
Os 20mil kms entre revisões que o carro anda a fazer, com o oleo que lhe é colocado, não são suficientes para chegar a próxima revisão sem ter que repor o nivel de óleo. O que tenho feito e adicionar 0,5l para chegar à revisão e levar, filtro e oleo novo.

Voltar
Superior