Pouca força nas subidas

mariadaascensao

New member
Boa Noite a todos,

Tenho o meu carro há 4 meses e logo ao inicio quando o conduzia ao fazer marcha atras por vezes deixava-o ir abaixo e sempre pensei que fosse culpa minha por nao estar habituada ainda aos pedais.

Porem, começo a achar que ele tem pouca força quando arranco nas subidas, as vezes vai abaixo. Como o carro é novo e para nao estar a forçar a embraiagem costumo auxiliar com o travao de mao no arranque, coisa que em anos de carta nunca o fiz mas como andei a pesquisar vi que era aconselhavel faze-lo e nesta situaçao ele nao vai abaixo.

Das duas uma, ou eu ainda nao acertei com o ponto de embraiagem do carro ou ele nao tem força suficiente.

Devo dizer que o meu antigo carro era um fiat e nunca o deixei ir abaixo, por isso começo a preocupar-me com isto.

O que acham que pode ser?

Cumprimentos e desde ja obrigada.

Se for caixa manual pode muito bem ser o disco de embraiagem que está a chegar ao fim. Normalmente começa por patinar e depois torna-se virtualmente impossível subir algo íngreme.

Comparando um com outro é normal o Chevrolet ser mais sensível a nível de embraiagem.Poderá ser meramente uma questão de habituação... [;)]

Pensei que pudesse ser um carro usado e tinha-o à quatro meses... [:cool:]

Quantos km tem o veículo? Costuma conduzir com o pé poisado no pedal de embraiagem?

Pode realmente não ser nada da embraiagem. Pode de facto ser apenas habituação como disse o Strider. [;)]

Também mais em não estares habituada ao carro.
Por exemplo, quando se comprou o Punto II, vinhamos de um Uno e o meu pai no inicio deixava o carro ir muitas vezes abaixo, parecia que tinha esquecido de como se arrancava [:D]

Mas se quiseres tirar as dúvidas podes sempre "testar" a embraiagem:

- travar com o travão de mão
- engatar a 5ª velocidade
- começar a arrancar
- se for abaixo(acho que é se for abaixo que é bom sinal) está tudo bem com a embraiagem

Última edição:
Nao nao, nuca tenho o pe em cima do pedal da embraigem. sei que isso e meio caminho andado para ela se estragar nem nunca foi esse o meu tipo de conduçao.

Pois, pode ser mas começo a pensar sobre isto.

Vou experimentar o mais rapido possivel numa subida, com calma, a ver se o carro se aguenta.

Pois é, isto parece que a pessoa nao sabe mais conduzir. É uma frustaçao, nem quando tirei a carta deixava o carro ir abaixo, alias acho que nunca aconteceu. Agora é quase o prato do dia.

Última edição:
Isso é uma questão de habituação. E gás no pedal!

Um dos problemas das pessoas é habituarem-se a um determinado carro e ser um quebra-cabeças pegar noutro diferente - não querendo ser machista, isto acontece com a minha sogra e com a minha mulher.
A minha mãe e as minhas irmãs foram habituadas a conduzir vários carros ao mesmo tempo, e se for preciso até um tractor serve, desde que seja bonitinho. [:D]

Sendo a embraiagem do Chevy nova, é natural que por um lado esteja mais filtrada - não trasmitindo a "sensibilidade" (dureza [:D]) do Uno - e por outro lado, o motor do Chevy requer mais aceleração para o ponto de embraiagem (tem a ver com a curva de binário de motor).

O que disse acerca do motor do Chvy requerer mais aceleraçao é verdade, já me tinha apercebido disso. Até porque em subidas para ele nao ir abaixo eu tenho que carregar no acelerador e dar-lhe gas mesmo para se ouvir aquele "vrum" para ele se aguentar, coisa que nao acontecia no Uno.

Confesso que esse pequeno "vrum" me faz um bocado de confusao, faz-me lembrar aqueles velhotes que aceleram ate mais nao no arranque.

Não sei se terá muito a ver, mas penso que o peso do carro também possa influenciar, por exemplo no carro cá de casa que tem um motor 1.2 e pesa ~1200 kgs, por vezes vai abaixo nalgumas subidas.

Isso nem sequer é uma questão de ter ou não força... Há carros a que não falta força mas que por feitio, e não por defeito, são muito sensíveis na hora do arranque. Eu dou-vos dois exemplos, Opel Frontera 2.2 DTI e Range Rover 2.5 DSE com caixa manual. Acreditem que em qualquer dos casos quem não estiver muito habituado a eles vai deixá-los ir abaixo com facilidade e não é por não terem força.

Isso nem sequer é uma questão de ter ou não força... Há carros a que não falta força mas que por feitio, e não por defeito, são muito sensíveis na hora do arranque. Eu dou-vos dois exemplos, Opel Frontera 2.2 DTI e Range Rover 2.5 DSE com caixa manual. Acreditem que em qualquer dos casos quem não estiver muito habituado a eles vai deixá-los ir abaixo com facilidade e não é por não terem força.

Essa dos dois jipes é bem verdade...tenho um Discovery 2.5TDI e ha uns tempos andei num Frontera 2.2DTI e parecia que não sabia conduzir com o Frontera...ao fim de uns poucos kms lá lhe peguei o jeito e lá encontrei o ponto...
Outra igual foi quando comprei o meu carro novo...o Discovery é uma maravilha para arrancar,Astra já tem um tacto muito diferente e é muito mais sensivel...ainda andei a deixar o carro ir abaixo umas quantas vezes até me habituar.

ja andei num igual, e aquilo precisa de um pouco de aceleração para arrancar, mas nada de acelerador a fundo.

Experimenta por por 5 pessoas dentro do carro e tenta arrancar numa subida de ele n conseguir pode estar algo mal, se arrancar e porque esta tud bem, e so uma questão de habituação.

eu quando comprei a minha clio, deixei duas ou tres vezes ir a baixo, e agora as vezes tb vai, entao subidas de marcha atraz tenho que a por no minimo as 1500/2000 para subir se nao vai logo a baixo, esta a começar a dar sinais de embraiagem queimada e o rolamento de encosto que faz aquele barulho:mad:, ja no MB do meu pai mal e preciso acelerar..

Voltar
Superior