Potência: kW e Cv

RicardoSilva

New member
Boas pessoal [;)]

Não sei se é aqui o sítio certo mas parece-me.

É assim eu tenho um Fabia 1.4 de 101cv, o problema é que o meu sogro [8b] não acredita que o carro sendo 1.4 tenha 101cv... [8b] Diz que sendo motor VW não pode porque os Golfs 1.4 so tem 75cv ou lá as barbaridades que diz...

Problema mais é que (não estando por dentro do assunto e sendo um homem que tem uma ideia e não se cala e ele é que sabe), no livreto do carro tem lá Potência 74 kW... Ou seja correspondem aos 101 cv, certo? Mas ele ao ler vê lá 74 pronto já tá podes guardar o livrete já sei o que quero. -.-"

Tou farto de procurar no google, mas não encontro algo que relacione os kW do carro aos Cv do carro, tipo um conversor ou assim!

O ideal seria mostrar-lhe e imprimir-lhe uma página que tenha o Fabia 1.4 com os 74kw (a dizer que são 101cv) tipo para ele perceber !!

Mas não encontro... :(

Última edição:
1 Hp = +- 745watt

74000/745 = 99,33hp

Pelo que sei, os Alemaes estimaram os deles em 736watt, em vez de hp é PS.

0.9866 PS = 1hp

Última edição:
O cavalo-vapor, de símbolo cv, é uma unidade de potência, que equivale a 75 quilogrametros/s, um quilogrametro; corresponde ao trabalho gasto para se erguer um quilograma a um metro de altura.
Pouco utilizada no meio científico devido à existência de uma unidade específica para isso no Sistema Internacional de Unidades — o Watt. Porém, a sua utilização persiste, nomeadamente no meio da indústria automobilística, para classificar a potência máxima dos motores de combustão interna.
Nos paíseis anglo-saxões, utiliza-se o horse power, de símbolo hp é uma unidade de de mesma escala de grandeza, mas com valores diferentes. O Horse Power se define como a potência necessária para elevar verticalmente a velocidade de 1 pé/min uma massa de 33.000 libras.
  • 1 CV = 735,49875 W. Na França adota-se 735,5 W
  • 1 HP = 745,6987158227022 W
  • 1 HP = 1,0138 CV
  • 1 CV = 0,9863 HP
in wikipedia.org

101 hp * 0.735(...) = 74 kW

eu não sei é como é que te dás á maçada de tentar fazer ver ao homem isso, porque caso ainda não tenhas percebido,o cerne desse problema não são os 75 cv ou 100cv do carro, mas sim o homem tentar desvalorizar-te ...

o melhor que podes fazer é ser educado mas dar desprezo![;)]

Obrigado pelas vossas contribuições [;)]

eu não sei é como é que te dás á maçada de tentar fazer ver ao homem isso, porque caso ainda não tenhas percebido,o cerne desse problema não são os 75 cv ou 100cv do carro, mas sim o homem tentar desvalorizar-te ...

o melhor que podes fazer é ser educado mas dar desprezo![;)]

Ainda bem que a filha acredita em mim!! [:)]

Já agora uma pergunta, nos novos livretes agora a potência vem sempre em kW? Já não se utiliza os Cv?

O KW, Kilowatt, ou seja 1000 watts, é a medida do sistema SI (Sistema Internacional). Por isso é que se utiliza essa medida em documentos oficiais. Embora também se possam utilizar outras. Mas normalmente nestas condições utilizam-se medidas SI.

Que carro é que o teu sogro tem?
Arranja-se já caldo num instante... [:D] [:D] [:D]

lol tem um Renault Clio de 1992 [:cool:]

Acho que o 1.2 62cv...

Se é mesmo o 1.2 já é o energy. Menos mal. Com esse arrajam-se poucos caldos. Embora ache que a potência exacta são 60 CV.

Mas se for o 1.1, acho que a cilindrada exacta é 1108 cm3 e podias-lhe dizer que esse motor era do tempo da Era da Pedra. [:D]
Pelo menos, fazia furor num tal de R5. [:D]

Viva.

Li com um certo humor a tua descrição do senhor, até porque conheço uma ou outra pessoa assim. :D
Se a pessoa não vai lá pelo simples censo comum de um carro 1.4 actual poder ter mais potência que o "famoso" 1.4 de 75 CV de VW, não creio que as explicações de tabelas e engenharia que o pessoal deu vá entrar muito na cabeça...
MOSTRA-LHE UMA REVISTA! Lá vem escrito... Mas só uma ele não vai ficar convencido. Arranja umas 4 ou 5... ;)

Abraços.

Voltar
Superior