Portugueses e os prefixos "a" e sufixos "s". ....

Flyer

New member
Porque raio é que muitos portugueses têm a mania de falar com o prefixo "a" tipo assenta-te, amanda etc etc?.....

Já agora, há razão para se falar com o sufixo "s" tipo vistes, comestes.....

Uma coisa é não saber quando usar "c", "ss" embora na minha opinião tal seja mais grave pois está ESCRITO...mas no dia a dia o pessoal podia pelo menos falar direito não?

Fiquem

citação:Originalmente colocada por Flyer

Porque raio é que muitos portugueses têm a mania de falar com o prefixo "a" tipo assenta-te, amanda etc etc?.....

Já agora, há razão para se falar com o sufixo "s" tipo vistes, comestes.....

Uma coisa é não saber quando usar "c", "ss" embora na minha opinião tal seja mais grave pois está ESCRITO...mas no dia a dia o pessoal podia pelo menos falar direito não?

Fiquem

Desculpa mas no titulo do tópico tens Portugeses em vez de Portugueses...

Em relação ao tópico, não te sei esclarecer, a minha avó é que fala mais assim, penso que nas pessoas mais novas isso já não acontece;)

sim o pessoal mais antigo é diferente, mas eu vejo e oiço muito pessoal a falar mal, e novos.....nem é aquilo e de escrever com "k" até eu o faço de vez em quando....e eu não tenho nada a ver com ensino ou coisa parecida de "Português"

é fácil. arrastamento das palavras, especialmente nas classes mais baixas e nas pessoas mais idosas.

em relaçao ao s no fim, é na mesma a 2ª pessoa, mas no plural. sem s é no singular.

ex: tu viste/vós vistes

O "Vós" é muito usado no interior norte, e como em principio toda a população portuguesa descende do interior norte, os mais velhos acabam pro falar com o "s" no fim.

Vós vistes aquilo??

Mas para mim o pior de tudo é do Prefixo "DES".

DEStroca / DESbaralha / DESfolha ... Ai sim, é uma mania que as pessoas fizeram, até pq o resultado são palavras que existem mesmo.

Destroca - Não é trocar uma nota por moedas, é trocar e voltar a trocar.

Desbaralha - Não é baralhar uma coisa. É precisamente o contrário.

Desfolha - Não é folhear um livro, mas sim arrancar-lhe as folhas.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

DEStroca / DESbaralha / DESfolha ... Ai sim, é uma mania que as pessoas fizeram, até pq o resultado são palavras que existem mesmo.

Também tens o "vou FAZER a barba", quando na realidade tu DESFAZES a barba;)

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Também tens o "vou FAZER a barba", quando na realidade tu DESFAZES a barba;)

Por acaso essa nunca entendi bem e foi uma expressão que encontrei a ser usada com amis frequência na Tropa e por pessoal do norte (essa e a do aloquete).

POr que o que é dito sobre desfazer é:

citação:desfazer

Conjugar

v. tr., desmanchar;
destruir, desmantelar;
desbaratar;
debandar;
derrotar;
rebaixar;
dissipar, desvanecer;
dissolver;
separar as partes componentes;
disseminar, espalhar;
licenciar;
anular;
refutar;
v. int., apoucar, amesquinhar;
dirigir motejos;
v. refl., ruir, desmoronar-se;
dissipar-se;
espalhar-se;
transformar-se em;
ser excessivo em manifestações;
abandonar, renunciar, desapossar-se;
desencadear-se, tornar-se violento, copioso.

Pelo que acho que correcto correcto é aparar a barba.

E por falr nisso já repararem com fala a gaja da floribela? Na seman apassada ouvi 10 minutos de novela e naquele tempo "amandou" (lol) várias postas de pescada...

Esta pergunta é para alguns dos intervenientes deste tópico: conhecem aquela expressão dos "telhados de vidros"?

É que quem mais critica é precisamente quem mais erros dá!

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Deslarga - Não é largar. É agarrar.:D

citação:Originalmente colocada por Stormskaer

Esta pergunta é para alguns dos intervenientes deste tópico: conhecem aquela expressão dos "telhados de vidros"?

É que quem mais critica é precisamente quem mais erros dá!

É verdade sim.

Essa do fizestes, ouvistes, comestes, dormistes, fostes é um ódio de estimação que eu tenho [8][8][8] Mas é ódio mesmo [8][8][8]

O meu filho de 4 anos passa muito tempo com a avó que fala com os "s" no fim e já apanhou o tique, eu bem vou tentando corrigir, mas para já ele insiste no fostes, brincastes, dormistes :(

E não é só pessoal de idade como disseram, tenho colegas de trabalho na casa dos 30, alguns engenheiros e biólogos de formação que falam da mesma maneira, qualquer dia passa para o dicionário como o bué [8][8][8]

mas ha diferenca entre vulgarismo (mtas vezes da moda estre determinados meios - quase como que o dialecto de uma tribo) e incorrecção... e para mim o portugues incorrecto chateia mto mais.

um ha-des, fizestes, deslarga, amostra, e coisas que tais levam-me mto mais rapidamente aos arames do que o "bue" por exmplo.

ouvistes oh raistaparta, portanto deslarga la o moço e vai masé ajudar a maria a mudar a roupa ao puto.

Voltar
Superior