Portatil HP, disco SATA e Windows XP

nogueiraribeiro

Well-known member
Boas, comprei esta semana um HP Pavillion 2385a de 14.1", que para a minha infelicidade traz o windows vista instalado.

Eu quero instalar o XP Media Center, no entanto soube que têm que se instalar as drivers SATA primeiro para depois ele reconhecer o disco. Alguém sabe onde posso arranjar essas drivers? Andei à procura na net e encontrei algo mas para outros modelos não para o meu! Agradeço a vossa atenção, um abraço!

Mete o cd do windows na drive e arranca com o pc. Depois vê se o windows reconhece o disco. Se reconhecer tudo bem, caso não reconheça vais ter de arranjar um cd com drivers pra depois eles serem carregados. Mas ja instalei o xp num portatil Hp recente e o disco foi reconhecido pelo XP logo nao deverás ter problemas.
Já agora qual o problema com o Vista?

O XP de raiz nao tras drivers sata, podes e compilar um CD do XP usando o programa Tiny XP e juntar os drivers sata

x2. Ou com o nLite.

Mas primeiro tens de saber qual o controlador de disco para ires ao site do fabricante do chipset buscar o driver.

Qual é o problema com o Vista? Estás a basear-te em experiência própria ou no que te disseram?

Pode não ser o teu caso, mas é hábito falar-se mal quando não se sabe como fazer as coisas, ou não se quer dar ao trabalho. Vejo muito disso em informática.

Cumprimentos

Vista aqui sem qualquer problema.

x2. Ou com o nLite.

Mas primeiro tens de saber qual o controlador de disco para ires ao site do fabricante do chipset buscar o driver.

Qual é o problema com o Vista? Estás a basear-te em experiência própria ou no que te disseram?

Pode não ser o teu caso, mas é hábito falar-se mal quando não se sabe como fazer as coisas, ou não se quer dar ao trabalho. Vejo muito disso em informática.

Cumprimentos

Vista aqui sem qualquer problema.

Boas, antes de mais fico grato pelas vossas opiniões ou experiências. O Vista não constitui problema, apenas consome muitos recursos, o que é lastimável. Mas o problema nem é esse, é que uso várias ferramentas que pelo meu feedback e pelo de outras pessoas acabam por não funcionar correctamente com o vista. Ex. .Visual Studio .Net ou SQL correm bem, mas já ouvi falar de problemas com Crystal Reports ou outras ferramentas, e além disso o XP consome menos recursos e é mais rápido. Também ainda só tenho 1GB de RAM, quero meter 2 a curto prazo, mas preciso mm do XP agora;)

Vou experimentar instalar o XP normalmente, se conseguir tudo bem, senão vou tentar arranjar as drivers SATA!

o CD do XP ja tras as drivers SATA
apenas tens de carregar num botaozinho qd começa a instalar... ta atento a tudo que t aparece antes de carregar o CD que chegas la [;)]

O media center apenas pode ser instalado de raiz como Windows, não pode ser um programa/upgrade a instalar depois do Xp Pro SP2? Como tenho o XP SP2 Pro aqui à mão de semear e não me queria desfazer do precioso comando que traz o pc;) Obrigado pela vossa ajuda;)

O meu disco é Sata e instalo o Xp sem problema nenhum e ele reconhece. Mas já apanhei um pc mais antigo que era preciso primeiro fornecer os drivers. Depende da board.

Quanto ao SATA, depende muito da board desse HP............. mas isso, de uma maneira ou de outra, funciona![;)]

Acho que vais ter um problema muito mais grave..... será que existem drivers para o XP?!
É que, um colega meu, comprou um HP (não sei o modelo), e só depois de o formatar e instalar o XP é que descobriu que não havia suporte para o XP (no site da HP apenas tem drivers para o Vista!), e nada funcionava (nem som, nem camera, nem leitor de cartoes, nem a LAn, nem a WLan, etc); o pior é ele agora não tem o Vista para voltar a instalar (já metemos um "pirata", mas deixou de funcionar ao fim de algum tempo).....

Quanto ao SATA, depende muito da board desse HP............. mas isso, de uma maneira ou de outra, funciona![;)]

Acho que vais ter um problema muito mais grave..... será que existem drivers para o XP?!
É que, um colega meu, comprou um HP (não sei o modelo), e só depois de o formatar e instalar o XP é que descobriu que não havia suporte para o XP (no site da HP apenas tem drivers para o Vista!), e nada funcionava (nem som, nem camera, nem leitor de cartoes, nem a LAn, nem a WLan, etc); o pior é ele agora não tem o Vista para voltar a instalar (já metemos um "pirata", mas deixou de funcionar ao fim de algum tempo).....

VIva, felizmente o meu portátil embora só traga vista, é do tempo do XP, ou seja, existem drivers para XP para tudo;)

Agora o problema é mesmo o SATA, ao instalar o windows la diz que não reconhece o disco...será que tenho que seleccionar alguma opção antes do setup tipo RAID ou SCSI ou assim para ele reconhecer ou instalar as drivers SATA?Thanks;)

Como não reconhece vais ter que arranjar os drivers. Num computador de um amigo meu que uma vez formatei, foi necessário passar os drivers SATA para uma disquete. E se reparares, durante o boot do cd do windows, em baixo aparece uma mensagem do género:"Para carregar drivers carregue na tecla F*". Depois de carregar na dita tecla coloquei a disquete com os drivers e de seguida o disco já foi reconhecido.

Terei que copiar a diskete de arranque para uma pen formatada, pois o portatil não tem leitor de disketes. Amanhã vou ver isso e depois coloco aqui feedback!Muito obrigado, um abraço!

VIva, felizmente o meu portátil embora só traga vista, é do tempo do XP, ou seja, existem drivers para XP para tudo;)

Agora o problema é mesmo o SATA, ao instalar o windows la diz que não reconhece o disco...será que tenho que seleccionar alguma opção antes do setup tipo RAID ou SCSI ou assim para ele reconhecer ou instalar as drivers SATA?Thanks;)

Então, quanto aos drivers, está resolvido.........
Quanto ao disco SATA, (como já referiram), tens que pressionar F6 no arranque da instalação, mas não sei se o propio XP tem os drivers ou se tens que os carregar de uma fonte externa (disquete, pen USB, etc); experimenta!

Se não conseguires, a melhor solução é criar um Cd do XP já com os drivers; eu não sei como se faz, mas sei que é com um programa chamado nLite (www.nliteos.com)![;)]

Tive um pincel igual e a HP não disponibiliza drivers para o windows xp para portáteis recentes, fiz um cd do xp com os drivers sata e trabalhou.. E fazendo o cd com os drivers não precisas de clicar no F6...

Depois os drivers de audio, vga etc dentro do windows é outra trabalheira...

Voltar
Superior