Portadas: sim ou não?

jjmr

New member
Vivo sozinho numa casa rústica. As persianas não estou nas melhores condições e estou indeciso entre colocar portadas ou umas janelas por fora das que já tem em madeira e que estão em bom estado. Que sugerem e sabem informar preço das portadas (quem tiver)? Obrigado

A ideia das janelas ou das portadas é esta (tudo em branco):

101_janela_branca_portada_verde.jpg

Conheço um caso em que meteram portadas na moradia e passado uns tempos receberam carta da câmara a informar que as mesmas não faziam parte do projecto inicial, que era preciso fazer uma alteração de projecto etc, etc.
Não sei como resolveram (se resolveram)

Aqui no norte as portadas não são muito vulgares, mas as persianas são das piores coisas que existem. Sempre que avaria uma fico danado! [8b]

O senhor com quem falei para fazer o serviço disse que as portadas exigem muita manutenção.

manutenção em quê? tenho um casa no ribatejo que tem umas à mais de 10 anos e a unica manutenção é lava las 1x por ano, às vezes 1x de 2 em 2 anos

Se estiveres a falar das de madeira também não vejo grande tipo de manutenção, talvez selar a madeira uma vez por ano mas nada de especial

A única chatice das portadas é ter de abrir as janelas para pode abrir e fechar as mesmas.
De resto são melhores do que as persianas só pelo facto da calafetagem.

manutenção em quê? tenho um casa no ribatejo que tem umas à mais de 10 anos e a unica manutenção é lava las 1x por ano, às vezes 1x de 2 em 2 anos

Se estiveres a falar das de madeira também não vejo grande tipo de manutenção, talvez selar a madeira uma vez por ano mas nada de especial
Para alguns não é nada, para outros pode já ser.

Portadas, o melhor é o alumínio(mais usual), não é má solução se não vais substituir as janelas, é que uma "segunda" janela, com corte térmico, etc etc deverá ficar mais cara.

A única chatice das portadas é ter de abrir as janelas para pode abrir e fechar as mesmas.
De resto são melhores do que as persianas só pelo facto da calafetagem.

Esse é o grande senão das portadas exteriores. Num dia de frio e/ou chuva ter de abrir a janela para puxar e fechar as portadas.
Outro é o nao conseguir so abrir uma percentagem da portada para entrar so a luz que se quer. Se se deixa sem estar presa, o vento faz aquilo bater

Bem, para isso podes colocar portadas de lâminas móveis. Tem um mecanismo que faz rodar as lâminas. De qualquer forma, prefiro persianas de preferência elétricas. Aqui também é um filme para abrir e fechar as portadas.

Esse é o grande senão das portadas exteriores. Num dia de frio e/ou chuva ter de abrir a janela para puxar e fechar as portadas.
Outro é o nao conseguir so abrir uma percentagem da portada para entrar so a luz que se quer. Se se deixa sem estar presa, o vento faz aquilo bater[/QUOTE]

Isso não é um problema de todo.

Existem portadas com regulador de lâminas, uma especie de rodinha que permite controlar a abertura com a portada fechada.
Deixa entrar bastante luz;

IMG_2834.jpg

Se a questão é segurança as de lâminas móveis são menos seguras.

Podes por estores elétricos com tranca, sempre ajuda qq coisa na segurança.

Eu tenho das de lâmina fixa, manutenção só limpeza de quando em vez, e óleo na fechadura e dobradiças muito de x em qdo.

Se puseres portadas pede para te inverterem uma das dobradiças pq senão com as portadas abertas são facílimas de roubar, é só levantar e já está.... Eu descobri isso da pior maneira.

Última edição:
Primeiro que tudo há várias questões.

Qual é a finalidade? Segurança, conforto, estética?

Como já disseram, a alteração sem projecto é ilegal, pelo que a câmara pode instaurar um processo. (é muito raro que o façam, mas fazem).

Voltar
Superior