Ponto Morto

Se o meu amigo não tiver que travar para segurar o carro ou seja ir pendurado nos travões. o que tem de travar (segurar) o carro é o motor,e não os travões,estes servem para ajudar a parar o carro,´não prejudica em nada ,mas digo em estrada aberta, onde tenha visibilidade e deixe descair o carro normalmente, e ai ate se pode poupar nalgumas situações mas ai é o condutor que deve pilotar a situação, atenção que estou a dizes isto porque engatado com efeito (travão motor) o consumo é ZERO.

não se dizia por aí que quando se está, por exemplo numa descida que se vai em 4ª a uns 70km/h e depois se coloca o carro em ponto morto, quando se torna a engrenar a 4ª isso estraga os sincronizadores da caixa?

Amigo vamos ver se lhe consigo explicar, o amigo tem de ver a que velocidade vai , ex. como diz 70KM/s h representa x rotações a uma determinada mudança, ex. significa ir em 5ª a 2200 RPM. voce vai em ponto morto , tem que avaliar a velocidade que vai puxar as rotações que precisa e depois embraiar e meter a velocidade se souber fazer nem um esticãosinho vai sentir apenas o começar a rolar normalmente, porque acertou a rotaçao dao motor com a rotaçao das rodas, conseguiu entender? isso aplica-se sempre que ate se fizer uma redução mais ousada , , A CHAMADA DUPLA , QUE HOJE 90% NÃO SABE O QUE É. COMO SE FAZ QUEM SABE O PONTA-TACÃO , OU SEJA TRAVAR E FAZER DUPLA DE EMBRAIAGEM AO MESMO TEMPO TRABALHAR COM OS TRES PEDAIS, masi isso já muito complicado.

não se dizia por aí que quando se está, por exemplo numa descida que se vai em 4ª a uns 70km/h e depois se coloca o carro em ponto morto, quando se torna a engrenar a 4ª isso estraga os sincronizadores da caixa?

Diz-se por aí muita coisa mas essa é nova [:D]

Diz-se por aí muita coisa mas essa é nova [:D]

Também estranhei, mas já li por aqui que passar do ponto morto para uma mudança alta (4ª ou 5ª) estragava os sincronizadores. Claro que não faz sentido nenhum porque em todas as trocas de mudanças vai-se ao ponto morto, tipo 3ª->4ª

Amigo se você trabalhar com a alavanca de velocidades com mãos de veludo ,ou seja empurrar suavemente para que o sincronizador tenha minimamente tempo de acertar as rotações dos carretos não estraga sincronizador nenhum agora se fizer da alavanca um martelo como muitos fazem á isso vai de certeza ter reflexos na caixa.Já agora aquilo que falámos atrás , ao reduzir acelarar um pouco para subir rotaçoes só ajuda a caixa e toda a transmissão , quanto menos esticões houver desde o motor até as rodas mais saudável é para todo o conjunto.

Não concordo com essa vantagem.
Se a bomba de água é accionada pela rotação da correia de distribuição, e a velocidade desta é maior quanto maior for a rotação do motor, andar em ponto morto não vai favorecer o arrefecimento.

O pouco que poderá arrefecer deve-se ao facto de o motor não ir em esforço e por isso tem tendência a arrefecer um pouco.

Mas a inacção da bomba de água devido à pouco rotação compensa o "não" esforço do motor?
Acho que me faço entender.

Para mim a vantagem do ponto morto são os consumos, apesar de consumir uns mililitros a mais do que se fosse engatado e sem acelerar, permite embalar o carro para trechos de estrada mais inclinados.

A nível de transmissão, é claro que desengatado não vai a esforçar caixa, diferencial, embraiagem, veios, etc. Mas quando se engata uma mudança a uma velocidade elevada, toda essa poupança cai por terra pois o "esticão" causado nos componentes é bem pior.

se for bem feita não da esticão nenhum...em andamento normal o motor também esta a rolar e passa para o ponto morto sempre que mete uma velocidade..

Voltar
Superior