Ponto Morto

Renocas

New member
Bom dia,

Sei perfeitamente quais as vantagens e desvantagens da utilização do ponto morto em termos de economia e segurança.

Mas em termos de conservação e desgaste do motor e caixa de velocidade?

algum guru me sabe dizer se tem desvantagens para a mecanica do veiculo o uso do ponto morto durante a condução?

Acho que a única vantagem acaba por ser eventualmente a ajuda ao arrefecimento do motor após um trecho de estrada muito longo, independentemente da temperatura do líquido de refrigeração se manter inalterada. Eu costumo fazê-lo periódicamente em viagens longas...

algum guru me sabe dizer se tem desvantagens para a mecanica do veiculo o uso do ponto morto durante a condução?

Desvantagens, penso que não, apenas se deve dar atenção ao aquecimento dos travões caso estejam a ser utilizados intensivamente e ao facto de o motor ao ralenti não produzir o vácuo ideal ao servo-freio na assistência à travagem.

Agora a segurança: Se se for em estrada aberta, com pouco ou nenhum transito e com a atenção devida e isto quer dizer, a prever qualquer possibilidade de situação mais complicada poderá ser feito. Mas sempre com muita atenção.

Acho que a única vantagem acaba por ser eventualmente a ajuda ao arrefecimento do motor após um trecho de estrada muito longo, independentemente da temperatura do líquido de refrigeração se manter inalterada. Eu costumo fazê-lo periódicamente em viagens longas...

Não concordo com essa vantagem.
Se a bomba de água é accionada pela rotação da correia de distribuição, e a velocidade desta é maior quanto maior for a rotação do motor, andar em ponto morto não vai favorecer o arrefecimento.

O pouco que poderá arrefecer deve-se ao facto de o motor não ir em esforço e por isso tem tendência a arrefecer um pouco.

Mas a inacção da bomba de água devido à pouco rotação compensa o "não" esforço do motor?
Acho que me faço entender.

Para mim a vantagem do ponto morto são os consumos, apesar de consumir uns mililitros a mais do que se fosse engatado e sem acelerar, permite embalar o carro para trechos de estrada mais inclinados.

A nível de transmissão, é claro que desengatado não vai a esforçar caixa, diferencial, embraiagem, veios, etc. Mas quando se engata uma mudança a uma velocidade elevada, toda essa poupança cai por terra pois o "esticão" causado nos componentes é bem pior.

Não concordo com essa vantagem.
Se a bomba de água é accionada pela rotação da correia de distribuição, e a velocidade desta é maior quanto maior for a rotação do motor, andar em ponto morto não vai favorecer o arrefecimento.

O pouco que poderá arrefecer deve-se ao facto de o motor não ir em esforço e por isso tem tendência a arrefecer um pouco.

Mas a inacção da bomba de água devido à pouco rotação compensa o "não" esforço do motor?
Acho que me faço entender.

Para mim a vantagem do ponto morto são os consumos, apesar de consumir uns mililitros a mais do que se fosse engatado e sem acelerar, permite embalar o carro para trechos de estrada mais inclinados.

A nível de transmissão, é claro que desengatado não vai a esforçar caixa, diferencial, embraiagem, veios, etc. Mas quando se engata uma mudança a uma velocidade elevada, toda essa poupança cai por terra pois o "esticão" causado nos componentes é bem pior.

Não tinha pensado nisso mas também não me parece algo decisivo.

Ir em "N" é diferente de ir desligado, pelo que a bomba está a funcionar e a água está a passar no radiador, com a diferença do motor ir a produzir o mínimo de calor e a receber ar fresco a boa velocidade (só faço isto em descidas que consigam manter a velocidade).

Atenção que se o termostato estiver a funcionar correctamente, o motor não vai ficar "frio", o ponteiro deve manter-se na temperatura ideal ou apenas descer insignificantemente.

Só que podemos constatar que num motor acabado de chegar à temperatura ideal e que comece a andar na cidade, ainda vai demorar um bocado até à temperatura da água começar a subir para os valores normais de trânsito, ao invés da situação em que um motor acabado de fazer muita estrada e de repente comece a entrar em trânsito, aquece imediatamente.

São dois motores que teoricamente estavam à temperatura ideal, e quando confrontados com uma situação de pouco ar a entrar pelo radiador, demoram tempos diferentes a aquecer. É este tipo de calor que pretendo "acalmar" com o ponto morto em andamento (os engºs mecânicos saberão melhor descrever ao que me refiro).

Não tinha pensado nisso mas também não me parece algo decisivo.

Ir em "N" é diferente de ir desligado, pelo que a bomba está a funcionar e a água está a passar no radiador, com a diferença do motor ir a produzir o mínimo de calor e a receber ar fresco a boa velocidade (só faço isto em descidas que consigam manter a velocidade).

Atenção que se o termostato estiver a funcionar correctamente, o motor não vai ficar "frio", o ponteiro deve manter-se na temperatura ideal ou apenas descer insignificantemente.

Só que podemos constatar que num motor acabado de chegar à temperatura ideal e que comece a andar na cidade, ainda vai demorar um bocado até à temperatura da água começar a subir para os valores normais de trânsito, ao invés da situação em que um motor acabado de fazer muita estrada e de repente comece a entrar em trânsito, aquece imediatamente.

São dois motores que teoricamente estavam à temperatura ideal, e quando confrontados com uma situação de pouco ar a entrar pelo radiador, demoram tempos diferentes a aquecer. É este tipo de calor que pretendo "acalmar" com o ponto morto em andamento (os engºs mecânicos saberão melhor descrever ao que me refiro).

Certo, percebo o ponto de vista.
Mas o que estava a dizer comprova-se facilmente em motores mais antigos. Mesmo que em boas condições, termostato em condições, arrefecem melhor com maior rotação do motor. Por exemplo às 2000 rpm numa descida e sem acelerar vão arrefecer melhor que em ponto morto.

o ponto morto nunca é para andar a conduzir. O carro vai "solto" com todas as implicaçoes que dai advem. Em termos de consumo ate e pior. Um carro a andar engatado sem acelerar consome 0. Desengatado tem de consumir para manter o motor a trabalhar.

Certo, percebo o ponto de vista.
Mas o que estava a dizer comprova-se facilmente em motores mais antigos. Mesmo que em boas condições, termostato em condições, arrefecem melhor com maior rotação do motor. Por exemplo às 2000 rpm numa descida e sem acelerar vão arrefecer melhor que em ponto morto.

No meu carro, a gasolina, isso que falas é notório. Quando por qualquer motivo o meto em ponto morto, o ponteiro não mexe. Mas se o levar engatado (pode ser no mesmo local) o ponteiro acaba por descer. Pouco, mas nota-se.

Já pensei que fosse pela ausência de faísca (afinal deixa de consumir), mas nunca tentei pesquisar muito sobre isto.

Boas. Concordo com o que o user Dci80 disse. No manual do meu Corsa C 1.3cdti vem lá escrito que a poupança máxima de combustível só acontece quando o carro vai engatado e se tira o pé do acelerador por exemplo numa descida.

o ponto morto nunca é para andar a conduzir. O carro vai "solto" com todas as implicaçoes que dai advem. Em termos de consumo ate e pior. Um carro a andar engatado sem acelerar consome 0. Desengatado tem de consumir para manter o motor a trabalhar.

Se o carro for a gasolina a isso chama-se Cut-Off e deixa de haver faisca e injecção de combustivel até um determinado valor de minimo de rpm`s, (1000/1100) abaixo disto volta ao normal.

Bom dia,

Sei perfeitamente quais as vantagens e desvantagens da utilização do ponto morto em termos de economia e segurança.

Mas em termos de conservação e desgaste do motor e caixa de velocidade?

Desvantagem, tens o eventual aquecimento dos travões, dependendo da estrada que andes. Basta ser um pouco a descer, desengatado vai circular a mais velocidade do que engatado e usas mais os travões! Além da segurança ou falta dela por o carro "ir solto"...

No meu basta aliviar a carga sobre o acelerador. Noto isso numa estrada nacional, basta levantar um pouco o pé, que o ponteiro da temperatura desce ligeiramente.

existe um mito na net que numa pendente bastante longa, o consumo numa quinta sem tocar o acelerador é ZERO , na mesma situação em ponto morto já consome qualquer coisa,( o consumo do motor ao ralenti )

Dizem que antigamente, andar no ponto morto, em carros carburados, ajudava a economizar combustível

Hoje, com os veículos injetados, isso não mais se aplica.

Descer uma ladeira(como dizemos aqui, descer na banguela) sem estar com a marcha engatada, não economiza em nada o consumo e pra piorar, os freios, quando forem exigidos, perderão a ação mais rapidamente, ou seja, é mais perigoso.

Alguns motoristas ainda fazem isso, pois é uma antiga dica.

Há inúmeros textos na internet acerca do assunto

Basta pesquisar assim no google: "andar na banguela"

Aqui alguns:

Andar na banguela é coisa do passado - Jornal do Commercio

Afinal, Banguela, Economiza Combustível ? | Carros Infoco

Tira-dúvidas: andar na banguela em descidas economiza gasolina? | Carros

Tem um vídeo bem explicativo

Vrum - Carro na banguela não economiza combustível - YouTube

O ideal em descidas é freio-motor. Descer com uma marcha de força engatada

Assim: Você vem a 100 km/h e avista uma ladeira e está na 5ª ou 6ª marcha. Reduz-se para a 3ª ou 4º, pois o motor vai freiando o carro. Só utiliza o freio de serviço para dosar na velocidade de descida.

Voltar
Superior