Ponteira de Direcção

Martins79

Active member
Hoje disseram-me que o meu carro poderá ter que substituir as ponteiras de direcção, o que é isso?
E que não noto nada de anormal...

De facto, a andar a direito mal se nota... Mas se virares a direcção toda para um lado não ouves um "tac-tac" vindo da zona das rodas??? Não notas folgas na direcção??? Ponteira de direcção (a ver se não faço confusão com a de transmissão) é a que transmite o que fazes no volante às rodas...

Evita fazer arranques bruscos e esforços com a direcção toda virada enquanto não substituires.
O meu também tá a precisar de levar umas novas ou reparar estas.

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

Isso não é a ponteira da direção mas sim da transmissão!!!
Se calhar é isso[8)][8)][8)][8)]. Devo ter feito confusão.
Mas também faz o tal Tac-tac quando viro o volante!!!1

Boas, hoje estive na norauto e o senhor ao fazer lá a revisão ao charuto disse-me que tinha que trocar as ponteiras de direcção. De resto não noto nada ao virar a direcção toda e andar com ele.. É mesmo necessário trocar? Que riscos? É que ando mal de finanças [8b] Um carro é como uma namorada, é certo, mas agora não consigo mesmo dar 58€ por cada lado..

O "tac-tac" provém do facto do rolamento das ponteiras de direcção ou cardans estar gripado.

Relativamente à ponteiras de direcção, que são outro componente, pode acontecer sim ficarem folgadas devido às regularidades do piso, subidas de passeio, etc. Forma de perceber se estão folgadas? Subir o carro com o macaco e colocar as mãos paralelamente à esquerda e direita e aplicar força à vez, verificando se a roda abana (apesar de ser mínimo) ou não.

Bem, de facto 58€ é muito dinheiro!!! As do meu civic EK3 custaram perto de 15€ cada com 33% de desconto numa loja de peças aqui da zona. A montagem foi feita por mim.
Só uma curiosidade. Esses 53€ à roda incluem alinhamento de direcção ou não ? É que se não incluirem acho um pouco caro.

As ponteiras podem ter folga, o que vai provocar um desgaste anormal nos pneus e a viatura torna-se menos instável.

Qual é a viatura e quantos kms tem?

Nota-se de facto que o pneu desse lado está um pouco coçado.. Tem um rastozinho fora do sitio..

É um Clio I com...341500 km :P

O "tac-tac" provém do facto do rolamento das ponteiras de direcção ou cardans estar gripado.

Relativamente à ponteiras de direcção, que são outro componente, pode acontecer sim ficarem folgadas devido às regularidades do piso, subidas de passeio, etc. Forma de perceber se estão folgadas? Subir o carro com o macaco e colocar as mãos paralelamente à esquerda e direita e aplicar força à vez, verificando se a roda abana (apesar de ser mínimo) ou não.

Bem, de facto 58€ é muito dinheiro!!! As do meu civic EK3 custaram perto de 15€ cada com 33% de desconto numa loja de peças aqui da zona. A montagem foi feita por mim.
Só uma curiosidade. Esses 53€ à roda incluem alinhamento de direcção ou não ? É que se não incluirem acho um pouco caro.

O tac tac não ouço mesmo, pois o problema como disseste não será daí. Terei de ver se abana ou não com o carro no ar..

E os 58€ são já com o alinhamento da direcção.. Mal seria se não tivesse já incluido :O

O meu fiesta de 94 tambem vai ter de levar... os pneus que lá estavam tavam todos comidos por dentro e tambem por fora :D

Agora que mudei de pneus vou meter essas ponteiras... Tem uma boa folguita :D

Voltar
Superior