Placa radiante

jjalvez

New member
Boas,

Gostava que me dessem opiniões acerca de umas placas radiantes de aquecimento, como esta:
http://www.leroymerlin.pt/Site/Prod...co/Emissores-e-placas-radiantes/17002951.aspx

Eu não conheço estes aparelhos, por isso estou a pedir a vossa opinião.
Pelo que vejo, são aparelhos de baixo consumo, são de cerca de 400W a maior parte deles. E em relação ao aquecimento em si, como são?
Eu vivo num T3 e tenho lareira com recuperador, mas não chega para a casa toda, por isso estava a pensar em instalar estas placas nos quartos...

Aguardo pelas vossas opiniões...

cump's

Aqui esta a tua resposta: http://forum.autohoje.com/off-topic/66081-comprei-devolvi-um-convector.html
Eu comprei e passando algum tempo fui devolver.
Isso no fundo é um placebo da economia. Diz que gasta pouco, mas tem de estar ligado 24/24horas para ter algum rendimento.

Mas do que é que não gostaste precisamente? Aquecia pouco?...
Eu estou a perguntar porque para o efeito também não preciso que dê um aquecimento daqueles brutais, mas que dê um bom ambiente. Isto porque também tenho o recuperador na sala.

Eu estou a perguntar porque para o efeito também não preciso que dê um aquecimento daqueles brutais, mas que dê um bom ambiente. Isto porque também tenho o recuperador na sala.

O conceito é fácil de perceber, quando falamos de resistências elétricas o consumo delas é também o que elas produzem em calor (na verdade até produzem um bocadinho menos mas é desprezível a diferença.)

Ou seja, teres um aquecedor de 2000W ou teres um de 500W a treta é a mesma porque o de 500W tem de estar sempre a trabalhar para compensar a falta de potência. Além disso tens a vantagem do de 2000W aquecer-te a zona que queres mais rapidamente.

Ou bem que investe num sistema tipo AC ou bomba de calor, ou então se não puderes e quiseres mesmo um aquecedor, compra um normal de 2000W.

Aquecia pouco! e não desligava.

Boas.
Sim continuo satisfeito, e até digo que comprei outro igual para um outro quarto.
Entretanto mudei de casa e agora estou com os aquecedores um em cada quarto, mais uma salamandra na sala.
Tenho de referir que os meus quartos tem +/- 12m2 e os aquecedores são de 1000W isto com uma calafetagem da moradia bem fraca! (casa a alugada). mesmo nesta condições os quartos ficam quentes (19ºC).

Já não me lembro se referi no tópico, mas o ideal é teres uma relação de 80 a 100W por metro quadrado.

A conta da Edp sobe em 30 a 40€ a mais por mês quando uso os emissores. eles só ficam ligados durante a noite tipo: das 19H até as 2H e depois das 5H até as 8H. Nestes dois intervalos os aquecedores vão para os 19ºC fora deles entram em modo económico e voltam a ligar assim que os quarto arrefecem.

Agora temos de perceber que não há milagres. Os aquecedores eléctricos são os aparelhos mais gulosos que há. A vantagem dos aquecedores que comprei é que acumulam o calor no momento em que a luz é mais barata (contador Bi-horario).

Tux, podes esclarecer-me uma dúvida?:
Quando os emissores estão em modo económico, eles estão sempre completamente desligados?
Eu estou com esta dúvida porque estive a ver uns emissores e, segundo aquilo que percebi, durante o modo económico existe uma temperatura definida, por exemplo 18ºC, sendo que se a temperatura da divisão baixar para uma temperatura inferior a essa o emissor liga. É assim ou percebi mal?...

Sim! Basicamente tens a temperatura de funcionamento normal, que é quando o aquecedor liga nas horas em que queres calor. E depois tens o modo econômico , neste modo o aquecedor esta desligado até a temperatura descer para níveis muito baixo.
Se nao quiseres que o aparelho liga no modo econômico, basta configurar a temperatura deste para um valor tao baixo que ele nunca atinge.

Voltar
Superior