PJ vai poder escutar conversas 'online'

PeLeve

Well-known member
"PJ vai poder escutar conversas 'online'

Carlos Rodrigues Lima

A Polícia Judiciária (PJ) vai adquirir a uma empresa israelita equipamento para vigilância nas comunicações pela Internet, num investimento de 500 mil euros (cem mil contos). Esta tecnologia vai permitir à PJ realizar intercepções de e-mails e até "escutar" conversas em programas de conversação online como o MSN Messenger.

A aquisição deste equipamento foi determinada pela actual direcção da Judiciária e teve já a concordância do ministro da Justiça, Alberto Costa. E, segundo fonte da direcção nacional da PJ, vai permitir aos investigadores mais possibilidades de obtenção de prova, não só para os crimes informáticos, mas também para outros tipos de criminalidade.

Apesar de as escutas telefónicas continuarem a ser um meio de obtenção de prova fundamental para certos crimes (como o tráfico de droga, falsificação de documentos, terrorismo, corrupção e branqueamento de capitais), as possibilidades que a Internet oferece em termos de comunicações levam a que haja uma maior vigilância e recolha de prova na rede.

Além de permitir uma mais apertada vigilância a programas de partilha de ficheiros, como o Kazaa e Emule, entre outros, o novo equipamento permitirá ainda "escutar" conversas em programas de conversação online e também fazer escutas telefónicas em comunicações cujo fornecedor actua na Internet, como o Skype, algo que até agora foge ao controlo da polícia.

Os crimes informáticos serão outra das áreas que beneficiará com o novo equipamento. Estatisticamente, tem-se registado um aumento exponencial desta criminalidade, sobretudo no que diz respeito a acesso ilegal a dados, devassa da vida privada, pedofilia (trocas de imagens e filmes), burlas informáticas e de telecomunicações e falsificações de cartões de crédito. Em 1997, segundo dados apresentados recentemente pelo inspector Baltazar Rodrigues da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF), foram investigados 104 casos, número que aumentou para 401, em 2005.

Um dos fenómenos criminosos em ascensão é o phishing, que se baseia no envio de um e-mail com o objectivo de obter códigos de acesso a dados financeiros de contas bancárias. Nos últimos tempos, têm surgido formas cada vez mais sofisticadas, já identificadas pela PJ.

Uma das mais recentes envolve o envio de um e-mail que direcciona o utilizador para páginas onde as pessoas são convidadas a introduzir códigos pessoais. Aliás, recentemente, a Caixa Geral de Depósitos foi alvo de uma fraude deste género, alertando de imediato os seus clientes."

http://dn.sapo.pt/2006/08/10/sociedade/pj_poder_escutar_conversas_online.html

citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

Bem qualquer dia só falta andarmos com um letreiro na testa a dizer o nosso nome e idade...

não há privacidade nenhuma.

Ou então com um Chip implantado sob a pele logo à nascença que é para saberem onde andas, com quem andas e o que andas a fazer....
Xiiii... Tanto anda que até cansa a vista.

Eu por mim até prefiro que a monitorização das nossas vidas seja cada vez mais apertada, para nunca surgirem dúvidas e saber-se sempre, a cada momento, quem é o quê! ;)

Pé Leve

Agora depende se o seu uso não se generaliza numa especie de "Big Brother" ao exacto estilo que Orwell descreveu.

Isso seria deveras preocupante.

Para monitorizar e controlar actividades ilicitas e subversivas, é uma medida a aplaudir.

;)

O ideal seria termos um chip e depois um relógio que lesse esse chip, assim ao falarmos com uma pessoa o relógia detectaria o chip e dava as informações:
-Nome
-Profissão

Assim não haveria hipóteses de se aldrabar alguém.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Pé Leve

Agora depende se o seu uso não se generaliza numa especie de "Big Brother" ao exacto estilo que Orwell descreveu.

Para monitorizar e controlar actividades ilicitas e subversivas, é uma medida a aplaudir.

;)
OK, também tens razão. No entanto o problema que a mim se coloca neste tipo de controlo é a idoneidade de quem estiver a desedmpenhar essas funções que, convenhamos, terá de ser, sempre, muito acima dos limites máximos "normais", até para se evitar uma "Centauro" a uma escala maior e mais grave ainda pois desonestidade em coisas destas pode dar muito mau resultado!...

Por mim, porém, continuo na minha, bem que podem registar todos os passos que eu dou, 24 sobre 24...;)

se permitisse um aumento considerável na luta contra a criminalidade,eu não me importaria até de usar chip(quem não deve não teme),agora os poderes são sempre usados para algo mais do que deveriam!;)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

"PJ vai poder escutar conversas 'online'

Carlos Rodrigues Lima

A Polícia Judiciária (PJ) vai adquirir a uma empresa israelita equipamento para vigilância nas comunicações pela Internet, num investimento de 500 mil euros (cem mil contos). Esta tecnologia vai permitir à PJ realizar intercepções de e-mails e até "escutar" conversas em programas de conversação online como o MSN Messenger.
...

Por ser uma pechincha vão dar contrapartidas...deixam os judeus sobrevoar, aterrar e abastecer os seus aviões que transportam cablagens no nosso território.

Comprar coisas a esta gente! Batemos no fundo.

citação:Originalmente colocada por conde

A PJ devia era estar mais preocupada com as sistemáticas fugas de informação e quebras grosseiras do segredo de justiça.
Suponho que, entre muitas outras, essa também seja uma das preocupações deles!

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Pé Leve

;)
OK, também tens razão. No entanto o problema que a mim se coloca neste tipo de controlo é a idoneidade de quem estiver a desedmpenhar essas funções que, convenhamos, terá de ser, sempre, muito acima dos limites máximos "normais", até para se evitar uma "Centauro" a uma escala maior e mais grave ainda pois desonestidade em coisas destas pode dar muito mau resultado!...

Por mim, porém, continuo na minha, bem que podem registar todos os passos que eu dou, 24 sobre 24...;)

Isso é muito bem focado, a IDONIEDADE de quem executa a função, isso certamente evitaria muitas fugas e "outras" questões que iriam de encontro ao que mencionas.

Por outro lado no meu caso também podem fazer "all Around 24", excepto naqueles dias em que existe a competição do "Levantamento de CANECAS" e aqueles encontros de "amigos", é que a Maria pode ser muito persistente para obter tais dados. [8)]:D

Tirando isso a minha vida é um livro aberto

:);)

Sendo a criminalidade informática uma actividade em crescendo e cada vez mais profícua, só posso olhar para esta notícia com agrado !

Quanto à questão de falta de privacidade, não me preocupa, pq, como é lógico, só "olharão" para mim se sobre mim recairem suspeitas de alguma actividade ilícita. Caso contrário, é uma perda de tempo e um desperdício de recursos !

Mas isso é uma verdadeira BOMBA</u> !!! (será que já consegui meter umas quantas sirenes a tocar na CIA, SIS, PJ e outras instituições do género??!! [}:)][}:)] )

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Mas isso é uma verdadeira BOMBA</u> !!! (será que já consegui meter umas quantas sirenes a tocar na CIA, SIS, PJ e outras instituições do género??!! [}:)][}:)] )

Os meus maiores clientes são:
- Hezzbollah
- Fatah
- Hammas

Ainda tive em tempos uns contratos com a ETA, mas acho q está próxima da falência... já não lhes vendo nada !!!!

[}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Olha, aqui na sede da CIA está tudo a correr para os carros e para as escutas, ups, não era para dizer...:D:D:D:D:D

Voltar
Superior