Pisca em Fiesta mk3

Pauliteiro

New member
Boas,

Há pouco fui levar a minha rapariga a Sete Rios, fiz pisca para a direita para ela poder sair e passado uns segundos deixei de ter pisca!

Faz aquele barulho rápido como se tivesse uma lâmpada fundida, mas não acende nenhuma, nem o indicador do quadrante acende.

O pisca para a esquerda funciona e quando ligo os intermitentes funcionam todas
undecided.gif

Alguém sabe o que poderá ser? Já vi os dois fusiveis dos piscas e tão os dois intactos..

Uma ajuda se faz favor
tongue.gif
Boas entradas rapaziada!

Boas

Sei bem do que falas!
Eu no meu antigo Fiesta tive o mesmo problema!
Vais ver que de vez em quando faz pisca e depois volta a não fazer!
O problema esta na "manete" dos piscas é um problema nos contactos interiores tens tres soluções ou arranjas um electricista que te limpe os contactos interiores o que vai ser uma solução a prazo porque volta a fazer o mesmo, ou compras uma nova ou uma em segunda mão que apesar de ser mais barato não tens garantia que não venha com o mesmo problema!
Mas podes perguntar a um electrcista auto de confiança que conheças que de certeza que ele te vai dar a mesma resposta!

Faz uma busca no google por "manete de luzes Fiesta" para teres a noção do que é!

E não é quase de certeza o relé porque eu quando tive o mesmo problema troquei e ficou na mesma, nem o fusível porque os outros piscas funcionam! Mas não há como tentar!

Abraços

Ah, então já é comum de acontecer.

Eu hoje arranjei 5 minutos e desmontei a tampa de cima e de baixo e consegui ter acesso à manete. Tirei o cabo que lhe passa corrente mas ficou na mesma :(

Ah, então já é comum de acontecer.

Eu hoje arranjei 5 minutos e desmontei a tampa de cima e de baixo e consegui ter acesso à manete. Tirei o cabo que lhe passa corrente mas ficou na mesma :(

Boas

Os contactos que falo são dentro da caixa onde se movimentam as manetes!
A justificação que me foi dada é que por vezes ao ligar/desligar as posições da mante estes contactos fzem pequenas fiscas que com a natural fricção cria sujidade o que impede os contactos de funcionarem!

Abraços

Desmontei tudo, meti o tal spray e nada de dar.

à parte das ligações estarem um bocado estranhas.. Um dos fios está quase a cair.. Mas não é daí o problema: fiz ligação com um clip e o problema manteve-se..

Parece-me que tenho que comprar uma manete nova.. Que por azar, é acoplada à das escovas..

Desmontei tudo, meti o tal spray e nada de dar.

à parte das ligações estarem um bocado estranhas.. Um dos fios está quase a cair.. Mas não é daí o problema: fiz ligação com um clip e o problema manteve-se..

Parece-me que tenho que comprar uma manete nova.. Que por azar, é acoplada à das escovas..

Boas

Sim é completo! Mas abriste a caixa das manetes? Ou so os contactos exteriores que ligam à caixa? É que são contactos muito pequenos e estão dentro da caixa!
Mas sim vais ter de acabar por comprar uma nova, mas prepara-te para o choque dos €€€€!

Abraços

Só os contactos exteriores. Tirei todos os parafusos, que são mais que muitos, e tirei a manete de lá.

Experimentei tudo cá fora, de mil e uma maneiras, e nada de dar. Há lá um fio verde, que parece que está só a fazer massa, que está quase descarnado, mas não me parece que seja essa a causa, pois fez o mesmo com o clip e deverá ser dos contactos como dizes.

Contudo, não arranjei maneira de desmontar aquilo sem forçar muito e sem medo de estragar, pois mal ou bem eu preciso daquilo e como uso o carro de noite preciso das luzes a funcionar.

Sem piscas ainda me safo, agora sem médios não faço nada da vida [:p]

O módulo dos piscas é aquela peça quadrada que está na manete e que tem "pinos" parecidos às tomadas eléctricas inglesas?

É isso que tenho que passar o spray? É que é essa peça que faz o barulho tipico do pisca..

O módulo dos piscas é aquela peça quadrada que está na manete e que tem "pinos" parecidos às tomadas eléctricas inglesas?

É isso que tenho que passar o spray? É que é essa peça que faz o barulho tipico do pisca..

Boas

Esse é o relé que faz o "TAC TAC" dos piscas! Podes passar o spray ou mesmo tentar arranjar um igual e trocar, mas o conselho que te dou é para ires a um electricista auto que seja da tua confiança ou mesmo a uma oficina ford e perguntar que em principio não te vão cobrar por isso!

Abraços

Lá terá de ser então :( quero evitar ao máximo comprar uma manete nova, pois deve ser uma batelada que até doi [:D]

Imensos obrigados pela ajuda, a serio [:blush:]

na sucata não é mas corres sempre o risco de estar parecida... cá fora anda nos 100€ [;)]

Boas

A mim numa oficina conhecida pediram 120€ mais IVA e isto sem montagem!
Na sucata são bem mais baratos, mas nunca se sabe o que se compra, além de ter que se ter cuidado porque as manetes do Mk4 e Mk5 são muito parecidas e não funcionam no Mk3, mesmo no Mk3 há diferenças portanto há que ter cuidado!

Abraços

Ora bem,

Fui aos sucateiros em Sacavém e não tive grande sorte. Manetes havia-as aos pontapés.. Mas os resultados..

Todas as que eles tinham lá (experimentei imensas) faziam o mesmo.. Deixava de funcionar o da esquerda (o que de facto funcionava) e ligava apenas o da direita.. e de caminho ligava-me o carro sem chave :confused:

O meu carro dá para ter os piscas a funcionar sem ignição ligada e sei que nem suposto é fazer isso, mas dou um toque por ventura na manete e o carro liga.. E convenhamos que mesmo em caso de roubo é um risco enorme.

O homem da sucata não sabe porque raio faz isso, mas julga que o carro já teve problemas no canhão da ignição e que fizeram ligações aldrabadas.. Não percebi!

A chegar a casa com o instinto fiz pisca para a direita, a luz no painel acendeu, embora mais fraca quando comparada com a da esquerda, e quando passei num buraco deixou de dar novamente!

O que me leva para um problema qualquer de mau contacto.. Mas aquilo que andou a fazer com as outras de me ligar o carro deixou-me com a pulga atrás da orelha..

Ajudas precisam-se que tenho que o levar ao IPO até Maio..

Ora bem,

Fui aos sucateiros em Sacavém e não tive grande sorte. Manetes havia-as aos pontapés.. Mas os resultados..

Todas as que eles tinham lá (experimentei imensas) faziam o mesmo.. Deixava de funcionar o da esquerda (o que de facto funcionava) e ligava apenas o da direita.. e de caminho ligava-me o carro sem chave :confused:

O meu carro dá para ter os piscas a funcionar sem ignição ligada e sei que nem suposto é fazer isso, mas dou um toque por ventura na manete e o carro liga.. E convenhamos que mesmo em caso de roubo é um risco enorme.

O homem da sucata não sabe porque raio faz isso, mas julga que o carro já teve problemas no canhão da ignição e que fizeram ligações aldrabadas.. Não percebi!

A chegar a casa com o instinto fiz pisca para a direita, a luz no painel acendeu, embora mais fraca quando comparada com a da esquerda, e quando passei num buraco deixou de dar novamente!

O que me leva para um problema qualquer de mau contacto.. Mas aquilo que andou a fazer com as outras de me ligar o carro deixou-me com a pulga atrás da orelha..

Ajudas precisam-se que tenho que o levar ao IPO até Maio..

Porque não tentas levar a um electricista?Mas não conheço nenhum.
o meu pai teve esse problema o fiesta de 93 dele,não falo com ele a bastante tempo,mas vou pedir a minha mãe pra lhe perguntar.

Já arranjei o pisca endiabrado.

Desmontámos a manete, spray wurth lá para dentro, ligar e tá a funcionar [:cool:]

Ainda bem que as manetes de ontem não funcionaram.. Sempre poupei uns cobres jeitosos.

Já arranjei o pisca endiabrado.

Desmontámos a manete, spray wurth lá para dentro, ligar e tá a funcionar [:cool:]

Ainda bem que as manetes de ontem não funcionaram.. Sempre poupei uns cobres jeitosos.
lembro me de ter ouvido o meu pai a dizer a minha mãe que o mecanico dele lhe tinha posto um spray qualquer.Quando puderes mete prai uma foto do fiesta pra eu ver a maquina [:p]

Boas,

o meu Fiesta de 97 também deixou de fazer pisca. Nem activa os 4 piscas.

Deram-me um orçamento de 185 € + IVA (manete nova + relé). [8b]

Provavelmente, vou tentar arranjar uma manete nalgum sucateiro e tentar fazer a substituição por mim próprio.

É fácil fazer a substituição da manete? Alguém pode dar umas dicas sobre como desmontar/montar?

Voltar
Superior