peugeot 306.. ajuda

DarkBeast

New member
bom dia, tenho um peugeot 306 que ultimamente me tem dado uns problemas esquesitos... primeiro ia eu a andar normalmente e só e simplesmente começava aos soluços.. fui ao mecânico e ele viu que devia ser o passo a passo ou lá como ele chamou aquilo que estava avariado.. tudo bem pus novo ficou quase bom.. agora tem um outro problema que é algumas vezes nao quer pegar.. ou seja pega mas o motor parece que não consegue andar ás rotaçoes que deve e ele vaisse a baixo.. pensei que poderia ser das velas, como elas já nao eram novas.. pus 4 velas novas e ele continuou a fazer. agora descobri que ele tem o miolo das 2 panelas de escape solto tou na duvida se pode ser disso, se ele com acumulação de gases se possa ir a abaixo alguem tem alguma ideia se pode ou não ser? é que fui ver quanto me custava por a panela toda nova e fica em 130€ nao quero dar esse dinheiro para o carro me ficar na msm :/

Se o motor de arranque roda normalmente, mas depois o motor quando começa a trabalhar parece que não se aguenta, o problema pode ser da válvula que regula o ralenti ou do potenciómetro da borboleta.

O ideal seria ligar o carro à máquina para ver se acusa alguma coisa, e assim evitar gastar dinheiro em vão.

Boa sorte

Viva, eu creio que o problema está no facto de o motor passo-a-passo não ter sido regulado, quando foi substituido. Tem que se desligar o cabo da bateria durante uns bons minutos, para a centralina voltar a calibrar a abertura do relanti…

Eu também tenho um peugeot 306(112cv) de 1998. Há cerca de dois anos, o motor começou a ir abaixo, quando estava quente. Procurei pelos sintomas no google e reparei que havia muitos donos de 306 com os mesmos sintomas (procura por “peugeot 306 stepper motor” na secção de grupos do google). Muitos já tinham gasto muito dinheiro a mudar velas, sonda lambda, etc. Alguns tinham passado autênticos pesadelos com as oficinas, pois os sintomas aparecem com uma frequência muito irregular….

No entanto a solução é muito simples, e é provocada por um erro de concepção.
Todos os 306 acabam eventualmente por desenvolver está avaria.

Muitas oficinas sabem isso….mas preferem trocar uma data de peças. Eu próprio, fui à POVOACAR, que me fez um orçamento de 400€, para reparar o veículo….(quando eu disse ao mecânico que me atendeu, que tinha lido que era o motor passo-a-passo, ficou todo chateado e não ligou nenhuma. Não aceitei o orçamento e apresentei reclamação.

O problema está no motor passo-a-passo (stepper-motor). É este o motor que regula a "borboleta" do relanti. Nota que não é uma borboleta como a dos carros antigos, é uma espécie de um eixo que está acoplado ao motor passo-a-passo. Ele fica todo cheio de uma massa formada por óleo e pó, o que vai provocar que a borboleta por vezes prenda. A centralina deixa de conseguir controlar o fluxo de ar para o motor trabalhar ao relanti, provocando os sintomas de o motor ir a baixo sozinho ou ter um relanti instavel ou até acelerado.

Como alguém descobriu, a solução é muito simples, basta retirar esse motorzinho e limpa-lo bem. Foi o que fiz, só tive de comprar uma chave torx. Quando retirei o motorzinho, ele estava de facto todo sujo (tal como dizia no google). Limpei-o com um pano embebido em óleo multiusos. 20 minutos depois, o motor estava a funcionar como um relógio !

Se precisares de mais algum esclarecimento ou ajuda, avisa.

Voltar
Superior