Peugeot 106 (K)

Jibali

New member
Boas gente, tenho um peugeot 106 xr de 1993 desde que tenho este carro é para ai a 4ª ou 5ª vez que me acende uma luz no painel, que é um motor penso eu, e tem um "K" alguém me sabe dizer o que é isto, o que significa? alguma coisa de mal? Ja reparei que acontece quase sempre quando o carro ainda esta meio frio!

Obrigado

Também me acontece, apenas quando ligo o motor, mas eu nunca liguei a isso. [;)]

Mas eu tenho desculpa porque eu não tenho manual de instruções! [:D] [;)]

Pois eu também não tenho manual xD eu tambem nao ligava mas ultimamente tambem carrego na embraiagem quando esta frio e ele vai a baixo, ou seja ao relentim vai a baixo n se aguenta, e hoje acendeu me essa luz e foi a baixo por isso sera que esta relacionado?

e eu na inspecao disseram me que o catalizador tinha de ser mudado, isso quer mesmo dizer katalizador ou estas a guzar?

obrigado

Sonda lambda quase de certeza que não é pois na inspecção o meu carro falhou por causa dos gazes e ela foi trocada e o problema continuou, e la me disseram que deveria ser o catalizador.

hoje peguei num livro que tinha de um opel e fui ver os símbolos e são semelhantes (katalizador), alguém me pode dizer se esta relacionado com o facto de ele me ir a baixo quando carrego na embraiagem? (só começou a ir a baixo a poucas semanas, nunca tinha acontecido)

fiz uma pesquisa no google e uma das coisas que diziam era para deixar as luzes do painel acender e esperar um pouco antes de por o carro a trabalhar assim frio...

amanha de manha cedinho vou testar..

alguma situação idêntica?
ajuda por favor

Última edição:
E ja agora mais uma coisa, disseram que quando o catalisador esta avariado o carro gasta o dobro da gasolina, então, um peugeot 106 XR de 1993 1.1qualquer coisa.... com 10€ faço mais ou menos... 100Km bha. acham que esta a gastar muito?

Então para o carro que é penso que esteja a beber um pouco, ou estou a ser paranóico?

"Se este indicador pisca ou luzes, indica um mau funcionamento do sistema de injeção ou de ignição"

esta luz tem qualquer problema...? ela nao fica sempre acesa raramente acende n deve ter a ver com o carro ir a baixo. ou isso da injeccao esta ligado com o catalizador e faz com que ele va a baixo?

Isto interessa-me, pois no meu essa luz acende ao ligar o motor, mas apaga-se após alguns segundos. Não sei se isso será normal. O que têm a dizer os outros utilizadores de Peugeot 106? É que, curiosamente, também acho que o meu anda a beber um bocado em demasia... :rolleyes:

(Neste momento, o depósito está a 1/4 e fiz ca. de 575 km)

Isto interessa-me, pois no meu essa luz acende ao ligar o motor, mas apaga-se após alguns segundos. Não sei se isso será normal. O que têm a dizer os outros utilizadores de Peugeot 106? É que, curiosamente, também acho que o meu anda a beber um bocado em demasia... :rolleyes:

É como no meu, mas não acontece sempre, e ja aconteceu acender enquanto vou andar.. e depois apagou
por acaso reparei (nao sei como, o unico ponteiro que olho é o da gasolina xD)

quanto é que fazes com 10€ mais ou menos? as minhas contas é sempre 10€ xD

quanto é que fazes com 10€ mais ou menos? as minhas contas é sempre 10€ xD

Primeiro: a gasolina não se mede em €, mas em litros! [;)]

Eu encho sempre o depósito do meu, que como deves saber é de 50 L. Fazendo as contas por alto: se neste momento fiz 575 km com 3/4 de 50 L, isso dá 37,5 L para 575 km. Portanto, dividindo 37,5 por 5,75, dá ca. de 6,5 L/100 km, o que para este motor antigo até nem deve ser muito mau, embora devesse ser menos.

Mas no último depósito assustei-me, porque ele fez ca. de 8 l/100 km! :eek:

Mas ainda falta ver quantos kms faço com este depósito... ainda é cedo...

Primeiro: a gasolina não se mede em €, mas em litros! [;)]

Eu encho sempre o depósito do meu, que como deves saber é de 50 L. Fazendo as contas por alto: se neste momento fiz 575 km com 3/4 de 50 L, isso dá 37,5 L para 575 km. Portanto, dividindo 37,5 por 5,75, dá ca. de 6,5 L/100 km, o que para este motor antigo até nem deve ser muito mau, embora devesse ser menos.

Mas no último depósito assustei-me, porque ele fez ca. de 8 l/100 km! :eek:

Mas ainda falta ver quantos kms faço com este depósito... ainda é cedo...

Tambem depende muito do condutor, eu sou um bocado bruto..
Bem e agora de tarde voltou a acontecer o problema numa curva meti o pe na embraiagem para reduzir para terceira e ele quase me ia a baixo a meio da curva. Depois nunca mais voltou aconter.. n sei que se passa, se calhar vai mesmo ao mecanico

Há tempos tive um problema parecido no meu, que era em situações de ponto-morto (por exemplo, parado num semáforo) ou de passagem de caixa, a rotação baixar mais que o normal (parado chegava a sacudir-se todo, com a rotação a baixar para 600-700 rpm! :eek:) e isso resolveu-se com uma limpeza qualquer no motor (já não me lembro o que foi :sh)).

Agora, no teu caso, pode ser outro problema, não sei. :(

Há tempos tive um problema parecido no meu, que era em situações de ponto-morto (por exemplo, parado num semáforo) ou de passagem de caixa, a rotação baixar mais que o normal (parado chegava a sacudir-se todo, com a rotação a baixar para 600-700 rpm! :eek:) e isso resolveu-se com uma limpeza qualquer no motor (já não me lembro o que foi :sh)).

Agora, no teu caso, pode ser outro problema, não sei. :(

Bem, se acontecer mais uma vez vou direito ao mecânico com ele ainda levo uma estruçada no carro se ele me for a baixo no meio da estrada.

Ja agora, a meter a segunda ele arranha, mas só se for com muita velocidade se for devagar ela não arranha, ah se eu tiver parado entre normal... alguém sabe se pode ser aquele liquido que se mete na caixa nao sei o nome

Voltar
Superior