Pessoas trapalhonas -> como lidar com elas?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início
P

Pastis

Guest
Tenho um afilhado com quase com 10 anos que é a coisa mais trapalhona que existe.

Do género: vai a andar e esbarra-se contra paragens de autocarros, postes de iluminação etc. Consegue tropeçar em tudo o que possam imaginar[:D]. Dá para rir mas é preocupante tb.

Uma coisa completamente inacreditável. Para além disso ele é a coisa mais distraída do mundo não presta atenção a nada de nada em casa mas na escola é bastante atento observador, obediente e dócil. Não cria nem problemas nem conflitos.

Acontece que tenho alguma pena dele pois todas as pessoas da família passam o tempo a chamar-lhe trapalhão etc e o puto já se sente um pouco triste com a situação.

Como é que acham que se deve lidar com uma criança assim, sobretudo nessa fase em que está a entrar na adolescência em que há muitos estereótipos / namoradas etc?

2010-07-30-goofy.gif

Não é. O miúdo não é de todo hiperactivo.
É do género de ficar a ver um programa de uma 1 hora sobre a reprodução das focas do alaska [:D].

Quando digo que não presta atenção é ao que os pais dizem: por exemplo se estiver a fazer qq coisa, ele abstrai-se de tudo e é preciso quase abaná-lo para ele reagir por exemplo quando a mãe o chama para almoçar.

Posso-te apresentar um grande amigo meu, amigo de infância. Um autentico trapalhão, todos gozavam com ele. Só que... Hoje é um dos médicos mais prestigiados no país e muitos dos que gozavam com ele têm hoje empregos vulgares.

Não. Ele não tem défice de atenção nem é hiperactivo, se assim fosse também o era na escola.

Ele há-de crescer e deixar de ser tão distraido. O que acho fundamental é a família parar, de uma vez por todas, com as gracinhas.

Não sei mas é melhor analisar a situação bem. Sobre o que está a bold, sem duvida!! É algo que pode afectar seriamente a sua auto-estima e o seu crescimento como pessoa.

Se calhar tem alguma deficiência mental.

Não me parece pois encaixa bastante no estereotipo "Mr Bean" / "pateta" e já conheci tb várias pessoa assim.

A minha dúvida aqui é saber qual a melhor forma de lidar com isso para evitar problemas futuros.

Chamá-lo à atenção sem nunca ser agressivo, para não guardar rancor, ou medo, algo desse género.

Os miúdos também não podem ser tratados nas palminhas. Agora, é algo que lhe é completamento alheio e acho uma aberração a família apelidar-lhe da forma que que apelida. Eu já tinha "rodado a baiana" se assistisse a um espectáculo desses.

Não é. O miúdo não é de todo hiperactivo.
É do género de ficar a ver um programa de uma 1 hora sobre a reprodução das focas do alaska [:D].

Quando digo que não presta atenção é ao que os pais dizem: por exemplo se estiver a fazer qq coisa, ele abstrai-se de tudo e é preciso quase abaná-lo para ele reagir por exemplo quando a mãe o chama para almoçar.
Acontece com todas as pessoas inteligentes.

Eu lembrei-me do sindrome de asperger mas acho que não se enquadra totalmente. O puto tem de ser avaliado por um profissional competente (não por um psicologo, por favor).

Os miúdos também não podem ser tratados nas palminhas. Agora, é algo que lhe é completamente alheio e acho uma aberração a família apelidar-lhe da forma que que apelida. Eu já tinha "rodado a baiana" se assistisse a um espectáculo desses.

Há cenas em que os pais se têm de impor (também não será aos 10 anos que vão se impor), mas esta não é uma delas. Ele precisa é de ir a um médico (de família), para dar uma melhor opinião.

Ele vê bem? Pode ser "apenas" um problema de visão.

Visão ou problemas nos ouvidos. O equilíbrio passa por aí.

Como a Merry disse e bem (e eu não tinha lido), ele na escola não tem problemas, logo também não acho que seja por ai.

Não me parece pois encaixa bastante no estereotipo "Mr Bean" / "pateta" e já conheci tb várias pessoa assim.

A minha dúvida aqui é saber qual a melhor forma de lidar com isso para evitar problemas futuros.

A melhor forma é não gozarem com o puto, para não minarem a sua autoconfiança! Isso com o tempo passa![;)]

Voltar
Superior