Peripécias vividas em Stands

Pelo que tenho percebido varia de marca para marca. Na BMW já várias vezes me disseram que estão em parte limitados pelo importador. Na mercedes e na Opel pelo que percebi depende do que o stand quiser "perder", podem fazer mais ou menos o que quiserem

Na BMW, em pt, de facto nunca vi um carro de serviço por um bom preço. É o protótipo da marca que facilmente vende um carro novo com desconto mais barato que um de serviço.

São muito distantes sim.

Hoje em dia com a politica agressiva das marcas o vendedor vê-se obrigado muitas vezes a abdicar da margem para garantir objetivos.

Não sei se é igual em todas, mas no caso tens objetivos mensais e trimestrais. Mensais são 5+1 ou seja 5 novos e um usado. Imagina a pressão que não é ter de vender 6 carros tooooooodos os meses...Depois ainda tens de cumprir o trimeste, mas esses objetivos não são sempre iguais, às vezes se cumprires os mensais e o suficiente, outras vezes não.

Acreditem se quiserem, mas é muito comum o vendedor andar 2/3 meses a ganhar 900 ou 1000€. Depois de 5 em 5 meses há o acerto do trimestre anterior e lá se ganha 2 ou 3 mil às vezes até mais, depende de como correu o trimestre. Por exemplo, se cumprires o objetivo de janeiro/fev/março em Maio receber mais uma percentagem relativa a esse trimestre em que cumpriste. Só que tens que esperar 5 meses......

Mas como hoje em dia vende-se é muito com desconto de frota, as margens são tabeladas e baixíssimas, então não é caso raro veres comissões de 60 centimos num carro novo! [:vm)]

nas frotas entende-se que a margem obtida no carro em si é muito baixa, alias é praticamente nula, neste caso o vendedor é realmente prejudicado.

agora as empresas de renting não ganham na venda do carro mas sim na renda, no valor residual do carro e nos serviços.
basicamente para um contrato de 3 anos, pegas no valor de venda, estima-se o valor de revenda daqui 3 anos, e a diferença é dividida pelos 36 meses, acrescentas um factor de risco e mais uns cálculos financeiros (taxa de juro, financiamento, ...) e tens a tua renda mensal. depois vêm os serviços, seguro e assistência, que se fizerem as contas ou pedir ofertas isoladas, facilmente irão entender onde está o lucro das empresas de renting.
acrescento que na altura da devolução do carro, a empresa "acerta" as contas e tudo é cobrado acima da média e já tive que entregar carros que tinham custos de recondicionamento da ordem de 10.000€ (valores e critérios bem tabelados no inicio do contrato), fora o acerto de kms que pode tornar-se amargo caso não seja bem calculado o contrato desde o inicio.

a questão entre o valor de compra e o valor residual explica porque consegue-se ter um Bmw ou um Audi mais barato que um Peugeot ou um Skoda para um contrato de 3 anos. é que um skoda desvalorizará mais ou um peugeot será de revenda mais difícil. depois claro, pesam os serviços, no entanto <75.000 km e 3 anos são os dados mais favoráveis para um contrato deste tipo.

os vendedores no final de conta tem um papel pouco relevante, e daí não se percebe porque não dão mais atenção ao cliente particular. obviamente como referes, se o objectivo são x carros por mês, a frota ajuda a fazer o mês, no entanto o negocio passa na maioria dos casos pela direcção da concessão ou até pelo importador.

para dar um exemplo, já cheguei a contratar 8 carros iguais a um valor negociado, e alguns dos carros vinham da fabrica, outros vinham de stands que se encontravam na outra ponta do país, e pela certa o preço desses carros não eram o que estavam sequer afixados ao publico.

Um colega meu poupou 15 000... [:p]

Por aqui já se chegou aos 14.200 euros de diferença entre o valor marcado e o valor efectivamente pago, para um carro novo a matricular.

Obviamente que foi numa viatura de stock carregada de equipamento e que já estava a apanhar pó no stand há uns meses valentes

Na BMW, em pt, de facto nunca vi um carro de serviço por um bom preço. É o protótipo da marca que facilmente vende um carro novo com desconto mais barato que um de serviço.

Os últimos dois carros novos que se compraram cá em casa na BMW eram carros de stock e que saíram mais baratos que o que nos foi apresentado para carros de serviço.

No entanto a julgar pelos comentários acima isto continua a ser um filme terrorífico e de difícil compreensão.. Enfim

É tão simples quanto os apoios à matricula naquele momento serem diferentes do que eram há uns meses

No início deste ano, a Toyota tinha uma campanha para a Auris TS 1.4 D4D, que tornava a carrinha nova ao mesmo preço de 80% das de serviço/usadas que estão à venda em PT.

Quanto aos preços de carros novos mais baratos que os carros de serviço,
vejam o caso da Suiça, que de um dia para outro o Franco Suiço valorizou 20% em relação ao Euro,
ou seja tudo o que é carro novo ficou 20% mais barato de um dia para ao outro .... e quem tinha stock muito chorou ou ainda vai chorando ....

Quanto aos preços de carros novos mais baratos que os carros de serviço,
vejam o caso da Suiça, que de um dia para outro o Franco Suiço valorizou 20% em relação ao Euro,
ou seja tudo o que é carro novo ficou 20% mais barato de um dia para ao outro .... e quem tinha stock muito chorou ou ainda vai chorando ....

20%, uau, sera que eles atualizam diariamente os preços?

Nos outros modelos não sei bem, mas no Série 1 tens um grande desconto. Os 116d ED de 2014 têm preço de referência de 23900 euros. Para modelos com configuração de 33.800 euros (line sport, pack visibilidade, rádio profissional, bluetooth, pack fumador, direção eléctrica)... Meu é assim e custou novo 33.581 euros. 10 mil euros de desconto num ano é bom.

Claro que se tiveres descontos empresa e xpto esse carro de 33 em novo vem para 30 ou 29 mil.... Mesmo assim, é um preço mais do que adequado de carro 2014.

Que A3 sportback e Mercedes classe A de 2014 vês na Audi e na Mercedes por 23.900 euros? Nenhum.. São esses os seus principais rivais. E nesse sentido o preço da BMW é (muito) competitivo.

Última edição:
20%, uau, sera que eles atualizam diariamente os preços?

até agora a Suiça tinha um valor limite de 1 euro = 1,20 chf, não podiam baixar disso.
no inicio do ano, a entidade reguladora deixou cair este limite, e chegou a 1 euro = 0,94 chf.

de um dia para outro os stands anunciavam menos 15-20% no preço de carros novos, os que por azar tinham stock ficaram obviamente prejudicados.

quanto a actualizações diarias, pela certa não, mas pegas na saca das notas, atravessas a fronteira e de um momento para o outro 20% a mais na saca .... os stands tambem aproveitaram-se da situação.

Última edição:
Mas vocês ainda se "chateiam" ou "ligam" a peripécias em stands?

Eu raramente vou a stands de carros novos, porque pura e simplesmente não me vejo a empatar guita num carro 0 kms... :sh)
Quando vou, é pq vou à oficina/peças e aproveito para dar uma espreitadela nos preços, como normalmente o que está naquele papel ao lado do carro é de fugir, abalo logo. [:)] Pobre do caraças. [:D]

Stands de usados também não frequento muito, os meus últimos carros têm sido sempre vendidos e comprados a particulares, e, apesar do maior risco, estou a gostar da experiência. Não há cá histórias de garantias e afins, vai de vela, vem outro, negoceia-se até onde dá para negociar e pronto.

Por acaso a semana passada até fui a um stand de usados perto da minha casa, entrei e disse logo explicitamente que dificilmente compraria o carro, mas que gostava de ver aquele carro, ter uma possível avaliação da retoma e uma simulação de financiamento. [;)]

O Senhor até foi bastante prestável, apesar de serem 19h, estava interessado em vender-me o carro, disse-lhe que até tinha capacidade para o comprar, mas enquanto tiver este estilo de vida, seria díficil sustentar um carro daqueles e eu não abdico de certas coisas em prol de um carro.

A coisa foi até às retomas, eu pedi-lhe a retoma para um Seat Ibiza 6L Sport Van, equipado com o motor 1.9 TDI de 130cv, de 2003 com 250 mil kms, pedi só por curiosidade, o valor foram 2000€, até choca à primeira vista, mas depois até achei que faria sentido, trata-se de um comercial com 12 anos carregadinho de kms. Disse-lhe para esquecer a retoma, que eu tratava disso por fora. Passando aos valores do veículo, não desceu um cêntimo o preço afixado, eu disse-lhe "Sem problema". Por fim, a simulação do financiamento era de fugir, apesar de ter uma entrada que ultrapassava um bom bocado 50% do valor do carro, a taxa de juro era péssima, mas não disse nada.

Vi o carro e tal, e depois despedi-me, o Sr. ficou espantado e disse-me "Não me vai pedir um test-drive?" [:D] E eu cordialmente disse "São 19h30m, eu adorava mesmo ter este carro, mas nesta fase é complicado comprar um carro deste género, deixe lá estar isso e vá para casa". E ele "Pronto, você é que sabe, mas é o primeiro cliente que tenho que não me pede para ir experimentar o carro, pela simulação você consegue perfeitamente adquirir este carro, mas cada um sabe de si e eu percebo que não se compre um carro destes do dia para a noite".

O carro era um Honda Civic Type-R. O preço estava ajustado ao estado do carro, a negociação era mesmo só para mandar barro à parede...

Resumindo, não comprei nem vou comprar, analisando as coisas friamente, o financiamento era péssimo, o valor de retoma não impressiona e a impossibilidade de negociar também não é agradável, mas por outro lado mas gostei da atitude do homem e até fiquei com vontade de lhe comprar um carro. [;)]

Li este tópico de inicio porque e achei engraçado.
Este post que cito (e uns quantos mais...) chamou-me a atenção para a discussão que estavam a ter sobre a posição dos vendedores de automóveis.
Nem sempre concordo com os posts do PeugeotSales mas desculpem lá, ele neste tópico tem uma certa razão e o motivo pelo qual cito o post acima é para corroborar o que escrevo.
Um vendedor tem de se focar em que quer comprar e não em pessoas que "têm um tempinho livre, gostam de carros" e vão dar uma volta até ao stand fazer sala, "gozar" com os preços e pérolas etc... Lembrem-se que os vendedores estão lá o dia todo e fartam-se de papar com parvoices destas...
Têm de fazer esta filtragem que disse e nem sempre acertam claro...

Agora, Gmigas, por que raio, e sabendo tu que não querias comprar carro nenhum, nem fazer crédito nem nada, foste perder tempo, fazer perder tempo da outra pessoa??? Isto sim, acho uma aberração.

Li este tópico de inicio porque e achei engraçado.
Este post que cito (e uns quantos mais...) chamou-me a atenção para a discussão que estavam a ter sobre a posição dos vendedores de automóveis.
Nem sempre concordo com os posts do PeugeotSales mas desculpem lá, ele neste tópico tem uma certa razão e o motivo pelo qual cito o post acima é para corroborar o que escrevo.
Um vendedor tem de se focar em que quer comprar e não em pessoas que "têm um tempinho livre, gostam de carros" e vão dar uma volta até ao stand fazer sala, "gozar" com os preços e pérolas etc... Lembrem-se que os vendedores estão lá o dia todo e fartam-se de papar com parvoices destas...
Têm de fazer esta filtragem que disse e nem sempre acertam claro...

Agora, Gmigas, por que raio, e sabendo tu que não querias comprar carro nenhum, nem fazer crédito nem nada, foste perder tempo, fazer perder tempo da outra pessoa??? Isto sim, acho uma aberração.

não quero defender ninguém,
mas um bom comercial, um verdadeiro, daqueles que tem um certo brilho profissional ou carisma, deve saber gerir essas situações sem ferir susceptibilidades e até deixar a porta aberta para quem sabe, mais tarde ...
atender todo o tipo de perfis permite praticar o que se foi aprendendo na profissão, nunca é perda de tempo.

fora que os casos relatados são de comerciais que estão ali sentados sem fazer nada, a coçar candy crush micose saga, e ainda se dão ao luxo de ser selectivos no atendimento.

o que falta são verdadeiros comerciais, com soft skills, que tenham gosto pela profissão e que se interessam pelo cliente.

o problema é que um fato engomado e brilhantina não é garantia de ser bom profissional, actualmente, a profissão de vendedores de automóveis faz lembrar a profissão de segurança de bares e discotecas.

aberração, era os comerciais atender somente os clientes que pela certa iriam fazer uma compra.

não quero defender ninguém,
mas um bom comercial, um verdadeiro, daqueles que tem um certo brilho profissional ou carisma, deve saber gerir essas situações sem ferir susceptibilidades e até deixar a porta aberta para quem sabe, mais tarde ...
atender todo o tipo de perfis permite praticar o que se foi aprendendo na profissão, nunca é perda de tempo.

fora que os casos relatados são de comerciais que estão ali sentados sem fazer nada, a coçar candy crush micose saga, e ainda se dão ao luxo de ser selectivos no atendimento.

o que falta são verdadeiros comerciais, com soft skills, que tenham gosto pela profissão e que se interessam pelo cliente.

o problema é que um fato engomado e brilhantina não é garantia de ser bom profissional, actualmente, a profissão de vendedores de automóveis faz lembrar a profissão de segurança de bares e discotecas.

aberração, era os comerciais atender somente os clientes que pela certa iriam fazer uma compra.

Vou assumir que não me expliquei bem...

Eu não estou a dizer que um vendedor deva só atender pessoas de fato e gravata, aliás, digo o contrário, deve atender toda a gente que esteja interessado no produto que ele vende.

Agora, uma pessoa entra num stand, sabe de antemão que não vai comprar nada, não vai querer crédito, nem entregar o seu carro à troca e mesmo assim, fica lá a fazer sala e ainda se senta para falar de preço, simulações de crédito e etc, epa explica-me lá o que é isto?

Não digo que esta pessoa deva ser maltratada mas achas que um vendedor deva perder muito tempo com este gajo???

Epa eu não compreendo... às vezes eu também vou a um stand (muito raramente, em casos do género o meu carro está na oficina e dou um saltinho ao stand para ver carros) e assim que o vendedor se aproxima para me prestar o serviço digo logo de antemão o que estou ali a fazer por uma questão de respeito e educação!

Geralmente os vendedores ficam bastante agradados com a minha posição, porque se há mais pessoas dentro de um stand, o vendedor poderá estar a dar atenção a uma pessoa que não quer nada em vez de estar focado numa pessoa que potencialmente quererá.

Percebeste agora?

PS: Para mim o que relatas de vendedores estarem a jogar candy crush ou facebooks ou raios os partam isso coloco-os no saco de maus profissionais e isso já é outra historia.

Subscrevo, mas ressalvo a parte do fato, eu conheço os unicos 2 vendedores de uma concessão que usam a mesma roua há anos, um nem fato veste e o outro muda a gravata de mês a mês.

Sabemos que com o ordenado deles, não dá para vestir um marca e barato Tyrrell, mas façam por isso e trabalhem, não cumpram os horários 09h00/19h00 5 dias por semana, vão a noite a procura de possiveis clientes e atendam toda a gente, sem olhar ao tipo de pessoa, velho ou novo, com fato (de 3 peças) vs Jeans e sapatilhas. Aliás como era há uns bons anos e nessa parte de comerciais recorda-me a Auto Sueco nos anos 90 e outras mais. Mas andavam na rua a procura de clientes e ficava um de serviço (tipo escala) no stand.

Mas cada um sabe de si, eles é que sabem o que querem e as concessões de igual forma, o tempo das "vacas gordas" acabou (embora digam que o sector vendas está em 2015 a aumentar x ou y %, que não corresponde a verdade, mesmo se venderem 100.000 carros/ano, comparado aos anos dos 500 ou 600.000 ainda tem que penar muito, mas a economia não não está a crescer, o desemprego sim, fechar PME também, fechar pequenas lojas ou restauração idem, se não existe economia a crescer não se vende carros novos, tão simples como 2 + 2 serem 4 e não 22.

Agora, uma pessoa entra num stand, sabe de antemão que não vai comprar nada, não vai querer crédito, nem entregar o seu carro à troca e mesmo assim, fica lá a fazer sala e ainda se senta para falar de preço, simulações de crédito e etc, epa explica-me lá o que é isto?

Não digo que esta pessoa deva ser maltratada mas achas que um vendedor deva perder muito tempo com este gajo???

chama-se à isso os tyre kickers,

e percebi bem, mesmo assim a arte de um bom comercial consiste em filtrar e saber gerir essas situações.
agora quando um nabo encontra outro nabo ....

há tantos exemplos noutras profissões, tais como os professores que dão mais atenção aos bons alunos (a lei do menor esforço) ou ainda como citado anteriormente os seguranças de bares, que nas casas reputadas são embaixadores e sabem recusar entrada de uma forma educada, agora o que mais se vê é seguranças bruta-montes a exibir músculos, a falar de forma binária, e que só dá vontade de os ver levar uma sova de um anão.

Sabemos que com o ordenado deles, não dá para vestir um marca e barato Tyrrell, mas façam por isso e trabalhem, não cumpram os horários 09h00/19h00 5 dias por semana, vão a noite a procura de possiveis clientes e atendam toda a gente, sem olhar ao tipo de pessoa, velho ou novo, com fato (de 3 peças) vs Jeans e sapatilhas. Aliás como era há uns bons anos e nessa parte de comerciais recorda-me a Auto Sueco nos anos 90 e outras mais. Mas andavam na rua a procura de clientes e ficava um de serviço (tipo escala) no stand.

conheço um vendedor assim, um sujeito que fideliza clientes, que mesmo sabendo que está a pagar um carro pequeno às prestações convida-o para fazer um test-drive ao topo de gama, e ainda lhe liga para tomar café lá no stand de vez em quando porque não quer ver os clientes somente por altura das revisões, as vezes lá no stand encontra-se um monte de gente em amenas tertúlias sobre um novo modelo, ou até os antigos.

fora a vez que eu tive um acidente com o meu VW, e lá o vendedor soube e ofereceu-me um test drive prolongado caso não tivesse carro de substituição.

posso dizer que esse stand vende muitos carros, muitos carros mesmo, e que os clientes podem ter montes de chatices mas compram os carros lá na mesma anos após anos.

aos vendedores custam-lhes um pouco a perceber que um cliente quando compra um carro é uma despesa considerável e com muito sacrifico, mas cabecinha deles, afinal só voltarão a comprar outro carro daqui 6 anos .... é vender agora e "quesa****", um cliente é um numero.
apesar de um carro não ser um bem de consumo de prateleira, a regra é a mesma, o mais difícil não é ter um cliente, é manter-los.

Última edição:
O que já me ri a ler este tópico!

Recentemente o meu irmão teve uma que também só contada: comprou uma Lancia Ypsilon de 2012 num stand de usados. 2 semanas depois foram-lhe buscar o carro, porque fazia parte de um processo de partilhas que não estava resolvido. :sh) Ter feito o negócio com o vendedor foi se calhar menos fiável do que se tivesse feito com o próprio morto. [:D]

Lá lhe devolveram o dinheiro e ele comprou num site de importação - surpresa, surpresa: tira-se o stand da história e corre tudo bem. Comprou uma mégane (carrinha) de 2010, a Diesel, por 9400€.

Mais histórias destes por favor! [;)]

Voltar
Superior