Pergunta sobre electrotecnia

Sandokan83

New member
Não sabia bem onde escrever este tópico mas cá vai.

Para os que estão dentro da área de electrotecnia e áreas afins, se é uma boa opção tirar um mestrado em electrotecnia na área de energia?

É um pouco precoce para mim pois ainda só estou no 2 ano de engenharia de telecomunicações e informática mas gostava de saber se era uma boa opção ir para esta área devido a ter descoberto que acho piada ás cadeiras do meu curso de electrotecnia e não tanto das de informática.

Quando pergunto se é uma boa opção é se tem boas saídas profissionais pondo um pouco de parte os gostos pessoais, era só mesmo para apalpar terreno.

Acho que é uma boa área, o ramo das energias, principalmente as renováveis é interessante e com "boa aceitação"
Ainda á dias o meu professor de Gestão de Empreendimentos, quando se falava nos "AVAC's" disse que tinha uma boa saída, e a malta safava-se bem na parte financeira.

Acho que só essas cadeiras não te permitem ter visão sobre o que é o ramo de energia.

O ramo da energia, o tronco principal será máquinas eléctricas, instalações eléctricas, distribuição de energia, conversores, etc. Terás eventualmente algumas opcionais em que podes estudar qualquer coisa sobre renováveis.

Quanto a saídas não tenho grandes dados para me basear, mas acredito que tem saida.

Falando por mim, durante o 1º ciclo do mestrado integrado tive entre as restantes, cadeiras mais ligadas à electrónica de potencia, como electrotecnia, máquinas eléctricas, electrónica de potência, etc. Depois no 2º ciclo escolhi a especialização de electrotecnia e sistemas de energia, que consistiu em Energias renováveis, instalações eléctricas, filtros activos de potência, qualidade da energia eléctrica, complementos de electrónica de potência, sistemas de energia.

Como terminei recentemente, não te posso dar feedback, mas espero não me ter enganado nas escolhas! :sh)[;)]

Última edição:
Se gostas da área, avança: não faltam empregos nessa área por esse mundo fora.

Sim porque cá existem bastantes barreiras à entrada... Não me parece que o mercado esteja a absorver os jovens desta área tendo em conta os "menos jovens" experientes em saldo que já começam a aparecer

Se é para ficar cá, acho melhor a vertente da informática.

Creio que atualmente só existem duas áreas de pleno emprego ( qd a universidade é boa): Financeiros e Informáticos.

Voltar
Superior