perdi o meu BI

smdx

New member
Perdi o meu BI, e tenho um valente problema pq tenho uma viagem marcada à Suécia para 4ª feira... (e pq nao tenho passaporte)

é possível pedir uma segunda via do BI em menos de 24h?

há algum sitio onde deva dar baixa do documento para não o poderem usar para fazerem fraudes?

Perdi o meu BI, e tenho um valente problema pq tenho uma viagem marcada à Suécia para 4ª feira... (e pq nao tenho passaporte)

há algum sitio onde deva dar baixa do documento para não o poderem usar para fazerem fraudes?

Primeiro vai á P.S.P para te passarem um papel em como perdeste o documento, e o mais rápido é na loja do cidadão..

O passaporte se for tirado até as 10h ou 11h da manha, pode ser recolhido no próprio dia a tarde no aeroporto. Pagas é bem!

O BI não sei, há uma taxa de urgência, mas penso que não de 24h!

Não quero desanimar-te. Mas vai ser complicado!

Já escrevi isto noutro tópico, mas repetir não custa.

1ª sugestão: vai à policia e faz a participação da ocorrência.

Guarda em local seguro a declaração que te tenham dado no posto de policia onde fizeste a queixa.

Vai ao Banco de Portugal e solicita IMEDIATAMENTE para eles fazerem uma comunicação a TODAS as instituições financeiras em como perdeste o BI e que qualquer pedido de crédito em teu nome seja recusado (ou que sejam colocadas algumas condições para verificar a autenticidade dos teus documentos). Acredita que deves mesmo fazer isto!

Por ter perdido a carteira com todos os documentos em 2005, fui contemplado no último dia desse ano com uma série de créditos em várias instituições financeiras em meu nome. Entre pequenos créditos pessoais, totalizou um montante de aproximadamente 7500€. Para além de uma conta aberta num banco para outras movimentações "estranhas". Consequências para mim: nome do banco de Portugal por incumprimento no pagamento. Muitas deslocações à PJ e Ministério Público: Tempo perdido e preocupação. Claro que nunca paguei nada!

Até hoje é o que tenho! MAs como o processo já foi encerrado e os meus documentos ainda não encontrados, não sei por onde andam e em boas mãos não estão concerteza! Portanto, aguardo novas surpresas.

Não quer dizer que te aconteça o mesmo, mas prevenir não custa!

Nunca tiveste passaporte? Se tiveste vai à loja do cidadão e pede a renovação deste que vai-te custar no mm dia 120 € (salvo erro)

Senão vai ao areeiro, e pede o BI em 24 horas. Leva o comprovativo da viagem... Eu ja o fiz, mas faz alguns anos [;)] (acho que foi em 2004:sh))

...

...

http://www.dgrn.mj.pt/bi/bicidnac3.asp

Vais lá de manhã e antes das 19 tens o BI de novo.

PS off topic, a conselho de uma funcionária do arq.id: nunca andar com o original do BI, salvo para tratar de assuntos pessoais ter sim uma cópia do BI, mesmo perante as autoridades o máximo que nos pode acontecer é sermos "detidos" para identificação e isto porque na UE os nossos BI's são os mais apetecidos e fáceis de falsificar, depois é ouvirmos histórias dessas de "dupla identidade" de alguém que nunca teve a ver com os mais variados assuntos e viu o seu bom nome associado a burlas, fraudes, vigarices, etc.

após longas horas em filas e a correr de um lado para o outro já tenho novo BI.
fiz participação na policia.
no banco acabei por não fazer nada porque me disseram que só com o BI não conseguem fazer nada em meu nome. nao sei. vamos a ver.

após longas horas em filas e a correr de um lado para o outro já tenho novo BI.
fiz participação na policia.
no banco acabei por não fazer nada porque me disseram que só com o BI não conseguem fazer nada em meu nome. nao sei. vamos a ver.

Fizeste bem com a queixa.

Não vás nessa conversa do banco! Disseram-me o mesmo. E adivinha onde é que eu trabalhava na altura? Na CGD. E mesmo assim ...

Fazem sim. Vi a minha assinatura falsificada e uma foto de outra pessoa na cópia do meu BI. Créditos na Cofidis, Credibanco, ... e inclusivé uma conta aberta no Montepio.

Eu não arriscava. Carta ao Banco de Portugal a solicitar que eles informem todas as inst financeiras do sucedido. É só um conselho ...

Ah e vi agora ... és da Margem Sul! Adivinha onde perdi o BI? Fórum Almada! E onde é que abriram a conta no Montepio? Almada! E levantamentos dos créditos ... caixas multibanco de Corroios, Almada, ... [;)]

Última edição:
Voltar
Superior