Perder umas toneladas a mais..

blakke

New member
Boa Noite pessoal. Bem isto não é o men's health nem a revista maria mas ainda assim visto haver aqui tanta gente com conhecimentos em variados assuntos não automobilísticos queria pedir-vos alguns conselhos.

Por palavras breves, desde puto sempre fui um miúdo saudável, jogava futebol, fazia BTT, natação e sentia-me bem e em forma com o meu corpo. Como é normal cresci, e a atividade fisica e os hobbies acabaram por cair, com os 18 anos veio o primeiro carro, aos 19 a primeira mota, e a bicicleta desde ai encostada á parede.

Vim para França há 2 anos e foi ai a minha desgraça, estive sozinho sem a mulher aqui durante 1 ano, a viver como um cão na barraca e comecei a fazer coisas que não fazia:

- A comer porcarias diariamente tipo Mcdonnalds, Quick, KFC apenas por não ter vontade de fazer comida.
- A comer montes de pizzas e a comer porcarias o dia todo por estar em casa sem nada para fazer
- A comer o triplo dos doces e refrigerantes que comia na casa dos meus pais e mesmo na minha casa em Portugal.

O pior disto tudo é que tudo isso aconteceu gradualmente sem eu me aperceber até ter pensado nisto a fundo nos ultimos dias.

Resultado:
Em 2011 pesava á volta de 75KGs
Em 2015 peso 100KGs e nem 1cm cresci
Sinto me cansado com qualquer coisa que faça, comecei a evitar a fast food mas a verdade é que nem sei o que é comer comida saudavel ha meses.

Já estive a estudar a minha agenda e é me completamente impossível praticar uma atividade tipo ginásio ou qualquer coisa que me roube tempo. Trabalho das 7 as 18h incluindo alguns sabados, e quando chego a casa tenho que fazer algumas tarefas pois a minha mulher está numa gravidez de risco e faço o máximo que posso para poupá-la a esforços.

Trabalho como soldador e ao fim do dia estou completamente desmembrado, 7 horas de tocha na mão a fazer calor e a carregar ferro ás costas ao fim do dia é impensável conseguir levantar um braço no ar.

Pensei em comprar uma bicicleta daquelas para ter no apartamento da decathlon, assim o pouco tempo que tenho livre posso fazer algum exercicio. Mas gostava de ouvir alguem que já tenha passado pelo mesmo ou mais entendido no assunto sobre o que devo fazer, sendo que o meu objetivo é recuperar a minha forma e bem estar desaparecida há muito.

Já sei que alguém vai dizer para visitar um nutricionista, sim vou fazer isso mas só consigo consulta para daqui a 6 meses e gostava de fazer já alguma coisa e não continuar a estragar o corpo á espera.

Obrigado e peço desculpa pelo testamento :sh)

Tenho uma resposta para ti fácil e saudável, estamos no mesmo ponto em termos de peso, então é o seguinte: tenta fazer natação 2 a 3 vezes por semana, começas por 15 minutos por treino e depois de uns meses passas a 30 minutos e ao fim de um ano passas a 1 hora por treino, e perdes muito peso, mas é para levares a sério os treinos, eu perdi 15 kg em dois anos e como sempre bem, pequeno almoço, almoço, e jantar, e troca essa porcaria que comes por comida saudável nada mais só isso, mas não existem milagres ou treinas e comes saudável ou então esquece, tenho 40 anos e tenho a impressão de ter 30 sinto-me super bem na vida, mas não posso parar de treinar nunca, senão vai tudo ao ar!

Vamos ser realistas, começo por dizer que não tenho nada a ver com a tua vida, mas dizes que estás em França a trabalhar como soldador, $ certamente deve haver, posto isto, para que raio vais esperar 6 meses em vez de ires ao privado? É a tua saúde, não podes dispensar algum $ para isso? A criança ainda não nasceu, os teus gastos estão controlados, aproveita agora, porque depois sim é que te podes queixar com os gastos!

É natural que fiques rapidamente cansado, tens um peso a mais para a tua estrutura, o primeiro passo como sabes é cortar no que metes à boca, ficam algumas dicas:

-Aprende a cozinhar, de certeza que tens um portátil ou tablet, não faltam vídeos sobre cozinhar desde coisas simples a complicadas, é comprar os produtos e começar a seguir os vídeos ou receitas;
-Aprende a ler os rótulos, tudo o que tiver como elemento principal o açúcar e nomes similares (sacarina, sacarose, maltose, dextrose e outras oses) é lixo!
-Reduz os fritos para uma vez por semana
-Elimina a fast food de vez, se sentires falta come no máximo uma vez por mês
-Elimina os refrigerantes, doces, pastelaria
-Aumenta o consumo de água, sumos naturais e chás (obviamente sem açúcar adicionado)
-Deves consumir 1.5l de água por dia
-Faz refeições pequenas ao longo do dia, por volta de 5 a 6 refeições
-Evita os hidratos de carbono após as 16h
-Acaba com o tabaco e álcool caso sejas consumidor
-Dizes que à noite chegas cansado, então de manhã antes do trabalho começa a fazer um jogging
-Garante que tens um sono repousante
-Garante que tens mais vegetais no prato do que o resto
-Come 2 a 3 peças de fruta por dia.

Não há grandes milagres na perda de peso, é mesmo moderar o que comes e começares a praticar exercício.

1- Não precisas de ir para o ginásio respirar o suor dos outros encafuado numa divisão. Não há por aí zonas verdes com percursos pedonais, ou algo do género que permita marcha e/ou corrida?

2- Já percebi que durante a semana é mais complicado, pelas razões que mencionaste, mas tenta arranjar nem que seja 1/2 hora à noite, e fazes uma caminhada às segundas, quintas e domingos, por exemplo.

3- Quanto ao fast food não me f*das. Mais que não seja ao jantar, tens muitas alternativas, mais ligeiras e sem ter de passar fome. E de rápida confecção. Podes fazer uma panela de sopa ao domingo, ou duas diferentes, que dá para a semana. Já é um começo...

Desculpa, mas cresceste. Foi mas para os lados! [:D]

Excelente post, já me sinto mais magro só de ter lido esta ajuda toda [;)]

Tenho uma resposta para ti fácil e saudável, estamos no mesmo ponto em termos de peso, então é o seguinte: tenta fazer natação 2 a 3 vezes por semana, começas por 15 minutos por treino e depois de uns meses passas a 30 minutos e ao fim de um ano passas a 1 hora por treino, e perdes muito peso, mas é para levares a sério os treinos, eu perdi 15 kg em dois anos e como sempre bem, pequeno almoço, almoço, e jantar, e troca essa porcaria que comes por comida saudável nada mais só isso, mas não existem milagres ou treinas e comes saudável ou então esquece, tenho 40 anos e tenho a impressão de ter 30 sinto-me super bem na vida, mas não posso parar de treinar nunca, senão vai tudo ao ar!

Andar de bicicleta pode substituir a natação? Até a minha filha nascer vai ser muito difícil conseguir praticar uma atividade que me tire muito tempo de casa. O que é afinal comer de forma saudável?

Comer pouco? Comer muitas vezes? Comer fruta em vez de doces?

Como já disse estou cego no assunto, e estou disposto a levar isto a sério

Obrigado pela resposta

Tens consciência do que estás a fazer mal, e é fácil comer bem, o mais difícil é ter disciplina e força de vontade,e nisso ninguém te pode ajudar,tem de partir de ti.

Dieta , sem cortar muito senao desistes rapido ... comer mais saudavel apenas.
Caminhar , 1 hora por dia 4x por semana . Se puderes caminhar mais melhor.

Em casa recomendo uma eliptica ... nao tem impacto , e é mais motivante que a bicicleta.

acima de tudo deves fazer uma mudança gradual ... nada de coisas radicais ...senao rapidamente desistes.

Vou dar a minha opiniao por pontos:

1. Se tens vonrtade de mudar, ja é um bom sinal, porque para teres resultados tens mesmo de "querer".

2. Cortar imediatamente com McDo's Quick's etc. Imediata e radicalmente.

3. Reduzir drasticamente nos bolos, doces e afins. Nao digo cortar de vez porque sabem bem [:D] mas nao precisas de comer isso.

4. Exercicio. Sem ele, talvez (quase) nada feito.
Na minha opiniao, esses aparelhos estaticos bicicletas, passadeiras, etc, sao um engano.
Usas 2 ou 3x e depois ja nem podes ver aquilo à frente.
Eu posso correr 1h na rua na boa e nao consigo 10min de passadeira. [:D]
A questao da gravidez e tarefas em casa entendo que traga dificuldades em arranjar tempo livre.
Mas o facto de trabalhares o dia todo nao é um entrave, alias, a pratica do exercicio vai te trazer mais energia para o dia.a.dia, incluindo para o teu trabalho. Talvez.

O exercicio que tens de fazer é para queimar esse "lixo" [:D] que tens a mais.
A corrida é um bom exercicio.
Havera outros menos tradicionais mas nao sou grande conhecedor.

Basicamente, se combinares o exercicio regular com uma alimentacao correcta, julgo que poderas voltar a uma forma fisica simpatica.

Vamos ser realistas, começo por dizer que não tenho nada a ver com a tua vida, mas dizes que estás em França a trabalhar como soldador, $ certamente deve haver, posto isto, para que raio vais esperar 6 meses em vez de ires ao privado? É a tua saúde, não podes dispensar algum $ para isso? A criança ainda não nasceu, os teus gastos estão controlados, aproveita agora, porque depois sim é que te podes queixar com os gastos!

É natural que fiques rapidamente cansado, tens um peso a mais para a tua estrutura, o primeiro passo como sabes é cortar no que metes à boca, ficam algumas dicas:

-Aprende a cozinhar, de certeza que tens um portátil ou tablet, não faltam vídeos sobre cozinhar desde coisas simples a complicadas, é comprar os produtos e começar a seguir os vídeos ou receitas;
-Aprende a ler os rótulos, tudo o que tiver como elemento principal o açúcar e nomes similares (sacarina, sacarose, maltose, dextrose e outras oses) é lixo!
-Reduz os fritos para uma vez por semana
-Elimina a fast food de vez, se sentires falta come no máximo uma vez por mês
-Elimina os refrigerantes, doces, pastelaria
-Aumenta o consumo de água, sumos naturais e chás (obviamente sem açúcar adicionado)
-Deves consumir 1.5l de água por dia
-Faz refeições pequenas ao longo do dia, por volta de 5 a 6 refeições
-Evita os hidratos de carbono após as 16h
-Acaba com o tabaco e álcool caso sejas consumidor
-Dizes que à noite chegas cansado, então de manhã antes do trabalho começa a fazer um jogging
-Garante que tens um sono repousante
-Garante que tens mais vegetais no prato do que o resto
-Come 2 a 3 peças de fruta por dia.

Não há grandes milagres na perda de peso, é mesmo moderar o que comes e começares a praticar exercício.

Muito obrigado pela excelente resposta. Eu disse 6 meses de espera mas estava mesmo a falar do privado, oftamologistas e nutricionistas parecem estar escassos. Além disso não me preocupo com custos pois o meu seguro de saúde paga isso tudo. Mas vou tentar fora da grande cidade se consigo algo para mais cedo.

Sono é uma coisa que também nem sempre é suficiente, e quando a bebé nascer nem quero imaginar..

Em casa recomendo uma eliptica ... nao tem impacto , e é mais motivante que a bicicleta.

acima de tudo deves fazer uma mudança gradual ... nada de coisas radicais ...senao rapidamente desistes.

É OT, mas tens/usas alguma eliptica?
E corres?

Consegues utilizar a eliptica como treino de corrida?

Exacto. É isso mesmo.[;)]

É OT, mas tens/usas alguma eliptica?
E corres?

Consegues utilizar a eliptica como treino de corrida?

Tenho , mas já nao uso porque corro muito nao preciso ... faço no mínimo 50 km's por semana.

Agora na situação particular dele , com excesso de peso , é o equipamento ideal. Não lhe dá cabo dos joelhos nem das canelas. Pode usar em frente a TV que sempre motiva um pouco mais.

Muito obrigado pela excelente resposta. Eu disse 6 meses de espera mas estava mesmo a falar do privado, oftamologistas e nutricionistas parecem estar escassos. Além disso não me preocupo com custos pois o meu seguro de saúde paga isso tudo. Mas vou tentar fora da grande cidade se consigo algo para mais cedo.

Sono é uma coisa que também nem sempre é suficiente, e quando a bebé nascer nem quero imaginar..

Não sabia que no privado as coisas estavam assim por aí, mas continua à procura a ver se arranjas alternativa, a saúde não pode esperar.
Organiza-te, organiza o teu tempo e vai à luta, a perda de peso não é uma coisa impossível, tu consegues, tens é que perceber, se andaste tantos meses ou anos a encher o corpo de *****s, é natural que vás levar pelo menos meses a voltar ao corpo que pretendes.

Tenho , mas já nao uso porque corro muito nao preciso ... faço no mínimo 50 km's por semana.

Agora na situação particular dele , com excesso de peso , é o equipamento ideal. Não lhe dá cabo dos joelhos nem das canelas. Pode usar em frente a TV que sempre motiva um pouco mais.

Nao fiz a pergunta correctamente. :)

O que pretendia saber é se consegues (ou achas que) "substituir" o treino de corrida pela utilizacao da eliptica.

Isto é, no meu caso, costumo correr regularmente.
Por vezes nao consigo fazer o treino mas tenho acesso a uma maquina destas.
No final sinto que nao é a mesma coisa.
Sera psicologico ou tem fundamento? [:D]

Hum ... duvido que substitua ... mas sempre é melhor que nao fazer o treino :) Em termos de calorias queimadas deve ser preciso bem mais tempo em cima da eliptica do que a correr . Nao ligo muito a isso sinceramente . Cientificamente nao te consigo precisar :)

se és mesmo soldador parece me que calorias gastas e muitas, por isso para perderes peso provavelmente só terás de cortar nas porcarias mais "porcas", nem deves ter de fazer grande esforço.

Corta nos refrigerantes e corta em tudo o que for processado: bolachas, batatas fritas, comida feita, etc. Quando fores ao supermercado compra só coisas cruas.

Pegando no que já foi dito acima e reformulando...

Sendo soldador gastas bastantes calorias. O problema neste balanço energético é o que está a entrar... ogo aprender a comer, a cozinhar e a identificar os alimentos problemáticos.

Concordo que se fizeres uma mudança radical o mais certo é desistires.

O meu conselho seria que tentasses abandonar tudo o que tivesse açúcar. Não só por ser calórico, mas pela forma como o nosso metabolismo lida com ele, os picos de insulina, a fome que provoca mais tarde, por ser aditivo, etc. Não é nada fácil, até por estar "escondido" em quase todos os alimentos.

Abandona hoje os refrigerantes. É um excelente ponto de partida por todos os motivos.

num mundo perfeito poderíamos comer e beber o que quiséssemos e não engordávamos ou não nos faria mal

a vontade de mudar já é muito bem

aconselho uma mudança gradual, e não de um dia para o outro

evitar os refrigerantes que só têm açúcar é bom ponto de partida

e uma coisa que pode ajudar muito é cultivar o gosto por cozinhar

começa a cozinhar

Voltar
Superior